Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Plano de Liderança de Clube
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2009 BRASÍLIA, SETEMBRO DE 2010.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Auditoria de Segurança da Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Conselho Municipal de Maputo
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
SNV Moçambique.
Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 6ª aula Caracterização das Fases de um Projecto: - Contractualização.
PÁTRIA AMADA EXPERIÊNCIAS E LIÇÕES APRENDIDAS EM NIASSA, CABO DELGADO E NAMPULA NA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Sustentabilidade financeira 1 WASHCost Sustentabilidade Custos de operação e manutenção e desafios para a sustentabilidade financeira.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
Clique para editar o estilo do título mestre DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 Introdução à engenharia de produção II.
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
GESTÃO DELEGADA DOS SISTEMAS URBANOS INVESTIMENTOS E DESAFIOS
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
José Alberto Ribeiro Carvalho
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
Gerenciamento de Projetos
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
1 Grupo Temático de Água e Saneamento Nampula, 30 de Maio de 2008.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro.
1 PROPOSTA DE TEMAS PARA O GAS de Novembro, 2011.
Humanização dos Cuidados de Saúde Iniciativa Maternidade Modelo
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES Conteúdo Objectivos do Compacto Fases dos projectos Três cidades - Água Três cidades - Saneamento Cinco cidades – Água e Saneamento Entidades de Implementação

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES Objectivos do Compacto O objectivo geral do Compacto é contribuir e facilitar na redução da pobreza através do crecimento económico em quatro Províncias do Norte de Moçambique, designadamente Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia com investimentos em infra-estruturas, reformas políticas, reforço e capacitação institucional.

ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO GOVERNO DE MOÇAMBIQUE Ministério das Obras Publicas e Habitação (MOPH) Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD) Direcção Nacional de Águas (DNA/AIAS) MCA - Moçambique Departamento de Água Urbana (DAU) Departamento de Saneamento (DES) MCA – Moçambique Equipe do Projecto de Água e Saneamento Entidade de Implementação

Estrutura do Projecto de Água e Saneamento MOPH MPD MCA – Moçambique FIPAG DNA Gestor de Água e Saneamento GOH DAR DAU/AIAS FIPAG Assistente Projecto da Barragem de Nacala Assistente Projecto de Água Rural Assistente Projecto de Abastecimento Água Assistente Projecto Saneamento Equipas Dedicadas do Projecto MCA – Equipa Projecto de Água e Saneamento Agências de Implementação

PROJECTOS DA COMPONENTE DE ÁGUA E SANEAMENTO PROJECTOS NAS 3 CIDADES ÁGUA SANEAMENTO E DRENAGEM PROJECTO NAS 5 CIDADES BARRAGEM DE NACALA ÁGUA RURAL Pemba, Nampula e Quelimane Nacala, Monapo, Mocuba, Gurúè e Montepuez Nacala, Mocuba e Gurúè Nampula e Cabo Delgado

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES Objectivos específicos dos projectos 3 Cidades: Melhoramento e expansão dos Sistemas de Abastecimento de Água de Pemba, Nampula e Quelimane Melhoramento e expansão dos Sistemas de Saneamento de Pemba, Nampula e Quelimane 5 Cidades: Melhoramento expansão dos Sistemas de Abastecimento de Água, Saneamento e Drenagem de Nacala, Mocuba e Gurúè e Melhoramento e expansão dos Sistemas de Abastecimento de Água em Monapo e Montepuez.

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES O Projecto compreende três fases principais: Fase I - Estudo de Viabilidade: 6 – 8 meses Fase II - Projecto Detalhado: 5 – 6 meses Fase III - Construção e Fiscalização das Obras: 36 meses incluindo 12 meses do período de garantia contra defeitos MCA Compacto: Setembro 2008 – Setembro 2013

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES Valor do Contrato (Milhões de USD) Consultor Fase I Fase II Fase III 3 Cidades - Água 3,57 Burnside 17 /08/9 a 19/04/10 7/06/10 a 17/12/10 17/12/10 a 17/09/13 3 Cidades - Saneamento 5,88 Louis Berger 7 /08/09 a 19/04/10 17/06/10 a 17/12/10 5 Cidades- Água & Saneamento 5.77 17 /08/09 a 19/04/10 17/11/10 a 17/09/1.

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES Actividades especificas - 3 Cidades Água: Avaliação dos impactos ambientais, sociais, de género e de saúde pública e definição de medidas de mitigação Preparação de uma base de desenvolvimento sustentável de longo prazo para dos sistemas de abastecimento de água das três cidades Preparação de estudos ambientais, sociais e de saúde pública para as consultas públicas e a obtenção de Licenças ambientais para todas as componentes das obras. Reabilitação, melhoramento e expansão dos sistemas de abastecimento de água das cidades de Pemba, Nampula e Quelimane.

