Ciomara Maria Pérez Nunes UFMG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciclo de vida e organização do projeto
Advertisements

DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
Letramento: um tema em três gêneros
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS NO CUIDADO
REDE DE ATENDIMENTO E SUBJETIVIDADE
Quem são as pessoas com deficiência?
A Rede Social.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Reunião Autoformação Pinheiros
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
A palavra conviver originou-se
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Conscientização.
REABILITAÇÃO EM DEFICIÊNCIA FÍSICA
II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERIATRIA Princípios da Abordagem Geriátrica Prof. Edgar Nunes de Moraes.
Qualidade de vida.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
PSICOMOTRICIDADE.
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
O PROCESSO ESTRATÉGICO
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
A Sociedade humana: generalidades
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Personalidade e Organização
AULA 1 – CONCEITOS EM SAÚDE MENTAL
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Estruturas Organizacionais
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Educação Especial Aula 9
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
AVALIAÇÃO SOCIAL da PCD para acesso aos benefícios de aposentadoria.
• Manejo – Formação – Professor.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Convenção da Pessoa com Deficiência da ONU: a evolução de um conceito no marco dos direitos e políticas sociais.
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Estudo do Relatório Mundial sobre a Deficiência (OMS, 2011)
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação". Especialista - "Pessoa que se consagra.
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Ciomara Maria Pérez Nunes UFMG Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde CIF Ciomara Maria Pérez Nunes UFMG

OMS: Organização Mundial da Saúde

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde Onde encontrar Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

Sequência de Conceitos ICIDH 1980 Como começou Sequência de Conceitos ICIDH 1980 Deficiências Impairments Incapacidades Disabilities Desvantagens Handicaps

Linha do tempo da CIF Rede colaboradora de centros da OMS para desenho da CIDID/ICIDH 1992 1993 1996 1997 1999 2000 2001 2003 2013 Washington ICF CIF Alfa Beta-1 Beta-2

Modelo Aristóteles: ‘Não é possível cindir o ser humano, em alma pensante e corpo vivente”. Platão: “O homem é um todo integral e indivisível”.

Bem-estar   Termo geral que engloba o universo dos domínios da vida humana.incluindo os aspectos físicos, mentais e sociais, que compõem o que pode ser chamando de uma “vida boa”. Os domínios da saúde são um subconjunto dos domínios que compõem o universo total da vida humana.

Estado de saúde e domínios de saúde   É o nível de funcionalidade dentro de um determinado domínio da CIF. Os domínios da saúde designam áreas da vida interpretadas como pertencentes ao conceito de “saúde”, como aquelas que, podem ser definidas como a principal responsabilidade do sistema de saúde.

Conceitos Modelos Vigentes Doença & Saúde Modelo Biomédico = Tradicional Modelo Biopsicossocial = Atenção Integral à Saúde Doença & Saúde

CIF Domínios de saúde Outros domínios de bem estar: de bem estar: ·       Olhar ·       Falar ·       Lembrar ·       etc. Outros domínios de bem estar: ·       Estudar ·       Trabalhar ·       Conviver ·       etc.

Interação de Conceitos - CIF 2001 Estado de Saúde (distúrbio/doença) Fatores Ambientais Fatores Pessoais Função&Estrutura Corporal (Deficiência) Atividades (Limitação) Participação (Restrição)

CIF Níveis de Codificação - Taxonomia (Tronco-galho-ramo-folha) Visão de cores Qualidade da visão Visão Funções sensoriais e dor

Functionalidade e Incapacidade Funções e Estruturas do Corpo Estrutura da CIF Classificação Partes Componentes Construtos/ qualificadores Domínios e categorias em diferentes níveis CIF Parte 1: Functionalidade e Incapacidade Parte 2: Fatores Contextuais Funções e Estruturas do Corpo Atividades e Participação Fatores Ambientais Fatores Pessoais Alt. em Estruturas Corporais Capaci dade Desempenho Facilitador/ Barreira Item níveis: 1º 2º 3º 4º Funções Corporais

CIF e Funcionalidade FUNCIONALIDADE é um termo que abrange todas as funções do corpo, estruturas do corpo, atividades e participação; de maneira similar. Indica os aspectos positivos da interação entre um indivíduo (com sua condição de saúde) e seus fatores contextuais (fatores ambientais e pessoais).

CIF e Funcionalidade INCAPACIDADE é um termo que abrange deficiências, limitações de atividades, restrição na participação. Indica os aspectos negativos da interação entre um indivíduo (com sua condição de saúde) e seus fatores contextuais (fatores ambientais e pessoais)

Definições da CIF Funções do corpo são as funções fisiológicas dos sistemas do corpo (inclusive psicológicas); Estruturas do corpo são as partes anatômicas do corpo como órgãos, membros e seus componentes;

Definições da CIF Deficiências são problemas nas funções ou nas estruturas do corpo como um desvio significativo ou uma perda; Atividade é a execução de uma tarefa ou ação por um indivíduo;

Definições da CIF Participação é o envolvimento em situações de vida diária; Limitações de atividade são dificuldades que um indivíduo pode encontrar na execução de atividades;

Definições da CIF Restrições de participação são problemas que um indivíduo pode enfrentar ao se envolver em situação de vida; Fatores ambientais compõem o ambiente físico, social e de atitude no qual as pessoas vivem e conduzem sua vida.

