Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Advertisements

Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
Jornal Mural Literário Módulo I Características
Agências de Notícias Imprensa Jovem
RESPONSABILIDADE SOCIAL
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Aula 01 Profissão!.
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Teorias do Jornalismo I
Assessoria de Imprensa História
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Artigo:. O jornalismo contemporâneo necessita de boas fontes e umas das melhores, hoje, são as Assessoria de Imprensa. Não existe jornalismo sem fonte.
Princípios do SCO.
Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
Newsmaking e a construção da notícia
O que é Assessoria de Imprensa
Estratégia Organizacional
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Estratégias de Comunicação
A LINGUAGEM JORNALÍSTICA DOS VEÍCULOS DIÁRIO CATARINENSE E HORA DE SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-LEITOR. Área de conhecimento.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Entre a ignorância e a sapiência
Projeto Editorial.
Comercialização e Formatos
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
1 Aula – 9 Planejamento  OBJETIVO DA AULA: Entender a importância do Cronograma na Pesquisa Científica Conhecer o processo de Universo.
Projeto ‘Educação Em Pauta – nas redações’ Agosto 2014.
Empreendedorismo ________________________________________
Algumas teorias do jornalismo
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Formulários.
Por que o jornal na escola?
Sistema de Informações Gerenciais
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Dicas para entrevistas
Professor Jardson Brito
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Disciplina Mapa da Notícia – CAp/UFRGS – EM – Departamento de Comunicação – 2011/2.
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Transcrição da apresentação:

Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem variar de acordo com a organização do trabalho específico de cada redação e também com o meio de comunicação. Critérios de noticiabilidade e valores/notícia Rotinas: coleta, seleção e apresentação

Noticiabilidade  Corresponde ao conjunto de critérios, operações e instrumentos com os quais os órgãos de informação enfrentam a tarefa de escolher, diariamente, entre uma infidade de fatos, uma quantidade limitada de notícias;  Os critérios envolvem a linha editorial do veículo, o interesse do público e o conhecimento que os jornalistas têm desse público;  Esse critérios estão relacionados com a rotinização da produção: é preciso introduzir práticas produtivas tendo como base matérias-primas (fatos) que são, por natureza, imprevisíveis.  A noticiabilidade está intimamente relacionada com cultura profissional do jornalista e a disponibilidade da estrutura de trabalho do órgão informativo.

Valores/notícia  É um componente da noticiabilidade;  Dependem do veículo e do público em questão;  Definidos os fatos que serão notícia, o valores/notícia são as regras práticas que orientam os procedimentos operacionais da redação: que notícia deve se realçada; o que pode ser omitido; o que é prioritário na apresentação das notícias para o público;  Devem ser rapidamente aplicáveis e simples para não confudirem o raciocíno do jornalista;  Ser flexíveis, pois acontecimentos factuais podem surgir e o produto final precisar ser alterado.

Rotinas produtivas: coleta  Momento de buscar as informações sobre os fatos que estão acontecendo;  Fontes: assessoria de imprensa (releases), agências de notícias, ronda e também em outros meios informativos;  Lembrar que cada meio (e veículo) de comunicação tem uma estrutura de trabalho específico das redações;  Depende também da linha editorial dos veículos

Rotinas produtivas: seleção  Fase em que se escolhe de todo o material coletado o que vai ser notícia para a próxima edição;  Neste momento são usados os critérios de noticiabilidade, a credibilidade das fontes, os valores/notícias; e os editores precisam ainda escolher qual das notícias selecionadas será a manchete da edição;  Começa, efetivamente, a produção dos textos.

Rotinas produtivas: apresentação  Fase de preparação das notícias dentro do formato e espaço/duração dos veículos;  É fundamental pensar no público: usar linguagem clara e objetiva, que facilite a compreensão da notícia; dispor adequadamente a matéria no veículo;  Envolve o trabalho dos repórteres, porém, com mais efetividade, a função dos editores.  Polêmica: segmentação dos acontecimentos (Leão Serva e Edgar Morin).

Observações gerais  Em todas as fases das rotinas de produção devem ser consideradas o perfil editorial e o público-alvo definido pelo veículo;  Os critérios de noticiabilidade, os valores/notícias e as fases de coleta, seleção e apresentação estão totalmente inter- relacionadas dentro processo de produção jornalística;  A adequação de todos esse processos e critérios garante a qualidade do produto final.

O fator tempo  Dead Line: aspecto que influencia em todos os processos; Tamanho da matéria; número de fontes consultadas; recorte do fato;