BALANÇO SOCIAL O que é Balanço Social?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Congresso CONSAD TRANSIÇÃO DE GOVERNO – Experiência AMENSP
Advertisements

Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Fórum de Responsabilidade Socioambiental do Setor Elétrico
Contabilidade Pública e Governamental
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Direito Empresarial Prof. Valber Motta
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
QUEM SOMOS A Parceiros Voluntários é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, especializada em estimular, captar, qualificar.
Novo Plano Contas Resolução nº 28, de 26/01/2009 março 2009
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
B A L A N Ç O S O C I A L BALANÇO SOCIAL 07/05/2009
A profissão de contador
Ética e Responsabilidade Social
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Pacotes de Serviços Contábeis
CONTRIBUIÇÃO DOS GOVERNOS ESTADUAIS À PROPOSTA DA
HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL: COMENTÁRIOS 9º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais José Luiz Homem de Mello 19 de junho de 2007.
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
“IFRS (CPC) para pequenas e médias empresas”
Antenor de Amorim Nogueira
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Aula 08 Revisão para AV1.
Contabilidade intermediária i
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES
Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras
Gabriela Repke Novelli Letícia Gonçalves de Sousa Ana Carolina Correia
Ciclo de Planejamento PPA.
1 Módulo Contas Anuais Prestação de Dados Junho de 2009 Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Responsabilidade Social
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Demonstrações Contábeis
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Professor: EDUARDO DINIZ ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) em GESTÃO.
Teoria Geral da Contabilidade
Como solicitar a certificação
Eixo Gestão Pública Grupo Temático Permanente Gestão Administrativa e Técnica.
Gestão Recursos Humanos Balanço Social
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Disciplina: Contabilidade
(Artigo 17 da Instrução Normativa nº 36/ TCE) 2º BIMESTRE DE 2011 Elaborado por: Serviço Municipal de Planejamento Serviço Municipal de Planejamento.
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
TEORIA DA CONTABILIDADE
Contabilidade e Orçamento Públicos – aula 4
Contabilidade Básica Osni Moura Ribeiro 2ª Edição atualizada | 2009 |
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC) Maria da Conceição Rezende (MG)
Planejamento Urbano e Plano Diretor
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
Objetivo Apresentar o Sistema SPIUnet ao Governo do Estado de Minas Gerais.
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
Teoria da Contabilidade
Assessoria Jurídica e Empresarial
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 1.
Entidade Sem Fins Lucrativos
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
Principais irregularidades apuradas na fiscalização.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.
Rodrigo Mendes Pereira FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 PLANO DE AÇÃO -Parâmetros da Resolução CNAS 16.
BS – Balanço Social Disciplina Contabilidade e Responsabilidade Social
Transcrição da apresentação:

BALANÇO SOCIAL O que é Balanço Social? Compreende um instrumento de mapeamento das ações sociais na empresa Sua maior função é a satisfação à comunidade do que realmente deve ser feito Demonstrativo anual qualitativo e quantitativo, das ações sociais internas e externas realizadas.

BALANÇO SOCIAL Qual a finalidade? Apresentar o resultado das ações concretas realizadas pela empresa O BS é o resultado da Responsabilidade Social, ou seja, prática da RSE RS significa demonstrar ações sociais sem mascarar Passivo Social Torna-se instrumento de avaliação e planejamento da gestão da empresa.

O BS é um instrumento de transformação da sociedade? Quando praticado, inserido dos seguintes princípios: Ética Responsabilidade Transparência Participação

COMO TUDO COMEÇOU Início do século XX, em 1939 na Alemanha, a AEG, publicou um modelo de BS Desde a década de 60 a 70, na Europa e Estados Unidos, os trabalhadores cobravam evidências de RS Em 1971, a STEAG publicou um relatório social Em 1972 a SINGER na França formalizou o primeiro marco na história

LEGALIDADE O primeiro país a aprovar uma Lei tornando obrigatório sua publicação foi a França em 1977

A apresentação do BS difere de país, cada um busca demostrar o seu interesse Modelo norte-americano - “Social Audit” (cuida da imagem da empresa) Modelo francês - “Bilian Social” (área de recursos humanos) Modelo alemão - “Die Sozialbilanz” (sintetiza os dois modelos acima) Modelo português (área de recursos humanos

COMO TUDO COMEÇOU NO BRASIL Nos anos 60 - ADCE A primeira empresa brasileira a publicar o BS foi a NITROFÉRTIL em 1977 1993: até 1996 (Campanha contra a fome). 1997: o Ibase lança um modelo de BS 1998: nasce o Instituto Ethos 1999: a Fundação Fides lança o Fórum Permanente do BS

A DIFERENÇA ENTRE BS E BP O Balanço Patrimonial, como peça de demonstração contábil, representa a situação estática do Patrimônio da empresa, demonstrando a composição deste e os resultados financeiros auferidos em determinado período, denominado ano civil O Balanço Social busca demonstrar os benefícios ou externalidades positivas que uma empresa propicia à comunidade e seus clientes internos e externos.

LEGISLAÇÃO NO BRASIL A proposta da obrigatoriedade no Brasil se encontra em tramitação no Congresso Nacional ESFERA FEDERAL Projeto de Lei 3116 de 1997- arquivado Projeto de Lei 0032 de 1999 - em tramitação ESFERA ESTADUAL Lei 11440 de 18 de janeiro de 2000 - Rio Grande do Sul

LEGISLAÇÃO NO BRASIL ESFERA MUNICIPAL Lei 7672 de 18 de junho 1998 - Santo André cria o Selo de Empresa-Cidadã Lei 8118 de 05 de janeiro 1998 - cria BS para o Município de Porto Alegre Projeto de Resolução 04/09 - Paraíba - Institui o Selo Herbet de Souza Decreto Legislativo 118/99 Cria o título “Desemnpenho Comunitário e Empresarial”

PREMIAÇÕES JÁ EXISTENTES NO BRASIL “Selo Empresa Amiga da Criança” conferido pela Fundação Abrinq “Selo Empresa-Cidadã” conferido pela Câmara Municipal da Cidade de São Paulo “Selo Balanço Social Ibase/Betinho” conferido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas desde 1998 “Prêmio Eco” conferido pela comarca de São Paulo desde 1984, divulga as empresas que se destacam em ações sociais “Certificado de Responsabilidade Social” - “Premiação Troféu Responsabilidade Social” Rio Grande do Sul

O PAPEL DO CONTADOR NA ELABORAÇÃO DO BS Lei n°. 11440 de 2000, alterando o art. 3° da Lei 8118 do Município de Porto Alegre, para: “Art. 3 ° - O Balanço Social deverá ser apresentado por toda e qualquer empresa com sede em Porto Alegre até o dia 30 de abril do ano seguinte, assinado por Contador ou Técnico em Contabilidade, com registro no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul”

BALANÇO SOCIAL Será que só o conhecimento contábil, é suficiente para mensurar e analisar o BS? Com a legalidade do BS, surge mais duas áreas contábeis: Professor de BS Auditor com especialidade em BS

BALANÇO SOCIAL “Realizar o Balanço Social significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeira e democrática” HERBET DE SOUZA (o nosso Betinho) Apresentação e elaboração Prof.ª Carolina Garcia