CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS DE POLÍTICAS DO PBSM
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Educação Permanente em Saúde :
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
Avanços e desafios do Brasil na aplicação do Plano Internacional e da Estratégia Regional Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à.
POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO (Lei nº /1994)
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
RESIDENTES NAS INSTITUIÇÕES
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
ESTATUTO DO IDOSO Caio wagner couto.
Direito humano a alimentação adequada
ENVELHECIMENTO E CIDADANIA: AVANÇOS COM CONTINUIDADE Ana Amélia Camarano (IPEA) Outubro de 2010.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
Projeto de saúde e qualidade de vida
SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO FORUM MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
“Os Incríveis”.
Política Nacional de Saúde do Idoso
VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
O que é uma Instituição de Longa Permanência?
CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO PARA A POPULAÇÃO IDOSA: UM NOVO RISCO SOCIAL A SER ASSUMIDO? Ana Amélia Camarano IPEA Outubro, 2011.
Regularização Fundiária No Município de Nazário Em 2013 deu-se início aos procedimentos da realização de leis e de execução da regularização fundiária.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Política Educacional Brasileira
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
Avaliação dos serviços de atenção ao Idoso nos municípios do Estado do Paraná 2014 Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos do.
CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA NO PARANÁ. FONTE: IBGE - Censo Demográfico, acessado em 05/05/2008 NOTA: Elaboração IPARDES.
Ministério Público do Trabalho
“SEMANA DE GESTÃO ANHAGUERA” São Paulo, agosto 2009 RAQUEL ROLNIK FAU-USP SEMANA DE GESTÃO ANHANGUERA “ Gestão de cidades” PÓS GRADUAÇÃO – UNVERSIDADE.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Assistência ao Idoso.
Instituições de Longa Permanência para Idosos
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – BPC/LOAS
10ª Reunião Plenária da CNPD
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
A importância do Programa Vida Ativa
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
CRAS nas PECs.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Envelhecimento no Brasil
Halina Amorim Wesley Diógenes.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
Profª Titular Maria Lúcia Lebrão Profª Drª Yeda Duarte Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Psicologia e Instituições de Saúde 8º. Período Profa. Telma.
Transcrição da apresentação:

CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008

Crescimento da demanda MOTIVAÇÃO Pouca importância Envelhecimento Ativo ECONOMIA DE CUIDADOS Família responsável Asilos=preconceitos Crescimento da demanda

A família é a principal responsável pelo cuidado do idoso. Legislação brasileira A família é a principal responsável pelo cuidado do idoso. Expresso na Constituição Federal de 1988, reforçado na Política Nacional do Idoso de 1994 e no Estatuto do Idoso de 2003. No entanto: A família passa por transformações importantes na sua configuração. A família é uma instituição idealizada, quando na verdade, é, também, um espaço de conflito.

GRANDE DIFICULDADE OBTENÇÃO DOS DADOS: NÃO SE CONHECE Número de ILPIs Número de idosos residentes OBTENÇÃO DOS DADOS: NÃO SE CONHECE Serviços oferecidos Infraestrutura disponível Recursos humanos e financeiros

Para que se possa delinear uma política de qualidade para o atendimento das ILPIs e para que o setor público possa cumprir o seu papel de regulador/fiscalizador/executor das mesmas, é preciso conhecer a realidade vivida e praticada pelas instituições. Isto requer um levantamento das condições de funcionamento, dos serviços oferecidos e dos recursos humanos e financeiros nas instituições que têm a responsabilidade de cuidar dos idosos brasileiros.

O QUE É ILPI ? Instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade e dignidade e cidadania.

OBJETIVO GERAL Levantar informações que permitam calcular indicadores de condições de funcionamento e infraestrutura e dos recursos humanos e financeiros disponíveis nas instituições; Gerar indicadores que possibilitem ao Estado e à sociedade civil adequar as suas ações no sentido de contribuir para uma melhor qualidade de serviços oferecidos pelas instituições de longa permanência no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Montagem de um cadastro com o número e endereço de instituições de longa permanência que ofereçam residência para idosos. Construir uma tipologia das ILPIs a partir do tipo de serviços oferecidos. Conhecer a estrutura de funcionamento das ILPIs, a infraestrutura disponível, os recursos humanos serviços oferecidos, suas fontes de financiamento, planilha de custos etc. Traçar um perfil dos residentes nas instituições.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO Levantamento dos cadastros das instituições de longa permanência junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, aos Conselhos Estaduais e Municipais do Idoso, às Secretarias municipais e estaduais de Saúde, Assistência Social ou congêneres, às Promotorias de Justiça, aos Ministérios Públicos, às agências da Vigilância Sanitária, às prefeituras, listas telefônicas, classificados de jornais etc; Pesquisa realizada por correio, telefone, fax ou email com base em questionários auto-aplicáveis com os responsáveis pelas instituições cadastradas para obter informações desejadas.

PESQUISA

Reflexos da baixa oferta e outros fatores associados: Em 2003, existiam, no Brasil, aproximadamente 2,2 milhões de idosos com dificuldades para a realização das atividades da vida diária e, aproximadamente, 100 mil residiam em instituições, sendo que nem todos os residentes tinham a sua autonomia comprometida. Isto significa que as famílias cuidavam ou descuidavam de 2,1 milhões de idosos. Karsch (2003): mesmo nas famílias com renda inferior a dois salários mínimos, a opção de internar o idoso ocorre apenas “no limite da capacidade familiar em oferecer os cuidados necessários”.