Estudos de Traçado.

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Transcrição da apresentação:

Estudos de Traçado

Que tipo de rodovia deve ser projetada? Introdução Que tipo de rodovia deve ser projetada?

Introdução Constituem um Sistema de Transporte: Via Usuário Veículo Meio ambiente

Introdução O produto final deve atender as expectativas do consumidor (condutor) quanto a: Segurança & Conforto Segurança X Conforto

Introdução De acordo com a Lei Nº. 9.503, de 23/09/1997 (Código de Trânsito Brasileiro) que entrou em vigor em 8/01/1998, utilizam-se as seguintes definições: ESTRADA: via rural não pavimentada; RODOVIA: via rural pavimentada; VIA RURAL: são as estradas e rodovias.

BR-NXX Introdução Nomenclatura das rodovias federais: Onde N é: 0: Rodovias Radiais; 1: Rodovias Longitudinais; 2: Rodovias Transversais; 3: Rodovias Diagonais; 4: Rodovias de Ligação. BR-NXX

Introdução À forma (composição espacial) assumida por uma via rural dá-se o nome de corpo estradal. O corpo estradal está posicionado sobre a superfície topográfica (relevo), podendo cortar e/ou aterrar a mesma.

modelagem Introdução Vista planimétrica Perfil longitudinal A caracterização (modelagem e projeto) do corpo estradal (3D) é feita através de: modelagem Vista planimétrica Perfil longitudinal Seções transversais

Introdução Função: Mobilidade Acessibilidade

Introdução Classificação funcional: Arterial Coletor Local

Introdução Classificação técnica: Classificação funcional -> classe de projeto; Volume médio diário de tráfego (VMD); Nível de Serviço; Natureza do terreno.

Introdução IMPORTANTE!!! Estudos de Traçado bem realizados minimizam problemas de projeto em diversas áreas (geométrico, terraplenagem, interseções, drenagem, pavimentação, etc.)

Norma (Rio Grande do Sul e Brasil)

Norma (referência)

Norma (Relevo) Plano: distâncias de visibilidade permitidas pela geometria da rodovia bastante longas sem maiores dificuldades construtivas ou custos mais elevados; Ondulado: declividades do terreno natural exigem constantes cortes e aterros para a conformação do perfil da rodovia, com ocasionais inclinações mais acentuadas oferecendo alguma restrição ao desenvolvimento normal dos alinhamentos horizontais e verticais; Montanhoso: mudanças abruptas de elevações entre o terreno natural e a plataforma da rodovia, tanto longitudinal quanto transversalmente, demandando frequentes aterros e cortes nas encostas para se conformar a geometria horizontal e vertical da rodovia.

Norma (Classes de projeto) Classe 0 ou Especial: corresponde ao melhor padrão técnico, com características técnicas mais exigentes (critérios de ordem administrativa). Projeto de rodovia em pista dupla, com separação física entre as pistas, interseções em níveis distintos e controle total de acessos, com características de Via Expressa;

Norma (Classes de projeto) Classe I: subdividida nas classes IA e IB. A Classe IA corresponde a projeto de rodovia com pista dupla, admitindo interseções no mesmo nível e com controle parcial de acessos, sendo a definição por esta classe feita com base em estudos de capacidade de rodovias. A Classe IB corresponde a projeto de rodovia em pista simples, indicada para os casos em que a demanda a atender é superior a 200 vph ou superior a 1.400 vpd, mas não suficiente para justificar a adoção de classes de projeto superiores;

Norma (Classes de projeto) Classe II: corresponde a projeto de rodovia em pista simples, cuja adoção é recomendada quando a demanda a atender é de 700 vpd a 1.400 vpd;

Norma (Classes de projeto) Classe III: corresponde a projeto de rodovia em pista simples, sendo recomendada para o projeto de rodovias com demanda entre 300 vpd e 700 vpd;

Norma (Classes de projeto) Classe IV: é a classe de projeto mais pobre, correspondendo a projeto de rodovia em pista simples, sendo subdividida nas classes IVA e IVB. A Classe IVA tem sua adoção recomendada para os casos em que a demanda, na data de abertura da rodovia ao tráfego, situa-se entre 50 vpd e 200 vpd, sendo a Classe IVB reservada aos casos em que essa demanda resulte inferior a 50 vpd.

