TEMAS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO 1 Albertina Sousa 8661-6089 2771-4727.

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Transcrição da apresentação:

TEMAS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO 1 Albertina Sousa

PROGRAMA Unidade 1Unidade 2Unidade 3 CriatividadeGestão participativa e sua influência no trabalho Participação dos trabalhadores na empresa e sistema de sugestões ConceitosGestão participativa x clássica Participação do empregado Características positivas e negativas pessoais Trabalho (motivação)Sistema de sugestões Variáveis intrínsecas e do ambiente Participação nas decisões Tipos de sugestões Processo criativoResponsabilidade pela qualidade Efeitos positivos Técnicas para estimular e inibir a criatividade ambiente de trabalho Exercício da supervisãoAvaliação, premiação Perfil das organizações criativas Apoio as ideiasExemplo de empresas criativas 2

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO 3 Desenvolvimento tecnológico Profundas Transformações na economia mundial

4

P ROCESSO DE MUDANÇA Substituição de valores 5

VALORES 6

O NOVO VALOR DE UMA ORGANIZAÇÃO 7

N OVO PARADIGMA ORGANIZACIONAL 8 Conhecimento Criatividade Percepções Intuições Palpites RIQUEZARIQUEZA

A MANIFESTAÇÃO DA CRIATIVIDADE NO TEMPO Teorias da criatividade: antiguidade e atualidade 9 Antiguidade Origem divina Criatividade como loucura Fim do século XIX Metodologia científica

O QUE É CRIATIVIDADE ? Criar: dar existência a... Resultado da fantasia e realização tanto individual como em grupo. 10

P ROCESSO CRIATIVO GRAHAM WALLAS EstágiosAtividades PreparaçãoO problema é investigado em todas as direções. IncubaçãoO problema é pensado de uma maneira “não consciente” IluminaçãoSurgimento da “ideia feliz” VerificaçãoÉ feito o teste da validade da ideia, ideia reduzida à forma exata.

A CRIATIVIDADE NA ÓTICA ORGANIZACIONAL 12 Criatividade Processo de criação Pessoa criativa Produto Ambiente de trabalho

Q UANDO UMA IDEIA É CRIATIVA ? Quando é ao mesmo tempo uma novidade e uma resposta apropriada para qualquer tarefa. Utilidade Influenciar a maneira de realizar negócios Resultar na emergência de um novo produto aceito como útil e satisfatório ou que tenha valor para um número significativo de pessoas por algum tempo. 13

A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO Processo que põe em uso uma ideia nova para a solução de um problema; é a geração, aceitação e implementação de novas ideias, processos, produtos/serviços. (kanter, 1990) Nem sempre a inovação é criativa! 14 Criatividade: processo cognitivo individual Inovação: processo social mais abrangente, introdução de novas ideias e aplicação.

CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO 15 Novo olhar Valorização do conhecimento Capital intelectual Ativos intangíveis pessoas tecnologiinfraestrutura

DIMENSÃO - PESSOAS Todas as pessoas possuem potencial criativo Manifestação da criatividade em todas as idades, etnias, campos de empreendimento humano Intelectuais – originalidade, flexibilidade, fluência, elaboração, memória, cognição e avaliação Motivacionai s – extrínseca (salários, benefícios, premiação) e intrínseca (paixão, interesse, satisfação) Personalidade criativ a: autônomas, auto-suficientes, mais dominantes, abertas, aventureiras, ousadas Individual Características da pessoa criativa 16

O UTRAS CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES Fluência conceitual Motivado pelo interesse no problema Insistência Não autoritária Aceitar seus próprios impulsos Independência Orientação para uma vida rica – “bizarra de fantasia” 17

DIMENSÃO-COLETIVOS Coesão – união e harmonia Longevidade – mantém a coesão Composição e estrutura do grupo Liderança Trabalho em equipe Humor Diferenciação Cultura Tecnologia da informação 18

