Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
Radioatividade.
Ciência e Tecnologia João Carlos Paiva
Noções sobre medicamentos
INTRODUÇÃO À HIGIENE DO TRABALHO
A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS
M I C R O G A N S.
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
Hemofilia Provavelmente a Hemofilia é uma das doenças sobre a qual existem mais investigações devido a que sua aparição, segundo algumas fontes históricas,
Farmacologia –Aspectos gerais
Bioquímica.
Engenharia Genética.
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
DOENÇA DE PAGET É UM CÂNCER DE MAMA Em novembro/2006, uma mulher jóvem desenvolveu uma “erupção” nas mamas, semelhante à que as mulheres desenvolvem quando.
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
Importância da Química na Medicina
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO III. SAÚDE E MEDICINA
Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM
O Que é a Física.
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Nome: Isabelle Sobral 1 Ano do Ensino Médio.
Química Pablo Felipe Profª. Carol
Yasmin Morais N°:33 Prof°: Ana Carolina 1°AM
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Química na Medicina.
Professora: Ana Carolina Química 1ºAM
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Química na Medicina O que a química influência na medicina ?
Como a química interfere na medicina
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
Raffaela Plazezwski n°24
Fernanda Catarine de Carvalho nº05 1ºEM
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
RADIOTERAPIA Como funciona?.
ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS
PENICILINA.
Farmácia Hospitalar – Quimioterapia
nome:Nicole Moledo Serie:1 EM N°: 21
Radioterapia.
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
Colégio Da Polícia Militar
Curso de Física Física Médica Licenciatura em Física.
Importância da Química na Medicina
Câncer.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Acadêmica: Adriane F. Bido 3º Semestre PET Biologia.
70 Anos dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki
Victor Augusto da Silva n°29 1°EM
Fundamentos em Farmacologia
INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
Trabalho apresentado a profª. Carol, na disciplina de química
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
Química medicina. Colégio da policia militar Profª Ana Carolina Jenifer Rodrigues N°11 1°EM.
Química na Medicina Trabalho a ser apresentado a professora Carol da disciplina de Química. Victória Walz n°32 1°EM.
BIOTECNOLOGIA.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes.
História Natural da Doença Medidas de Prevenção
PATOLOGIA CLINICA HUMANA
Transcrição da apresentação:

Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM.

O que é química? Química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações. Estuda também a energia que está envolvida nessas transformações.   A química está muito ligada ao nosso dia a dia. Nos alimentos, medicamentos, construções, nas plantas, no vestuário, nos combustíveis. Tudo o que existe no universo é formado por química. No nosso organismo também há diversas transformações químicas.

O que é medicina? A Medicina é a ciência que trata da prevenção, tratamento e atenuação das patologias e distúrbios que afetam o organismo Humano. Hoje, o médico tem acesso a mais alta tecnologia na área de equipamentos médicos para auxiliá-lo no exercício de sua profissão, mas nas regiões interioranas esse tipo de recurso ainda é muito escasso. Para ser um bom profissional, o médico precisa ser bastante interado das disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Bioquímica e Patologia, além de Estatística e Psicologia.

A junção da química e medicina Já sabemos que a química é uma ciência experimental , que esta presente em praticamente tudo , e uma das áreas que ela atua e tem grande importância é na medicina ! Encontramos a química em diversos desenvolvimentos das técnicas medicinais , nas diversas substâncias do organismo e em vários processos .  

A junção da química na medicina O que prova sua importância na medicina é o fato de ter aplicação de química , na descoberta de remédios , tratamentos e até nos aprimoramento de conhecimento do nosso corpo . O estudo da química é necessário até mesmo para entender diversas atividades necessárias ao nosso metabolismo . E assim contribuir para o profundo desenvolvimento de cada atuante na medicina .

A junção da química na medicina Observando de forma mais detalhada , as nossas atividades biológicas , que são fundamentais para o nosso corpo funcionar , e a estrutura química dos indivíduos , conseguimos perceber que a relação entre a química e a medicina , é de importância vital para o diagnostico do paciente .  O desenvolvimento da medicina se baseia no auxilio de estudos mais aprofundados de outras áreas , entre uma das mais importantes , a química , apresentando e revelando com maior eficiência as necessidades de cada paciente .

A junção da química na medicina A partir de 1954 começaram a ser abertas discussões sobre o assunto , que é estudado até hoje , trazendo novas tecnologias e inovações na área da saúde para estudar como matar certos vírus e criar substancias que matem doenças . Hoje em dia se não fosse a química não teríamos os exames de grande sofisticação  , e não teríamos o diagnostico de doenças como temos , e a indústria farmacêutica não fabricaria remédios , pois sem química não a diagnostico , não a remédios , não há cura .

