Elaboração de Artigo Científico

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O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

Elaboração de Artigo Científico Profa. Alexsandra C. Chaves

DO QUE SE TRATA A ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO BEM ESCRITO ? Ideia Ideia Paper

DO QUE SE TRATA A ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO MAL ESCRITO? Idéia 2 Idéia 1 Paper mal escrito

ARTIGO CIENTÍFICO Conceito de Artigo Científico: “é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. (GONÇALVES, 2004).

Definição de Artigo de Periódico: “... trabalhos técnico-científicos, escritos por um ou mais autores, com a finalidade de divulgar a síntese analítica de estudos e resultados de pesquisas. Formam a parte principal em periódicos especializados e devem seguir as normas editorias do periódico a que se destinam. Os artigos podem ser de dois tipos: a) originais, quando apresentam abordagens ou assuntos inéditos; b) de revisão, quando abordam, analisam ou resumem informações já publicadas”.

FINALIDADES DO ARTIGO CIENTÍFICO Comunicar os resultados de pesquisa, ideias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Refletir a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Servir de meio de comunicação e de intercâmbio de ideias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar e transmitir algumas observações originais. Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.

ESTRUTURA RECOMENDADA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Título e subtítulo (se houver) Nome do(s) autor(es) Crédito(s) do(s) autor(es) Agradecimento (opcional) Resumo (no idioma do país) Palavras-chave ou descritores

Conceituação, concepção e organização de um programa de pós‑graduação para docentes da Educação Profissional Agrícola. Sandra Barros Sanchez Prof.ª do Colégio Técnico da UFRRJ, Vice-coordenadora do PPGEA, PhD. em Ciência do Solo O presente trabalho tem por objetivo propor um programa inovador para a qualificação dos docentes da educação profissional agrícola. Em pesquisa anterior, ficou evidente a impossibilidade de liberação dos docentes para realização de formação nos moldes tradicionais. Partindo desse desafio, procurou-se organizar o trabalho em três momentos. O primeiro momento consistiu em resgatar, catalogar, organizar e interpretar textos relacionados com o ensino técnico agrícola, a formação de docentes, propostas metodológicas para a educação continuada, interdisciplinaridade e reforma da educação profissional. No segundo momento, realizou-se o levantamento e análise da problemática, para isso foram organizadas visitas, reuniões, entrevistas, aplicação de questionários e também contatos com outras instituições nacionais e internacionais. No último momento, procurou-se elaborar uma proposta de programa com a finalidade de atendimento às expectativas dos docentes da educação profissional. O programa foi idealizado para atender as modalidades lato e stricto sensu, com atuação em cinco campos: educação profissional agrícola, produção animal, produção vegetal, agroindústria e meio ambiente, com a formação estruturada para ser realizada em 18 meses ou 72 semanas. A proposta faz uso de metodologias como a formação por alternância, a

educação assistida e a pedagogia de projetos educação assistida e a pedagogia de projetos. Traz, ainda, como inovação, a criação de Centros de Formação, com a finalidade de aproximar a comunidade das Instituições de ensino agrícola, além de evitar a dispersão ou saída dos docentes para regiões muito diferentes daquelas de origem. A organização curricular está estruturada para trabalhar com núcleos temáticos, porém procurando sempre vincular o pedagógico ao tecnológico, considerando-se o sistema de formação agrícola. O desafio da proposta é o desenvolvimento de competência a partir de uma metodologia que se desvincule da concepção tradicional de “aprender a fazer, fazendo”. O conceito de aprendizagem no qual se apóia a proposta é “aprender a aprender”. Portanto, o propósito geral do programa é o desenvolvimento de profissionais docentes da Educação Profissional Agrícola que contribuam com a formação de recursos humanos nas diversas Instituições e produção de projetos de inserção e participação, apoiados na economia regional. Palavras-chave: ensino agrícola, formação por alternância, formação docente.

São elementos que compõe o texto do artigo. Cont. ELEMENTOS TEXTUAIS São elementos que compõe o texto do artigo. Introdução (tema, objetivo, relevância) Desenvolvimento (metodologia, resultados e discussão) Argumentação ou fundamento lógico Conclusão

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Cont. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Referências Apêndices (elaborados pelo autor) Anexos (documentos) Tradução do Resumo

CONSIDERAÇÕES FINAIS A escrita de um bom artigo depende de muito trabalho e não somente de uma boa ideia Porém uma ideia que não necessariamente é brilhante pode dar um bom artigo, com bastante trabalho. MUITO TRABALHO

Você é CAPAZ Só depende de você Essa é a hora Você pode mudar a sua história É só acreditar que VOCÊ é capaz Você é CAPAZ Só depende de você Essa é a hora Você pode mudar a sua história É só acreditar que VOCÊ é capaz

Profa. Alexsandra C. Chaves Obrigada Profa. Alexsandra C. Chaves E-mail: alexsandra.chaves@ifap.edu.br