RIVED Red Internacional Virtual de Educación Brasília março de 2004 Américo Bernardes Anna Christina Nascimento Wellington Maciel.

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Transcrição da apresentação:

RIVED Red Internacional Virtual de Educación Brasília março de 2004 Américo Bernardes Anna Christina Nascimento Wellington Maciel

O mundo de hoje e de amanhã

Participando do mundo moderno

Novas habilidades para viver num mundo sofisticado

As mudanças tecnológicas e a Educação Como o currículo deve refletir este crescente conhecimento em termos de elasticidade, estrutura, e organização de elementos ?

O projeto RIVED

Quem produz os módulos RIVED?

Por que o RIVED vai fazer diferença para os alunos?

Avaliação por pares

Como os professores de sala de aula vão se beneficiar do RIVED?

Formação continuada

Benefícios para as equipes de produção

Por que objetos de aprendizagem? O projeto RIVED tinha o desafio de elaborar módulos educacionais de ciências e matemática para o ensino médio presencial de diversos países da América do Sul...

Por que objetos de aprendizagem? O objeto de aprendizagem passa a ser a unidade mínima de troca entre os países participantes do projeto

Por que objetos de aprendizagem? Diversidade de abordagens pedagógicas Custos de produção Demanda por personalização do material Possibilidade de oferecer rotas não fixas

Design dos objetos de aprendizagem Há objetos que só podem ser usados combinados com outros. Há objetos que têm menor potencial de reutilização.

Design dos objetos de aprendizagem Envolve a criação de: Estratégias pedagógicas e atividades, que utilizam objetos de aprendizagem. Descrição das especificações dos objetos de aprendizagem.

Processo de produção MAPEAMENTO DESIGN PEDAGOGICO INTERAÇÃO EQUIPES GD Script PRODUÇÃO TECNOLÓGICA MODULO WEB GD Script General Design Script dos objetos de aprendizagem especificações para produção

Design de objetos de aprendizagem Rotina de trabalho da equipe Elaboração do GD Interação com consultor especialista Interação com coordenação pedagógica

Design de objetos de aprendizagem As estratégias pedagógicas requerem um ou mais objetos de aprendizagem, que podem ser: Animações, simulações, gráficos interativos etc. BiologiaBiologia Física Matemática QuímicaFísicaMatemáticaQuímica

Design de objetos de aprendizagem Após retorno com feedback do ID inicia-se o detalhamento para gerar os scripts das atividades e produzir o guia do professor Forma de trabalho : presencial ou a distância. Discussões: na sala do RIVED, via ou chat.

Guia do professor

Projeto de expansão

Enriquece o currículo dos alunos de licenciatura Acelera produção de módulos Cria uma cultura de trabalho multidisciplinar

Muito Obrigado MEC/DEIED Esplanada dos Ministérios Bloco “L” Ministério da Educação Anexo I Subsolo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional – CETE Brasília – DF CEP: (61)