Fatores Contextuais São fatores que, em conjunto, constituem o contexto completo da vida de um indivíduo e, em particular, a base sobre a qual os estados de saúde são classificados na CIF. Há dois componentes dos fatores contextuais: Fatores Ambientais e Fatores Pessoais.

Fatores Ambientais Referem-se a todos os aspectos do mundo externo ou extrínseco que formam o contexto da vida de um indivíduo e, como tal, têm um impacto sobre a funcionalidade dessa pessoa. Organizados em sequência, do ambiente mais imediato do indivíduo até o ambiente geral, incluem o mundo físico e suas características, o mundo físico criado pelo ser humano, outras pessoas em diferentes relacionamentos e papéis, atitudes e valores, serviços e sistemas sociais, políticas, regras e leis.

Fatores Contextuais Facilitadores são fatores ambientais que, por meio da sua ausência ou presença, melhoram a funcionalidade e reduzem a incapacidade de uma pessoa. Os facilitadores podem impedir que uma deficiência ou limitação de atividade transforme-se em uma restrição de participação, já que o desempenho real de uma ação é aumentado, apesar do problema da pessoa relacionado à capacidade.

Fatores Contextuais Facilitadores incluem aspectos como ambiente físico acessível, disponibilidade de tecnologia de assistência apropriada, atitudes positivas das pessoas em relação à incapacidade, bem como serviços, sistemas políticos que visam aumentar o envolvimento de todas as pessoas com uma condição de saúde em todas as áreas da vida. A ausência de um fator também pode ser facilitador, por exemplo, a ausência de estigma ou de atitudes negativas.

Fatores Contextuais Barreiras são fatores ambientais que, por meio da sua ausência ou presença, limitam a funcionalidade e provocam a incapacidade. ■ Incluem aspectos como um ambiente físico inacessível, falta de tecnologia de assistência apropriada, atitudes negativas das pessoas em relação à incapacidade, bem como serviços, sistemas e políticas inexistentes ou que dificultam o envolvimento de todas as pessoas com uma condição de saúde em todas as áreas da vida.

Desempenho: Atividades e Participação d1: aprendizagem e aplicação de conhecimento; d2: tarefas e demandas gerais; d3: comunicação; d4: mobilidade; d5: cuidado pessoal; d6: vida doméstica; d7: relações e interações interpessoais; d8: áreas principais da vida; d9: vida comunitária, social e cívica.

Fatores Ambientais e1: Produtos e Tecnologia; e2: Ambiente natural e mudanças ambientais feitas pelo ser humano; e3: Apoio e relacionamentos; e4: Atitudes; e5: Serviços, sistemas e políticas.

Deficiência que resulta em limitações da capacidade e – dependendo das circunstâncias – em problemas ou não de desempenho: Uma deficiência intelectual é uma variação importante no desenvolvimento. Ela pode originar certas limitações em diversas capacidades da pessoa. Os fatores ambientais, no entanto, podem afetar o grau do desempenho individual em diferentes domínios da vida. Por exemplo, uma criança com esta deficiência intelectual pode enfrentar poucas desvantagens num ambiente em que as expectativas não sejam altas para a população em geral e onde ela poderá realizar um conjunto de tarefas simples e repetitivas, porém necessárias. Nesse ambiente, a criança teria um bom desempenho em diferentes situações de vida.

Deficiência que resulta em limitações da capacidade e – dependendo das circunstâncias – em problemas ou não de desempenho: Uma criança semelhante, que cresce num ambiente competitivo e com expectativas escolares elevadas, pode enfrentar mais problemas de desempenho em várias situações da vida se comparada com a primeira criança. Este exemplo levanta duas questões: A primeira é que a norma ou o padrão da população em relação ao qual a funcionalidade individual é comparada deve ser apropriado relativamente ao ambiente habitual em causa. A segunda é que a presença ou ausência de fatores ambientais pode ter um impacto facilitador ou limitador sobre essa funcionalidade.

Escola/Trabalho = Participação Ergonomia Saúde Modelo de Saúde (OMS): Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF Área principal da Vida Escola/Trabalho = Participação Restauração das atividades (capacidades) Reorganização dos fatores pessoais (escuta) Análise e intervenção dos fatores ambientais (Escola/Trabalho)

CIF na Prática Construção do pensamento ’algoritmo’ rede de processamento que se constrói dinâmica e individualmente. Praticar biopsicossocialmente

Obrigada ciomara-nunes@ufmg.br