África: Aspectos Naturais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

Magreb, Saara e Vale Nilótico
Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar.
ÁFRICA.
Regiões do Brasil.
ÁFRICA: herança colonial
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Qual foi a contribuição da África?
Capítulo 17: ÁFRICA do norte
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
ÁFRICA.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
Á F R I C A. Á F R I C A S MUNDO ÁRABE R E L I G I Ã O.
Prof. Jeferson C. de Souza
América Latina Professora Rosaine Lima
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
ÁSIA DE MONÇÕES.
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
América Central Prof. Rudimir.
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
O que a Conferencia de Berlim ocorrida em 1884 na Alemanha tem a ver com o dia 25 de maio instituído pela ONU em 1972 como o dia da África no mundo? Um.
02/04/2017 O continente africano
Antigo sistema Colonial
PROFESSOR: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
ÁFRICA.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
ÁFRICA.
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
ESTADOS UNIDOS.
Unidade 7 – Tema 2 A Agricultura e a Pecuária
África - Unidade e Diversidade
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
AGRICULTURA E PECUÁRIA
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
África cultural.
A Colonização Inglesa Ideias Gerais:
África um continente explorado.
Revisão para trabalho de cartografia e África
América Platina.
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
AMÉRICA DO NORTE Antes da independência, os Estados Unidos era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto.
MÉXICO.
ÁFRICA.
Tema 2:Diversidades étnica,linguística e cultural
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Colonização Africana Colonização Africana.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A dança das fronteiras África – Características Gerais
ÁFRICA Características Gerais.
ÁFRICA um continente de muitas riquezas
África: população, regionalização e economia
América Aspectos gerais.
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Estados Unidos. As Treze Colônias Guerra de Secessão ( ) Estados do SulEstados do Norte -Clima Subtropical - Latifúndios - Mão-de-obra escrava.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

África: Aspectos Naturais.

Clima e Vegetação: Como o continente africano é “cortado” ao meio pela linha do Equador, os climas e vegetações que ocorrem no sentido sul se repetem no sentido norte, como um espelho.

Aspectos Histórico-Culturais O continente africano pode ser dividido em duas áreas, levando-se em conta os aspectos histórico- culturais:

África Branca ou Islâmica: é a porção ao norte do deserto do Saara e que recebeu forte influência dos povos europeus até o séc. II a.C (gregos e romanos) e árabes (a partir do sec. II). Nessa região o Islamismo é a religião mais praticada e há menor diversidade étnica.

África Negra ou Subsaariana: é a porção sul do deserto do Saara, região que ficou isolada praticamente até o séc. XVI e que, depois, passou a fornecer escravos aos colonizadores europeus na América. O cristianismo é a religião predominante e há enorme variedade de línguas e etnias.

Origens do Subdesenvolvimento: O continente africano é conhecido por possuir países muito pobres e subdesenvolvido. Essa realidade foi sendo “construída” ao longo da história pela intensa interferência das nações europeias, podendo ser caracterizada em dois períodos:

1º Período: Durante dos séc. XV e XIX, os europeus causaram enormes prejuízos aos povos africanos com o comércio de escravos, quando milhões de africanos foram levados à força para a América, e obrigados a trabalhar nas colônias.

2º Período: Após as independências das colônias da América, os europeus, principalmente Alemanha, França, Itália, Portugal, Holanda, Bélgica e Reino Unido, iniciaram o processo de colonização do continente africano por meio da divisão política realizada na Conferência de Berlim (1884-1885).

Na divisão imposta pelas potências europeias, não foi levado em conta as diversidades étnicas e territórios tribais já existentes, criando assim, “fronteiras artificiais”, levando em consideração apenas os interesses econômicos.

CONSEQUÊNCIAS DA COLONIZAÇÃO 1. Destruição da organização social destes povos; 2. A imposição de um modelo econômico e de sociedade típicos dos povos europeus;

DESCOLONIZAÇÃO Com a Segunda Guerra Mundial a Europa se enfraqueceu política e economicamente e começou a perder o controle sobre o continente africano, dando início ao processo de descolonização.

Economia: De modo geral, boa parte dos países africanos apresentam baixo nível de industrialização, portanto, a agricultura e mineração (atividades do setor primário) são as principais atividades econômicas praticadas no continente.

Agricultura Moderna na África Islâmica O território que a África Islâmica é predominantemente árido. Sendo assim, a agricultura mais avançada ocorre apenas próximo ao litoral, ao longo do rio Nilo e em oásis no deserto. Os destaques são: frutas (abacaxi e uva), oliveiras e trigo (nas áreas mais altas e frias)

Agricultura de Subsistência na África Islâmica. A maior parte do território da África Islâmica é ocupado por pequenos agricultores que praticam a subsistência. Há, também, criadores de ovino (ovelhas) e caprinos (cabras), animais que se adaptam muito bem ao clima árido da região

Agricultura de Exportação na África Subsaariana Na África Subsaariana a agricultura ocorre na forma de plantation, em grandes propriedades monocultoras e com elevado número de trabalhadores mal remunerados. Os principais produtos são: algodão, amendoim, café, cana-de-açúcar, cacau, abacaxi, banana, entre outros produtos tropicais.

SAHEL A LOCALIZAÇÃO DO SAHEL O Sahel (do árabe sahil, que significa “costa” ou “fronteira”) é a região da África situada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis a sul.

Mineração A extração de recursos minerais é intensa, principalmente nos países da África Subsaariana. Os principais recursos minerais explorados são: ouro, diamantes, petróleo, ferro, manganês, prata, níquel e alumíneo.

A fome: Mesmo sendo uma região com enorme produção de alimentos, o continente africano é onde ocorre o maior número de mortes por FOME – subnutrição. Isso ocorre pois grande parte do que é produzido tem como objetivo atender as necessidades externas. Somente as terras menos férteis são usadas para produção interna, que é insuficiente para atender a todos.

Alguns Indicadores Sociais