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES Actividades especificas - 3 Cidades Saneamento: Avaliação dos impactos ambientais, sociais, de género e de saúde pública e definição de medidas de mitigação Preparação de uma base de desenvolvimento sustentável de longo prazo para dos sistemas de saneamento das três cidades Preparação de estudos ambientais, sociais e de saúde pública para as consultas públicas e a obtenção de Licenças ambientais para todas as componentes das obras. Reabilitação, melhoramento e expansao do sistema de drenagem das 3 cidades;

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES Actividades especificas - Projecto das 5 Cidades Água: Preparação de um programa de implementação do saneamento a baixo custo para as cidade de Nacala, Mocuba e Gurúè. Avaliação dos impactos ambientais, sociais, de género e de saúde pública e definição de medidas de mitigação. Reabilitação, melhoramento e expansão do abastecimento de água das cidades de Nacala, Monapo, Mocuba, Gurúè e Montepuez. Reabilitação, melhoramento e expansão do sistema de drenagem das cidades de Nacala, Mocuba e Gurúè.

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES Actividades especificas - 5 Cidades Água (Cont.): Preparação de uma base de desenvolvimento sustentável de longo prazo para dos sistemas de abastecimento de água , saneamento e drenagem das cinco cidades. Preparação de estudos ambientais, sociais e de saúde pública para as consultas públicas e a obtenção de Licenças ambientais para todas as componentes das obras. Rever e actualizar dos Estudos de Viabilidade antes de prosseguir para os Projectos Detalhados.

PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO EM OITO CIDADES Situação Actual dos Projectos Actividade 3 Cidades Água 3 Cidades Saneamento 5 Cidades Água e Saneamento FSIR - Relatório Intermédio Concluido Draft FSR Em curso Final FSR EPDA EIR, EMP e RAP

ÁGUA, SANEAMENTO E PROGRAMA DE HIGIENE INCLUINDO TERMOS DE REFERÊNCIA PARA IMPLEMENTAÇÃO

Abragência do programa ÁGUA, SANEAMENTO E PROGRAMA DE HIGIENE INCLUINDO TERMOS DE REFERÊNCIA PARA IMPLEMENTAÇÃO Abragência do programa O Programa cobre as actividade de saneamento a serem implementadas nas áreas peri-urbanas incluindo a educação na gestão das perdas de água e a promoção da higiene nas cidades de Pemba, Nampula, Quelimane, Nacala, Mocuba e Gurúè.

ÁGUA, SANEAMENTO E PROGRAMA DE HIGIENE INCLUINDO TERMOS DE REFERÊNCIA PARA IMPLEMENTAÇÃO Actividades especificas: Situação actual de Saneamento, Higiene e Gestão da Água Identificação das necessidades de educação das comunidades Avaliação das necessidades e níveis de subsídios em harmonia com as políticas nacionais Avaliação das necessidades de treinamento das comunidades Alternativas de tecnologia, custos e comparticipação: família e projecto

Actividades especificas: ÁGUA, SANEAMENTO E PROGRAMA DE HIGIENE INCLUINDO TERMOS DE REFERÊNCIA PARA IMPLEMENTAÇÃO Actividades especificas: Programas de educação para redução de perdas de água Preparação de material de eduacação Estimativa de custos para educação das comunidades Concepção da Estrutura e Plano para a Implementação do WASH e Preparação de Termos de Referência para Implementação do Programa WASH.

Resultados esperado do WASH: ÁGUA, SANEAMENTO E PROGRAMA DE HIGIENE INCLUINDO TERMOS DE REFERÊNCIA PARA IMPLEMENTAÇÃO Resultados esperado do WASH: Preparação de um Relatório por cidade contendo: Actividades de Educação a serem desenvolvidas no Programa e Plano de Implementação cobrindo: Gestão de água pelas comunidades Higiene e Saneamento Construção de Infra-estructuras de saneamento

Resultados esperado do WASH: ÁGUA, SANEAMENTO E PROGRAMA DE HIGIENE INCLUINDO TERMOS DE REFERÊNCIA PARA IMPLEMENTAÇÃO Resultados esperado do WASH: Preparação de um Relatório por cidade contendo: Plano de Implementação cobrindo: Material de educação e sensibilização para as campanhas de educação Estrutura de Implemrentação do Programa de Água, Saneamento e Educação Documento Técnico separado para concurso e Termos de Referência para o lançamento de Concurso de Implementação do Programa.

ÁGUA, SANEAMENTO E PROGRAMA DE HIGIENE INCLUINDO TERMOS DE REFERÊNCIA PARA IMPLEMENTAÇÃO Estágio actual da componente: Relatórios Draft de Água, Saneamento e Higiene em elaboração: Pemba: Nampula: Quelimane Nacala Mocuba Gurúè.

MUITO OBRIGADO