INFORMES DA SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NA BAHIA LENTIDÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES: MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA REDE INSUFICIENTE; AÇÕES.
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
Crianças e Adolescentes
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
I Encontro Estadual de Secretários de Assistência Social
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
INCENTIVOS PARA A MUDANÇA DE GESTÃO
VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ARACAJU Julho
SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasília, março de 2014.
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Protocolo de Gestão Integrada
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Proteção Social Básica
Serviço sócio educativo integrante da Proteção Social Básica do SUAS
REORGANIZAÇÃO DO PISO BÁSICO DE TRANSIÇÃO
Proteção Social Especial
PROJETO: “DE VOLTA PRA CASA”
Programa Nacional de Promoção a Integração ao Mundo do Trabalho
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
SUAS rede Sistema Nacional de Informação do
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Rede de atenção Intersetorial
Auditoria de Natureza Operacional Programa Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Ministro-Relator Lincoln Magalhães da Rocha.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
 Pactuação: A elegibilidade e os procedimentos para a doação de lanchas da Assistência Social oceânica no exercício de 2014 e o cofinanciamento da sua.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
Política de Assistência Social
Apoio Técnico da Vigilância Socioassistencial
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Centro de Referência de Assistência Social
Garantia de direitos aos cidadãos DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
CRAS nas PECs.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS
GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Tania Mara Garib Apresentação: Tania Mara Garib.
Transcrição da apresentação:

INFORMES DA SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Relatório Anual 2014 Com base na Resolução nº 06 de 26 de Agosto de 2014 da CIB, onde pactuou que os Municípios do Estado de MT deverão encaminhar os Relatórios excepcionalmente em 2014 para a SETAS. PRAZO FINAL DE ENTREGA: 15 de Dezembro de 2014 relativo ao período de Janeiro a Novembro de 2014. E-mail: relatorioanual2014@setas.mt.gov.br OU via Correios.

INFORMAÇÕES IDCRAS O MDS por meio do Ofício nº 70/2014 notificou o Estado de Mato Grosso sobre a implementação da Resolução nº 21 de 2013, onde pactuou procedimentos e responsabilidades para adequação do funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Caberá ao Estado estabelecer formas de acompanhamento e apoio técnico e financeiro aos Municípios na superação das situações identificadas, também deverá realizar o preenchimento do módulo de acompanhamento do Estado informando se os Municípios superaram ou não as dificuldades dificultadas. OBS: No dia 24/11/2014 o Estado finalizou o referido preenchimento com base nas visitas técnicas e Monitoramento.

Quantidade de Municípios SITUAÇÃO PREENCHIMENTO RMA CRAS/PAIF ANO 2014 Informamos que o Registro Mensal de Atendimento – RMA de acordo com a Resolução CIT 04/2011, alterada pela resolução CIT 20 de Dezembro 2013, estabelece que seja obrigatório o seu preenchimento por parte dos municípios, este preenchimento e lançamento no sistema do MDS deve ser realizado mensalmente. Ultimo Mês Lançamento Quantidade de Municípios Setembro 05  Outubro 10 Total 15

Registro mensal do Relatório Mensal de Mobilização (RMM) ACESSUAS TRABALHO Registro mensal do Relatório Mensal de Mobilização (RMM) Municípios que já preencheram? 24 Municípios que não fizeram o preenchimento? 27

Informes BPC na Escola Nos dias 17 e 18 de novembro de 2014, a técnica de referência esteve participando do ENCONTRO DE FORMAÇÃO INTERSETORIAL DO BPC NA ESCOLA. OBJETIVO: promover a Formação de Gestores e Técnicos Estaduais e Municipais envolvidos no Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola, dos Alunos Beneficiários do BPC, de 0 a 18 anos com deficiência. 48 Municípios estiveram presentes.

Encontro Técnico do SCFV, SISC, CAD.ÚNICO e PBF Realização em 2 etapas: 18 e 19 de Novembro de 2014, destinado à 71 Municípios 26 e 27 de Novembro de 2014, destinado à 70 Municípios. OBJETIVO: Fortalecer o compromisso com a Política Nacional de Assistência Social visando o aperfeiçoamento da Gestão do SUAS, qualificação dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais.

