PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Cooperação e Governança
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
La Experiencia de Desarrollo Social de Porto Alegre
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
Governança Solidária Local
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
COMO SER PREFEITO.
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Fabiano André Vergani
Desenvolvimento Regional Sustentável
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Políticas Públicas Municipais
PLENÁRIA FINAL.
Ministério da Cultura.
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Gestão Estratégica na Política Pública
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Foco de Atuação: Atenção Básica
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Secretária: SÔNIA VAZ PINTO
8º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte Aportes à Gestão Municipal Natal 2014.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
Controle Social.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Fernando Rezende. ◦ Acumulou rigidez e desequilíbrios- não tem espaço para investimentos. ◦ Foi acometido de forte miopia  A norma constitucional e a.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Modelo de Gestão MUNICIPIOS IBEROAMERICANOS: UNA MIRADA HACIA EL BICENTENARIO

Contextualização Político - Social Orçamento Participativo Projeto de Modernização Pública CONCEITO DA APRESENTAÇÃO (discuti tbém com o Rogério): 1)Apresentar 1º o OP e as falhas no OP. Para solucionar essas falhas foi criado o modelo de gestão, com o conceito de governança. 2)Após apresentação dos programas, dizer que serão implementados territorialmente através da governança; 3) Apresentar o conceito de governança Sugestão p/ apresentação: Busatto Clóvis (modelo) e Portella (Programas) Agenda

Contexto Político-Social Brasil 1979 - 1985 Emergência de Movimentos Sociais: Combinam propostas de democracia direta e reivindicações focadas na definição e fiscalização das políticas públicas 1985 Redemocratização do Brasil 1988 Nova Constituição do Brasil - Constituição Cidadã: Estimula a participação popular na definição de políticas públicas. Cria os Conselhos Setoriais de Políticas Públicas como espaços de controle social.

Contexto Político-Social Porto Alegre 1983 Fundação da União das Associações de Moradores de Porto Alegre - UAMPA 1989 Implementação do Orçamento Participativo 2005 Implementação do Modelo de Gestão

A Experiência do Orçamento Participativo CONCEITO DA APRESENTAÇÃO (discuti tbém com o Rogério): 1)Apresentar 1º o OP e as falhas no OP. Para solucionar essas falhas foi criado o modelo de gestão, com o conceito de governança. 2)Após apresentação dos programas, dizer que serão implementados territorialmente através da governança; 3) Apresentar o conceito de governança Sugestão p/ apresentação: Busatto Clóvis (modelo) e Portella (Programas) A Experiência do Orçamento Participativo

Orçamento Participativo Pontos Positivos Mobiliza população em torno da oferta de serviços públicos Estimula a fiscalização dos recursos públicos Faz circular informações sobre os direitos dos cidadãos e cidadãs CONCEITO DA APRESENTAÇÃO (discuti tbém com o Rogério): 1)Apresentar 1º o OP e as falhas no OP. Para solucionar essas falhas foi criado o modelo de gestão, com o conceito de governança. 2)Após apresentação dos programas, dizer que serão implementados territorialmente através da governança; 3) Apresentar o conceito de governança Sugestão p/ apresentação: Busatto Clóvis (modelo) e Portella (Programas) Faz avançar a consciência democrática e de direitos humanos

Orçamento Participativo Pontos de Melhoria Análise parcial do orçamento público - Investimentos Participação parcial da população Pouca integração dos diversos atores da sociedade Pouco acesso a informações da execução das demandas CONCEITO DA APRESENTAÇÃO (discuti tbém com o Rogério): 1)Apresentar 1º o OP e as falhas no OP. Para solucionar essas falhas foi criado o modelo de gestão, com o conceito de governança. 2)Após apresentação dos programas, dizer que serão implementados territorialmente através da governança; 3) Apresentar o conceito de governança Sugestão p/ apresentação: Busatto Clóvis (modelo) e Portella (Programas) Inexistência de indicadores sociais por território da cidade

Implantação do Modelo de Gestão CONCEITO DA APRESENTAÇÃO (discuti tbém com o Rogério): 1)Apresentar 1º o OP e as falhas no OP. Para solucionar essas falhas foi criado o modelo de gestão, com o conceito de governança. 2)Após apresentação dos programas, dizer que serão implementados territorialmente através da governança; 3) Apresentar o conceito de governança Sugestão p/ apresentação: Busatto Clóvis (modelo) e Portella (Programas) Implantação do Modelo de Gestão

Orçamento Participativo Governança Solidária Local Modelo de gestão que se organiza TERRITORIALMENTE, promovendo a INTEGRAÇÃO entre governo e sociedade local numa PARCERIA baseada nos princípios da PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA, TRANSVERSALIDADE e na CO-RESPONSABILIDADE em favor da INCLUSÃO SOCIAL. A GOVERNANÇA propõe-se a potencializar o CAPITAL SOCIAL e empoderar o CAPITAL HUMANO, estimulando a COOPERAÇÃO de todos os atores sociais locais em favor de PROJETO COMUM de DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL.

Modelo de Gestão e SOLIDÁRIO Focado Inovador Participativo INTEGRADOR Prefeito fala Comprometido com Resultados Transparente Plural

Equilíbrio Financeiro Implementação Modelo de Gestão Pressupostos Equilíbrio Financeiro Visão Sistêmica R D

Implementação Modelo de Gestão 5 Pontos Básicos ESTRUTURA 5 Pontos Básicos 1 ESTRATÉGIA 2 Visão Sistêmica 3 5 Mapa Estratégico MEDIÇÃO DA ESTRATÉGIA EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA Indicadores GERENCIAMENTO DA ESTRATÉGIA 4 Portal de Gestão

Implementação Modelo de Gestão Mapa Estratégico 2 Eixos Finalísticos Financeiro Eixos de Gestão

Implementação Modelo de Gestão 3 Gerente por Programa Funcionário Público

Implementação Modelo de Gestão EDUCAÇÃO SAÚDE Atenção à Criança ASSISTÊNCIA SEGURANÇA

Implementação Modelo de Gestão Portal de Gestão 4 Mídia Coorporativa = Informar Ferramenta web: Acesso Prefeitura e População

Mídia Coorporativa = Planejar Implementação Modelo de Gestão Portal de Gestão Mídia Coorporativa = Planejar Ações

Mídia Coorporativa = Monitorar Implementação Modelo de Gestão Portal de Gestão Mídia Coorporativa = Monitorar Acompanhamento Físico - Financeiro

Implementação Modelo de Gestão Resultados Resultados 5 Resultado Primário R$ milhões • Resgatada a credibilidade financeira e capacidade de investimento da Prefeitura • Reversão do déficit foi fundamental para a retomada de créditos externos • PMPA consolida o equilíbrio fiscal

Pavimentação Comunitária e Revitalização Asfáltica Implementação Modelo de Gestão Resultados Pavimentação Comunitária e Revitalização Asfáltica m² executado Média anual de 363.549 m²

Vagas Disponibilizadas na Educação Infantil Implementação Modelo de Gestão Resultados Vagas Disponibilizadas na Educação Infantil Número de Matriculados Educação Infantil: • aumento de 21,81% na oferta de vagas (2005 - 2010) • 38 novas creches (04 em construção)

Implementação Modelo de Gestão Resultados Alvarás Concedidos Número • Alvará na Hora: desburocratização e incentivo ao empreendedorismo • Restinga: 33 empresas (mais 23 Lotes com a implantação da DIR 7125) • Porto Seco: 28 empresas

Obrigada