A DMINISTRANDO O DESAFIO ESTRATÉGICO DA MUDANÇA 19 liderança Antecipação Reação Níveis de mudança EventosTática Criação de novas tecnologias Lançamento de novos mercados Elevação de padrões da indústria Redefinição de expectativas do consumidor Aceleração dos ciclos dos produtos Forçar outras empresas a seguir Globalização dos mercados Criação de novos segmentos de consumidores Emergência de tecnologias conflitantes Dispor recursos sem demora Desenvolver canais adequados de marketing Criar opções técnicas Mudança nos produtos dos competidores Novas políticas governamentais Demandas inesperadas dos consumidores Oferecer produtos melhores Criar serviços Reacondicionarr produtos existentes

ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM Organizações nas quais as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde se estimulam padrões de pensamentos novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas. (Senge, 1990) 20

PONTO DE PARTIDA PARA UMA ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE Ideias diretivas – visão, valores, propósitos, objetivos imediatos do sensemarking (construção do sentido organizacional) Teoria, métodos e ferramentas Inovações na infraestrutura – tempo, informação, suporte gerencial. 21

C INCO DISCIPLINAS VITAIS – (S ENGE, 1990) Pensamento sistêmico Domínio pessoal Modelos mentais Construção de uma visão compartilhada Aprendizagem em equipe 22

INOVAÇÃO X COMPETITIVIDADE 23 Crescimento Aumentar Combinar Multiplicar Gerar inovação Identificação de oportunidades

O NDAS DA COMPETITIVIDADE Custo Flexibilidade Rapidez Qualidade Inovação

P ESSOAS – CAPACIDADE CRIATIVA 25 Imaginar o que não existe Criar o que ninguém tem Encontrar e explorar nichos de oportunidades novos padrões Ousadia de propor novos paradigmas Estabelecer novos padrões Detectar e e criar tendências

P R O C E S S O INOVAÇÃOINOVAÇÃO 26 Renovação Recriação Redestruição

INOVAÇÃO Desenvolver o pensamento de ruptura que permita visualizar 27 Rotineiro Corrente TradicionalAtual

I NOVA - SE QUANDO : Otimiza um processo Cria-se um forma de reduzir custos e desperdícios Contratação de talentos Aprender a explorar as oportunidades 28

P RÓXIMA ERA DA COMPETITIVIDADE Inovação x criatividade 29 Empreendedora De resultados Incremental Pouco perceptível Busca deliberada e organizada Análise conjuntural

OPORTUNIDADES PARA A EXPLORAÇÃO DA CAPACIDADE INOVADORA DE FORMA EMPREENDEDORA Desenvolvimento de um novo produto/serviço Desenvolvimento de um novo produto/serviço que melhora a qualidade, aumenta a vida útil ou reduz o preço de um produto/serviço já existente Qualquer mudança no produto/serviço Qualquer mudança na aplicação do produto/serviço que modifique sua utilidade Qualquer mudança no mercado no qual o produto foi originalmente concebido Qualquer mudança na forma como o produto/serviço é desenvolvido e entregue para consumo Homologação de novos fornecedores/desenvolvimento de novas parcerias Desenvolvimento de um modelo de negócio diferente do modelo original, criação de novas empresas 30

N ATUREZA DA OPORTUNIDADE / MATRIZ DE OPORTUNIDADES (1993) 31 IncrementalEvolucionáriasDescontínua Fontes de Inovação Interna Rede Externa Natureza da oportunidade

M ATRIZ DE OPORTUNIDADES 32 Interna: funcionários/departame ntos Externa: clientes/fornecedores/ Parceiras/terceiros/presta doras de serviços/governo Redes: interna + externa Incremental: agregar valor ao produto Evolucionário: provoca grandes mudanças (conjunto de inovações incrementais) Descontínuas/radical: criação de um produto totalmente novo FontesOportunidades