Introdução ao Programa Transyt Prof. Werner Kraus Junior DAS CTC UFSC
Modelo de Funcionamento
Modelo da Malha Viária
Modelo da Malha Viária (cont.)
Parâmetros do tráfego Fluxos: dados em pcu/h Total flow: deve ser especificado pelo usuário Uniform flow source: opcional, representa tráfego de fontes não controladas. Usar somente quando houver outras fontes a montante Entry flows: alimentação de até 4 arcos a montante Exit flows: dirigem-se a arcos a jusante
Parâmetros do tráfego (cont.) Velocidade e tempo de percurso Cruise time e cruise speed: tempo e velocidade de percurso livre desde a faixa de retenção de um arco a montante até a faixa de retenção do arco em questão Fluxo de saturação: definição usual Arcos de gargalo (bottlenecks): 100% de verde, fluxo de saída limitado pelo fluxo saturação
Definições de Semáforos
Definições p/ Semáforos Sinais efetivos:
Definições p/ Semáforos (cont.) Latências nas trocas de sinais:
Modelo de Tráfego Histograma de fluxo de tráfego
Perfis Cíclicos de Fluxo (CFP)
Dispersão
Filas verticais
Atraso em arcos
Otimização Índice de desempenho:
Otimização (cont.) Processo iterativo (hill-climbing) Busca de defasagens e splits → ciclo não é otimizado Incrementos de valores de defasagens: Definidos como percentuais do ciclo Busca sequencial ao longo da “lista de nós” Ajuste por cruzamento (ótimo local) Exemplo: 15 40 15 40 15 1 1 “1” não são percentuais do ciclo, e sim 1 s
Otimização (cont.) Busca de splits ótimos: Ao longo do processo de busca de defasagens ótimas Segue lógica de “lista de nós” Exemplo: 15 40 -1 15 40 15 1 -1 1
Entrada de dados Interface gráfica “TranED” Ver no laboratório
Fim da parte teórica