Copa de 2014 Seminário Embarque no Turismo Brasília, 09 de junho de 2010.

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Transcrição da apresentação:

Copa de 2014 Seminário Embarque no Turismo Brasília, 09 de junho de 2010

A força do mercado doméstico O crescimento da indústria turística no Brasil é impulsionado fundamentalmente pelo mercado interno (85%). O mercado externo é responsável por 15% Impacto do setor turístico na economia brasileira: É o quarto item na pauta de serviços É o quinto item na pauta de exportação Representa 2,6% do PIB nacional Entrada de US$ 5,3 bilhões em divisas, em 2009 – crescimento de 165% em relação a 2002 (Fonte: BC) Emprega cerca de 6,81 milhões de pessoas em atividades formais e informais (RAIS / MTE / MTur 2008)

O orçamento do MTur Saímos de menos de R$ 400 milhões, em 2003, para mais de R$ 4 bilhões em 2010 – aumento de quase 10 vezes 377,7 531, , , , , , , Dotação Autorizada – Programação e Emendas (R$ milhões)

Investimentos do MTur – Os investimentos em infraestrutura turística ilustram a prioridade da pasta. Demos um salto de R$ 52,8 milhões, em 2003, para R$ 1,7 bilhão, em 2009 – ou 33 vezes nos recursos. Em 2010, há uma dotação autorizada no OGU de R$ 2,72 bilhões para infraestrutura turística (inclusive Prodetur) Em infraestrutura turística inclusive Prodetur , , , , , ,0 Total 6.029, ,8

Investimentos do MTur – Em Qualificação Profissional , , , , ,5 Total 248, ,7 Em milhões Em promoção para o mercado nacional Em milhões

Copa do mundo 2014 e o desenvolvimento do turismo

Copa do Mundo – Quatro eixos -Infraestrutura turística -Promoção - Qualificação - Hotelaria

Copa do Mundo – Quatro eixos - INFRAESTRUTURA TURÍSTICA: com recursos do orçamento e do Prodetur estamos investindo na melhoria dos equipamentos turísticos brasileiros. Com obras do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal está investindo na infraestrutura do país - QUALIFICAÇÃO: estamos qualificando mão-de-obra turística para melhorar a oferta de serviços na Copa e nas Olimpíadas. Nossa meta é treinar 306 mil profissionais até 2014, ao custo de R$ 440 milhões

Copa do Mundo – Quatro eixos HOTELARIA: Para permitir a construção de novos hotéis e ampliação e a reforma dos já existentes, o Ministério do Turismo em parceria com os bancos públicos acaba de lançar linhas de crédito que totalizam R$ 1,8 bilhão: - BNDES: ProCopa Turismo: R$ 1bilhão - Fundos Constitucionais:R$ 800 milhões PROMOÇÃO: Para reforçar a promoção do Brasil no exterior, em 2010, o orçamento da Embratur para marketing será de R$ 140 milhões. Um acréscimo de quase 50% sobre os valores de 2005 (R$ 91,4 milhões)

Copa do Mundo – Portos e Aeroportos Investimentos em aeroportos – total: R$ 6,4 bilhões (cidades- sede e outras) Investimentos em portos (apoio à hotelaria em Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Santos, Rio de Janeiro e Manaus) – total: R$ 740,4 milhões

Copa do Mundo: oportunidade única para o Brasil

Copa do Mundo – Oportunidade Única Após 64 anos, a Copa do Mundo volta a ser realizada no Brasil. Grande oportunidade para: >Promover o país no mundo por meio de grande visibilidade internacional >Impulsionar um salto de qualidade nos serviços >Modernizar a infraestrutura do país >Aumentar o fluxo de turistas, tanto para o país quanto para as cidades-sede, promovendo a divulgação de atrações turísticas regionais

Copa do Mundo – Benefícios Esperados - Fluxo de turistas estrangeiros para a Copa 2014: 600 mil - Mudança da imagem brasileira: competência, organização, desenvolvimento e fortalecimento de imagem de país alegre e receptivo - Visibilidade no exterior Na Alemanha, em 2006: >30 bilhões de espectadores e 71 mil horas no ar, por 500 redes de TV >19 mil profissionais de mídia de 240 países >4,2 bilhões de acessos ao site da Fifa

Impactos Econômicos - A Copa 2014 deverá agregar cerca de R$ 183 bilhões ao PIB do Brasil até 2019, ou aproximadamente +0,4% a.a.; - Serão aplicados R$ 33 bilhões em infraestrutura (estádios, mobilidade urbana, telecomunicações, energia, segurança, saúde e hotelaria); mil empregos, entre temporários e permanentes;

Benefícios Intangíveis Visibilidade internacional Mudança na imagem brasileira no exterior Maior exposição de produtos e serviços Turismo Maior aproveitamento do potencial turístico do país Divulgação de atrações regionais Salto de qualidade dos serviços

Benefícios Intangíveis Infraestrutura - Melhoria da qualidade de serviços/qualidade de vida - Plataforma para ganhos de produtividade - Novos polos/vetores de desenvolvimento Aperfeiçoamento institucional - Aprimoramento dos controles da gestão pública - Ampliação da integração entre as regiões do país - Fortalecimento do orgulho da nação (“ser brasileiro”)

MUITO OBRIGADO!