INFORMES PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Encontros Técnicos realizados pela SETAS/SAAS/SSUAS Data Evento Municípios Participantes 28 e 29/08/2014 (1ª Etapa) 04 e 05/09/2014 (2ª Etapa) Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes 67 144 21/10/2014 Programa de Erradicação do Trabalho Infantil 18 41 11/11/2014 Orientações sobre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP 04 20

PRORROGADO O PRAZO PARA ENCAMINHAMENTO PLANO DE ACOLHIMENTO: TOTAL DE MUNICÍPIOS QUE ENCAMINHARAM O PLANO À SETAS 21 TOTAL DE MUNICÍPIOS QUE NÃO ENCAMINHARAM O PLANO À SETAS 09 PRORROGADO O PRAZO PARA ENCAMINHAMENTO 30 DE DEZEMBRO DE 2014

Preenchimento do RMA CREAS/PAEFI Municípios com o preenchimento do RMA em atraso - período maior de 30 dias 06 Municípios em preenchimento do RMA - Outubro 22

Quadro das realizações de Encontros Técnicos e Oficinas da SSUAS EVENTO DATA CARGA HORÁRIA PRINCIPAIS ASSUNTOS ABORDADOS NÚMEROS DE PARTICIPANTES NÚMEROS DE MUNICÍPIOS PARTICIPANTES Encontro Técnico Financeiro LOCAL: CEDCA   09,10 e 11/04/14 8h - Orientar e sistematizar as informações relativas a utilização dos recursos recebidos pelo FNAS. - Orientação quanto a reprogramação em contas do exercício 2013. 65 32 Oficina de Trabalho da Gerencia da Proteção Especial da média e alta complexidade . LOCAL: SAD Analistas MDS: Raquel Pinheiro e Andressa Menezes 22 e 23/05/14 -Apresentação dos serviços da Proteção Social de Alta Complexidade e discussão sobre Reordenamento -Apresentação Regionalização do PAEFI e dos Serviços de Acolhimento para crianças, adolescentes e jovens até 21 anos. 12 2 Cuiabá Várzea Grande

Encontro Técnico do MDS, SCFV e Equipe Volante. LOCAL: SAD Analista do MDS: 26 e 27/06/14   8h - PAIF/ Equipes Volantes/ atendimento às famílias ribeirinhas/ lancha da assistência social. - Trabalho Social com famílias realizado por Equipe Volante (como o trabalho está sendo realizado nos municípios) 45 17 Encontro Técnico do Programa Acessuas Trabalhos da Proteção Social Básica. Analista do MDS: Gesibel 11/08/14 - Orientar sobre e Adesão a execução do Programa. - Marco Normativo do Programa. - Atribuições das 3 esferas de Governo. - Execução financeira. -Prestação de Contas. -Formas de repasse do recurso. Preenchimento do RMM 47 39

- Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.  Encontro Técnico: Novo olhar do Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes LOCAL: Hotel Global Garden Analista do MDS: Raquel Pinheiro 1ª Etapa28 29/08/14   2ª Etapa 04 e 05/09/14 20 h - Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. - Reordenamento do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. -Plano de Acolhimento 160 57 Encontro Técnico do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI LOCAL: Palace Hotel Analista do MDS: Eduardo 21/10/14 8h - Implantação e Implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI do SUAS 70 18

Encontro Técnico para Equipe de Referência do Centro Pop LOCAL: Palace Hotel 11/11/14 8h Apresentação sobre o Serviço Especializado para pessoas em situação de rua. Cadastramento da população em situação de Rua no Cadúnico. Articulação com a rede socioassistencial e sistema de garantia de direitos dos municípios. 50 4 Encontro Técnico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Sistema de Informação do SCFV (SISC) Cadastro Único- Bolsa Família STR. LOCAIS: Hotel Fazenda e Palace Hotel Analista do MDS: Késia Silva 1ª Etapa: 18 e 19/11/14   2ª Etapa: 26 e 27/11/14 16h por etapa. -Disseminar a metodologia de atendimento/funcionamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos assim como esclarecer as dúvidas existentes em relação ao uso do SISC e a articulação com cadastro único/Bolsa família 490 141

Foram visitados 70 Municípios, de Abril a Dezembro de 2014. Visita aos municípios que necessitavam de retorno pois foram detectados algumas dificuldades na execução dos Serviços durante o Monitoramento 2013 Foram visitados 70 Municípios, de Abril a Dezembro de 2014.

Outras Participações em Municípios Equipe Objetivo Barra do Garças SSUAS/PSE Orientação para implantar a Casa de Passagem Cáceres SSUAS/PSB/PSE Oficina Técnica Proteção Social Básica e Proteção Social Especial Juína PSB Orientação/ Oficina Temática PBS/PSE

Obrigada Contatos: (65)3613-5731 3631-5718 3631-5793