Portais de Ensino Plataforma Moodle.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Advertisements

1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Contexto de Educação a Distância
TUTORIAL DE CONCILIAÇÃO - módulo básico -
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação do século XXI
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Plataforma de Ensino a Distância
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Athail Rangel Pulino Filho Departamento de Engenharia Civil
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Treinamento para Professores
Ambientes virtuais de aprendizagem:
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Moodle.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
 Davi Gonçalves Dias  ADS Noite  Sistemas de Informação  Prof: André Moraes.
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Oficina sobre a Plataforma Janeiro/2006 Prof. Angelo de Moura Guimarães Prof. Antônio Mendes Ribeiro
Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Tecnologias Emergentes Prof. Anderson M. Fernanes Mestrando em Informática - UTFPR.
Recursos Tecnológicos na Educação Superior
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Portais de Ensino Plataforma Moodle

Plataforma Moodle Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha. Nas palavras do próprio Dougiamas, baseando-se na pedagogia sócio-construtivista: (...) não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem.

O programa é disponibilizado livremente (ver licença GNU-GPL) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou qualquer outra acessível via ODBC. É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reune programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e usuários de todo o mundo. Encontra-se disponível em diversos idiomas, inclusive em português.

Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância. Outros sectores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle, como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir colaborativamente na Internet.

Os cursos Moodle podem ser configurados em três formatos, de acordo com a atividade a ser desenvolvida: Formato Social – em que o tema é articulado em torno de um fórum publicado na página principal; Formato Semanal - no qual o curso é organizado em semanas, com datas de início e fim; Formato em Tópicos - onde cada assunto a ser discutido representa um tópico, sem limite de tempo pré-definido.

A plataforma Moodle apresenta como pontos fortes, quando utilizado para o ensino: Aumento da motivação dos alunos; Maior facilidade na produção e distribuição de conteúdos; Partilha de conteúdos entre instituições; Gestão total do ambiente virtual de aprendizagem; Realização de avaliações de alunos; Suporte tecnológico para a disponibilização de conteúdos de acordo com um modelo pedagógico e design institucional; Controlo de acessos; Atribuição de notas.

A plataforma Moodle permite a transmissão e organização dos conteúdos de materiais de apoio às aulas, pelo facto de ser uma ferramenta que permite produzir cursos e páginas da Web, facilita a comunicação (síncrona ou assíncrona), possibilitando contribuir para um padrão superior quer no ensino presencial, quer no ensino a distância Os recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades são: Materiais Avaliação do Curso Chat Diálogo Diário Fórum Glossário Lição Pesquisa de Opinião Questionário SCORM Tarefa Trabalho com Revisão Wiki

Principais características Fóruns Gestão de conteúdos (Recursos) Questionários e pesquisas com diversos formatos Blogs Wikis Geração e gestão de Base de Dados Sondagens Chat Glossários Peer assessment Suporte multi-idioma (mais de sessenta idiomas são suportados pelo interface actual).

Plataformas similares .LRN Amadeus lms Ambiente Virtual SOLAR Angel AulaNet (PUC/RJ) AVA (UNITINS) AVA-UNISINOS Blackboard DE2 - Ecossistema Digital para Educação[1] Desire2Learn DeskEaD Dokeos Edumate Eureka (PUCPR) iTutor Lerni (Faros-DF) LON-CAPA Nova Plataforma CECIERJ Sakai Project TelEduc WebCT

Design dos Sites

Site da UFS

Projeto de Ensino E-escola

Projeto de Ensino e-Física

Google

Projeto de Ensino

Ciência à Mão