Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB 1º Colóquio Brasileiro de Formação de Professores do Mercosul 10º Simpósio Sul Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática 4º FECIMES- Feira de Ciências e Matemática e Mais Saberes da Metade do Sul do Rio Grande do Sul Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral – DEB/Capes Pelotas/RS, 23 de setembro de 2014
Educação Básica de qualidade é fundamental para se pode construir um país justo, democrático e com igualdade de oportunidades. A valorização do magistério é uma dimensão essencial para a qualidade da educação e para o sucesso de qualquer política de formação de professores.
CARREIRASALÁRIO FORMAÇÃO CONDIÇÕES DE TRABALHO GESTÃO COM FOCO NO SUCESSO ESCOLAR REPRESENTAÇÕES SOCIAIS VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
“ Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.” (Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia, p. 76)
C ONEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA I NTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA BÁSICA E INSTITUIÇÃO FORMADORA A RTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E QUILÍBRIO ENTRE CONHECIMENTO, COMPETÊNCIAS, ATITUDES E ÉTICA E XCELÊNCIA E EQUIDADE NA FORMAÇÃO CAPES
Para a DEB, a política de formação docente deve partir de uma concepção de desenvolvimento profissional que considere: os problemas e os desafios da escola e do contexto onde ela está inserida; a necessidade de atualização permanente, incorporando inovações e os conhecimentos oriundos da evolução da ciência e da tecnologia; o respeito ao protagonismo do professor e a um espaço-tempo que lhe permita refletir criticamente e aperfeiçoar sua prática; o diálogo e a parceria com atores e instituições competentes, capazes de contribuir para alavancar novos patamares de qualidade à gestão da sala de aula e da escola.
ENSINO+PESQUISA+EXTENSÃO LIFELIFE CAPES - Formação de Professores: uma política de Estado
PIBID IES 284 (29 Pibid Diversidade) *Campi 855 Subprojetos Bolsistas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Investimento na formação inicial dos futuros professores e no aperfeiçoamento de seus formadores.
PARFOR Professores matriculados Professores cursando Professores formados IES96 Turmas2.145 *Municípios de origem dos professores2.344 Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR Formação em nível superior para professores que já estão atuando nas redes públicas.
Universidade Aberta do Brasil - UAB 84,1% dos cursos e 89,6% do alunado estão relacionados com o objetivo prioritário da UAB: formar profissionais em nível superior para a educação básica. UAB Alunos cursando Professores cursando Professores em exercício - inicial48,5% Professores em exercício - continuada 46,1% IES91 Cursos718 *Polos675 Oferta de curso superior na modalidade a distância.
CAPES/DEB: Formação inicial de professores da Educação Básica
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Estudos, pesquisas, formação inicial e continuada
LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES : Formação ancorada na interdisciplinaridade e com domínio de novas linguagens e tecnologias
NOVOS TALENTOS Extensão e formação continuada, unindo educação básica e instituições superiores públicas
Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência Inovação e novas metodologias
OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS E FEIRAS DE CIÊNCIAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS Investimento na iniciação científica, na inovação e na criatividade, em parceria com o CNPq
RESIDÊNCIA DOCENTE Colégio Pedro II Colégio de Aplicação da UFMG Projeto piloto de aperfeiçoamento profissional de professores recém formados
Professores TOTAL: InglêsAlemãoFrancêsFísicaMatemática Ciências e Educação Infantil EspanholGestores Reino Unido Estados Unidos AlemanhaFrança Suíça CERN FrançaPortugalEspanha Reino Unido COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 89% mais de 101 alunos Internacionalização da formação docente
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Internacionalização da formação docente As Pasantias constituem missões de estudo de intercâmbio regional de curto prazo, que serão realizadas com o objetivo de promover o compartilhamento de políticas, estudos e práticas vinculadas à formação e desenvolvimento profissional docente entre os países que compõem o PASEM. Podem participar das Pasantias os gestores que atuam nos sistemas de formação docente dos países. Pasantias - missões de estudo de intercâmbio regional de curto prazo. Buscam promover o compartilhamento de políticas, estudos e práticas vinculadas à formação e desenvolvimento profissional docente entre os países que compõem o PASEM.
CAPES/DAV/DED: Mestrados Profissionais em rede ProfMat com alunos cadastrados e 917 já formados; ProLetras (área de Português), com 848 alunos cadastrados; ProFis (na área de Física), com 315 alunos cadastrados; e ProfBio (na área de Biologia), ainda em fase piloto; Em 2014, foram lançados mestrados nas áreas de Artes, História e Administração Pública.
CAPES/2015 Continuidade, expansão e reestruturação dos programas existentes; Bolsa de iniciação júnior vinculada aos programas; Programa de Formação de Professores para a Educação Infantil; Programa de Apoio a Projetos escolares;...
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Izabel Lima Pessoa Coordenadora (61)