O BOM ENSINO É UMA ARTE. SEJAMOS, POIS, ÓTIMOS ARTISTAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
Advertisements

MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Formação em ação Segundo Semestre..
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
Fale Bem em Público.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)
MARKETING PESSOAL GRAZIELEIONELEANDROSHAYENNE. INVISTA EM SUA SAÚDE Alimente-se muito bem Alimente-se muito bem Pratique exercícios físicos regularmente.
Portfólio de Matemática
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Como se manter motivado no trabalho
Esta apresentação está preparada
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Ajude – me!!.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Quando falamos em aprender...
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Agosto de 2008 TÉCNICAS PARA TRABALHAR EM EQUIPE J. Cordeiro.
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Decisões.
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
Ambiente de Estudo Preliminares
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
“COMO PLANEJAR UMA VISITA A UM MUSEU E QUE ATIVIDADES DESENVOLVER ATRAVÉS DE SUAS EXPOSIÇÕES
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
LIDERANÇA E COMPETÊNCIAs
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Erros e Acertos na Avaliação Escolar
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Porque você vem para a escola?
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
O aparelho de TV e DVD, são recursos muito utilizados pelos professores e alunos, é um recurso de visualização, e que ajuda muito em fixar conteúdos. Os.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
EU CHAMEI POR VOCÊ QUANTAS VEZES, VOCÊ NÃO QUIS OUVIR QUANTAS VEZES,
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
PLANEJAMENTO DE ENSINO
RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ Tecnologias Educacionais.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Você já pensou em si mesma hoje. Tem certeza
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
TV ESCOLA.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS Prof. Mauricio de Araujo Mendes.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Saúde & Alimentação Saudável:
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

O BOM ENSINO É UMA ARTE. SEJAMOS, POIS, ÓTIMOS ARTISTAS. Sugestões de conduta em e para sala de aula.

Quando você quiser que os alunos obedeçam a sua orientação, fique parado em pé. Se você estiver andando pela classe, distribuindo materiais ou sentado, parece que a orientação é menos importante do que todas as outras coisas que você está fazendo. Mostre que sua orientação é importante. CRIE UMA ROTINA.

Oriente de forma clara e objetiva o que deverá ser feito naquela aula, inclusive deixando clara a habilidade que pretende desenvolver ou dar continuidade.

Resgate a aula anterior e faça uma “ponte” entre os assunto/conteúdos, situe seu aluno, questione sobre o que lembra, peça que de exemplo ou mostre um trecho de sua aula. Incentive-o a participar.

Use técnicas aplicáveis, concretas, específicas e pratique-as sempre Use técnicas aplicáveis, concretas, específicas e pratique-as sempre. Invista naquilo em que você já é forte, no que domina, e busque melhorar o que ainda considera ponto fraco. É considerado BOM àquilo que realmente funciona. Valorize ações consideradas exitosas no 1º semestre.

Ensine com base nos objetivos curriculares: quanto mais você souber a respeito do conteúdo e do que pretende ensinar aos alunos, mais estará perto do sucesso. PREPARE-SE PARA AS AULAS. CRIE DESAFIOS.

Use dados das avaliações para observar o progresso dos alunos e o que precisa ser resgatado. A partir dos dados você pode entender seu aluno e o seu próprio jeito de ensinar. Pergunte a si mesmo: “Quem eu estou ensinando?” Defina aonde quer chegar, o que a turma realmente precisa e o que é possível fazer. REPENSE as metodologias. Seja honesto consigo mesmo.

Escolha o material a ser utilizado nas aulas com antecedência Escolha o material a ser utilizado nas aulas com antecedência. AGENDE seu horário de uso de computadores, data show, tv e dvd. PROCURE SEMPRE ILUSTRAR OS CONTEÚDOS.