A junção a química na medicina Basicamente , a química na medicina é tudo , sem a química seria praticamente impossível , entender o funcionamento do nosso corpo , para depois diagnosticar o que esta acontecendo , para estudar como matar certo vírus e criar as substâncias que curem as doenças !

Quimioterapia A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.

Quimioterapia O primeiro quimioterápico antineoplásico foi desenvolvido a partir do gás mostarda, usado nas duas Guerras Mundiais como arma química. Após a exposição de soldados a este agente, observou-se que eles desenvolveram hipoplasia medular e linfóide, o que levou ao seu uso no tratamento dos linfomas malignos. A partir da publicação, em 1946, dos estudos clínicos feitos com o gás mostarda e das observações sobre os efeitos do ácido fólico em crianças com leucemias, verificou-se avanço crescente da quimioterapia antineoplásica.

Quimioterapia Atualmente, quimioterápicos mais ativos e menos tóxicos encontram-se disponíveis para uso na prática clínica. Os avanços verificados nas últimas décadas, na área da quimioterapia antineoplásica, têm facilitado consideravelmente a aplicação de outros tipos de tratamento de câncer e permitido maior número de curas

Medicamentos OS MEDICAMENTOS OU FARMÁCOS SÃO SUBSTÂNCIAS USADAS PARA O TRATAMENTO DAS DOENÇAS; PODEM ALIVIAR OS SINTOMAS (EFEITOS), ABRANDAR A DOR, PREVENIR OU CURAR AS DOENÇAS, E ATÉ PARA SALVAR VIDAS. OS MEDICAMENTOS TAMBÉM TEM UTILIZAÇÃO PARA TRATAR UM GRANDE NÚMERO DE PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS, COMO A DEPRESSÃO.

Medicamentos HÁ MILHARES DE ESPÉCIES DIFERENTES DE FÁRMACOS; CADA UM TEM UMA FUNÇÃO DIFERENTE E ACTUA, GRANDE PARTE DAS VEZES, NUMA ÚNICA REGIÃO DO CORPO, COMO O ESTÔMAGO. OS MEDICAMENTOS TÊM VÁRIAS ORIGENS; PODEM SER NATURAIS OU SINTÉTICOS (ARTIFICIAIS). AS PLANTAS E ERVAS MEDICINAIS FORNECEM MEDICAMENTOS NATURAIS QUE SÃO JÁ USADOS HÁ MILHARES DE ANOS.

Medicamentos OS CIENTISTAS PROCURAM CONSTANTEMENTE NOVOS FÁRMACOS E MUITAS VEZES PRODUZEM-NOS A PARTIR DE PRODUTOS QUÍMICOS. EM MUITOS CASOS A DESCOBERTA DE UM MEDICAMENTO ABRANDA O SOFRIMENTO E SALVA MUITAS VIDAS. OS ANTIBIÓTICOS COMO A PENICILINA, POR EXEMPLO, CURAM INFECÇÕES QUE TERIAM SIDO FATAIS HÁ 50 ANOS.  

Medicamentos MUITOS MEDICAMENTOS SÃO TOMADOS POR VIA ORAL (PELA BOCA). O MEDICAMENTO PASSA PELO APARELHO DIGESTIVO E ENTRA NA CORRENTE SANGUÍNEA, QUE O TRANSPORTA ATÉ À REGIÃO DO CORPO A TRATAR

Origem dos medicamentos A ORIGEM DOS MEDICAMENTOS VEM DO PASSADO ONDE OS MEDICAMENTOS TIVERAM ORIGEM NAS ERVAS E PLANTAS. ACTUALMENTE, GRANDE PARTE DOS MEDICAMENTOS É FEITA DE PRODUTOS QUÍMICOS, SENDO OUTROS ELABORADOS PELA ENGENHARIA GENÉTICA, UM MÉTODO ATRAVÉS DO QUAL AS CÉLULAS DAS BACTÉRIAS OU BOLORES SÃO ALTERADAS PARA PRODUZIR MEDICAMENTOS.

Radioterapia A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

Radioterapia As radiações ionizantes são eletromagnéticas ou corpusculares e carregam energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e criam efeitos químicos como a hidrólise da água e a ruptura das cadeias de ADN. A morte celular pode ocorrer então por variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução.

Radioterapia A resposta dos tecidos às radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada. Para que o efeito biológico atinja maior número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias iguais, quando se usa a terapia externa.