É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO. O objetivo é OBSERVAR o comportamento de empresas NACIONAIS, MULTINACIONAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
Campanha Serviço Público de Qualidade
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
PLANO DE GESTÃO.
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
Programação - Dia 18/04 Das 09h às 16h30 Abertura – Follow up do 1º. Encontro de Executivos Principais Ações da CNC para o Fortalecimento das Entidades.
2° Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento Florianópolis, 03 à 05 de outubro de 2001 Estruturas de produção, difusão e.
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
ISO A NORMA INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDADE E O MOVIMENTO SINDICAL
Nombre acción sindical Nombre: Regina Queiroz Correo: Instituição: Observatório Social Página web:
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Uma iniciativa pela globalização dos direitos
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Comissão de EJA de Alagoas
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Bases de dados estatísticas e numéricas
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Rede Interamericana de Informação e Conhecimento em Segurança Pública outubro de 2014.
 .
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Movimento Nossa São Paulo 1.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
SISTEMA MAPA DA OFERTA DAS CAPACITAÇÕES NAS ESCOLAS DE GOVERNO Brasília, 15 de Julho de 2010.
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
1. Projeto  Exposição “Uma Mulher Impossível” Criação da exposição “Rose Marie Muraro - Uma Mulher Impossível”, de forma física e virtual  Biblioteca.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
O melhor time de profissionais, o melhor atendimento.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
1. 2 “A contribuição da mulher deve se dar no sentido de criar condições para que os próprios homens também se permitam encontrar, no universo feminino,
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
PLAN DE TRABAJO BRASIL Martinho Conceição Coordenador da Secretaria Nacional de Formação da CUT Ana Paula Melli Coordenadora Pedagógica da Esc.Sindical.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES Produção e disseminação de conhecimento Monitoramento do Sistema de Garantia de Direitos nas 12 cidades-sedes da Copa.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
Transcrição da apresentação:

É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO. O objetivo é OBSERVAR o comportamento de empresas NACIONAIS, MULTINACIONAIS em relação aos DIREITOS fundamentais dos trabalhadores. OBSERVATÓRIO SOCIAL

FNV-Mondiaal – Holanda DGB-Bildungswerk - Alemanha AFL-CIO – Estados Unidos da América OIT – Organização Internacional do Trabalho ISP – Internacional do Serviço Público LO – Noruega Fundação Hans Böckler – Alemanha Oxfam - Inglaterra SASK - Finlândia O OBSERVATÓRIO SOCIAL conta com a cooperação de

PROJETOS E ATIVIDADES

ABN Amro Bank Ahold/Bompreço (I e II) Akzo Nobel Bayer Basf Bosch (I e II) Cargill Embratel Honda Light Mapol Nestlé Nokia Norsk Hydro ( Adubos Trevo, Acro Alumínio, Alunorte) Norske Pisa Panorama do Alumínio Parmalat, Philips (I e II) LG Philips Santander Saralee Shell ThyssenKrupp Unilever (I e II) Vicunha Wal Mart As pesquisas realizadas ou em andamento

- Encontra-se em desenvolvimento um documento base apresentando o debate da Responsabilidade Social Empresarial e o potencial de luta para os sindicatos. Sindicalismo e Responsabilidade Social Empresarial

CONEXÃO SINDICAL - O objetivo do projeto é a articulação de organizações de trabalhadores através de uma rede de comunicação que facilite a participação nas negociações diretas com empresas multinacionais utilizando mídia digital no processamento da comunicação.

CONEXÃO SINDICAL BOLETIM DAS REDES - Edita boletim semanal (Boletim das Redes), distribuído para centenas de endereços eletrônicos, com ênfase nos sindicatos, confederações e comissões de empresa.

PROJETO ISP/BRASIL/OBSERVATÓRIO SOCIAL - O objetivo é subsidiar as ações do movimento sindical brasileiro e internacional com informações sobre serviços públicos no Brasil e no mundo.

- Informativo SEMANAL com a síntese dos principais clippings de noticias de saneamento público - Encaminhado pela internet para um CADASTRO DE 400 ENDEREÇOS das principais empresas de saneamento e sindicatos afins ISP BOLETIM ELETRÔNICO

OBSERVATÓRIO SOCIAL EUROPA - É um projeto de cooperação internacional entre Brasil e Europa.

OBSERVATÓRIO SOCIAL EUROPA OBJETIVO - O objetivo é a conscientização de trabalhadores e consumidores da Europa e do Brasil em relação aos direitos fundamentais trabalhistas, sociais e ambientais.