Norma (elementos de projeto) Velocidade diretriz; Veículos de projeto; Distâncias de visibilidade; Alinhamento horizontal; Alinhamento vertical; Elementos da seção transversal.

Norma (Vd) Velocidade diretriz: é a velocidade selecionada para fins de projeto da via e que condiciona as principais características da mesma.

Norma (veículos de projeto) Veículo tipo.

Norma (distâncias de visibilidade) Parada mínima; Parada desejável; Tomada de decisão; Ultrapassagem.

Norma (alinhamento horizontal) Considerações para traçado fluente: Trechos excessivamente longos são indesejáveis; Para AC<5º usar relação DC>30(10-AC); Não usar raio para AC<15’; Preferencialmente usar tramo com transição; É indesejável curvas consecutivas no mesmo sentido; Preferencialmente ter intertangente T>4V; Valores mínimos de curvas de concordância horizontal; Curvas consecutivas devem manter uma relação de proporção entre si.

Norma (alinhamento horizontal)

Norma (alinhamento vertical) Considerações: Greide colado X greide fluente; Rampas mínimas (drenagem longitudinal: de 0,30% a 1,00%); Rampas máximas.

Norma (alinhamento vertical) Considerações: Curva de concordância vertical: parábola de 2° grau; Parâmetro k da parábola.

Coordenação dos alinhamentos Norma Coordenação dos alinhamentos horizontal e vertical (defeitos de traçado)

Norma (defeitos de traçado) Sem dobra ótica Com dobra ótica

Norma (defeitos de traçado) Tangente pequena entre curvas no mesmo sentido Mergulho em tangente

Norma (defeitos de traçado) Mergulho em curva Abaulamentos

Norma (defeitos de traçado) Ondulações em curva Mergulho raso

Norma (defeitos de traçado) Mergulho profundo Salto

Norma (defeitos de traçado) Salto com deflexão Início de curva horizontal em curva vertical convexa

Norma (elementos da seção transversal) Largura das faixas de rolamento.

Norma (elementos da seção transversal) Largura dos acostamentos externos.

Norma (elementos da seção transversal) Largura dos acostamentos internos.

Norma (elementos da seção transversal) Conformação da pista. Pista abaulada X pista com caimento simples; Declividade em tangente: 1,5% pavimento em concreto de cimento; 2,0% pavimento betuminoso; 2,5% a 3,0% pavimentos porosos e de baixo padrão; 3,0% a 4,0% não pavimentadas; 5% acostamentos; Superelevação e superlargura.

Norma (elementos da seção transversal) Necessidade de defensas para aterros altos.

Norma (resumo)

Terreno (relevo) Condicionantes de relevo: Planície Grota e mata ciliar Planalto Serra Encosta Arroio Divisor de águas Bacia Vale Contraforte Talvegue Garganta

Terreno (geologia) Condicionantes geológicas: Solos moles e materiais inservíveis; Encostas em aluvião (escorregamento); Corte em rocha (utilização em aterros e descarte em bota-foras); Jazidas e empréstimos laterais; ISC (CBR) e expansão (ensaios).

Terreno (hidrologia) Condicionantes hidrológicas: Rios e cursos d’água (cota de cheia máxima); Bacias de contribuição (dimensionamento da vazão); Regiões alagadiças (banhado);

Terreno (preservação e ocupação) Condicionantes diversas: Reservas ecológicas (matas nativas e áreas de preservação); Reservas indígenas, quilombolas (negros), assentamentos e invasões; Árvores nativas com restrição ao corte; Áreas de expansão urbana; Áreas de atração (portos secos, ligação a terminais de outros modais).

Terreno (obras concorrentes) Condicionantes diversas: Acesso a outras vias rurais (existentes ou projetadas); Interferências (pontes, viadutos, túneis, ferrovias, oleodutos, canalizações de fibra-ótica, redes de alta tensão).

Referências American Association of State Highway and Transportation Officials. A Policy on Geometric Design of Highways and Streets. [Washington, D.C.], 2012. Lee, Shu Han. Introdução ao projeto geométrico de rodovias. Florianópolis, SC: Ed. UFSC, 2008.