OBSERVATÓRIO SOCIAL EUROPA EMPRESAS DO PROJETO - Pretende estabelecer contato entre trabalhadores da mesma empresa na Holanda, Alemanha e Brasil. - Em setembro de 2003, trabalhadores da Bayer, Bosch e ThyssenKrupp de diversos países, incluindo o Brasil, participam de intercâmbio sindical na Alemanha.

FNV – MONITOR DE EMPRESAS -Estudo e comparação das multinacionais Holandesas Philips, Unilever, Akzo Nobel e Royal Ahold (Bompreço) na Europa, África, Ásia e América Latina, visando a construção de redes internacionais por empresa.

PRODUTOS E DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO E PRODUTOS OBSERVATÓRIO SOCIAL EM REVISTA - Publicação institucional para divulgação dos estudos realizados pelo Observatório. - Foram publicadas 3 edições e a número 4 será lançada em novembro de 2003, apresentando um debate especial sobre Sindicalismo e Responsabilidade Social Empresarial.

DIVULGAÇÃO E PRODUTOS WEBSITE - Reúne e organiza a produção do Instituto considerada de interesse público (ambiente aberto) e os documentos de interesse da equipe técnica (ambiente restrito).

DIVULGAÇÃO E PRODUTOS REPORTAGENS - Duas reportagens para a Campanha Comércio Justo, desenvolvida mundialmente pela Oxfam. - Realizada em parceria com a LO Noruega esta reportagem e relata os problemas ambientais e trabalhistas deixadas pelas empresas Elkem e Icomi na Amazônia - Publicação produzida em conjunto com o Observatório Social Europa. Apresenta dados da história e estrutura sindical nos três países. Editada em português, alemão e holandês.

DIVULGAÇÃO E PRODUTOS RELATÓRIOS DE PESQUISA - Os relatórios de pesquisa são enviados para os sindicatos e confederações e também para a empresa envolvida no processo. - Algumas parcerias com confederações e federações geraram publicações especiais, como o Relatório ABN Amro Bank, Santander, Honda e Light.

DIVULGAÇÃO E PRODUTOS BANCO DE DADOS CD “Você tem Direitos”: - Desenvolvimento de sistema e organização de coletânea de leis, normas e convenções sobre Direitos Humanos e Trabalhistas. Banco de Imagens: - Produção, organização e arquivamento de cerca de 2 mil imagens. Está em desenvolvimento um sistema virtual de pesquisa que disponibilizará o banco no website.

EVENTOS SEMINÁRIO PESQUISA E AÇÃO SINDICAL - O Observatório Social promoveu, com o apoio do Centro de Solidariedade da AFL-CIO (EUA) e Rede Gobal/Plades (Peru), duas edições do Seminário, em 2001 e A terceira edição do Seminário pretende atingir, além do público sindical, também ONGs, representantes do governo e estudantes, para debater a responsabilidade social empresarial.

EVENTOS SEMINÁRIO AS DIRETRIZES PARA EMPRESAS MULTINACIONAIS - Realização conjunta da Secretaria de Relações Internacionais da CUT/Projeto Ação Frente às Multinacionais, FES (Fundação Friedrich Ebert Stiftung), Rede Global e Observatório Social. - O objetivo foi criar familiaridade dos participantes com as Diretrizes e seu valor.

EVENTOS TERMOS DE REFERÊNCIA - Desenvolvidos ou em elaboração para: Saúde e Segurança, Liberdade Sindical, Raça, Gênero, Liberdade Sindical e Negociação Coletiva, Meio Ambiente, Trabalho Escravo e pesquisa em Cadeia Produtiva. - Oficinas de debate estão sendo realizadas para discutir os temas

RESULTADOS ALCANÇADOS

- Sindicatos e confederações monitoram mais o comportamento social das multinacionais. - Sindicatos e confederações se fortalecem nas negociações coletivas. - Está avançando a organização dos Sindicatos no local de trabalho. - Sindicatos e confederações criam comitês sindicais (ou redes sindicais) em âmbito nacional. - Está sendo ampliado e fortalecido o intercâmbio sindical com os sindicatos das matrizes.

-Banco de dados e informações regulares sobre as multinacionais. -Cresce as iniciativas - nacionais e internacionais - pelo promoção dos direitos fundamentais no trabalho e meio ambiente. - Sindicatos, Confederações e centrais sindicais fortalecem as alianças sociais. - Cresce a visão dos trabalhadores sobre o tema da responsabilidade social das empresas.

O INSTITUTO OBSERVATÓRIO SOCIAL é uma iniciativa da CUT Brasil, em cooperação com o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - Cedec, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos Dieese e Rede Inter-Universitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho – Unitrabalho SEDE NACIONAL – Escola Sindical Sul - Ponta das Canas - Florianópolis - SC UNITRABALHO