Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

FERRAMENTAS BASE DA QUALIDADE
O que você deve saber sobre
Gráficos Estatísticos
XII Reunião Anual de Registros de Câncer
ESTATÍSTICA.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística e Probabilidade
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
b)geográficas: varia o local; exemplo: produção de celulose em 1981:
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Integrais Triplas em Coordenadas Cilíndricas
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
Moda É o valor de maior freqüência em um conjunto de dados.
Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
Introdução à Estatística
Aula 07 Medidas de posição - Média Prof. Diovani Milhorim
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Matemática Financeira
Medidas de localização
Distribuição de Probabilidade
Aula 09 Medidas de posição – As separatrizes Prof. Diovani Milhorim
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Equações algébricas Professor Neilton.
Aula de Estatística Descritiva Material do livro Estatística Aplicada à Administração e Economia Anderson, Sweeney & Williams.
CLASSIFICAÇÃO ABC (Curva ABC )
Estatística Descritiva
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Representação gráfica dos dados estatísticos
Professor: Carlos Alberto de Albuquerque intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque Estatística.
AULA 6 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Mudança de Coordenadas
ESTATÍSTICA AULA 04.
Adaptado Pelo Professor: Wildson Cruz
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Definição de Estatística
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.
Estatística – Aula 08 IMES – Fafica Curso de Publicidade e Propaganda Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Distribuição de Frequências
Tabela de frequência: Consiste num resumo onde é listado as respostas a uma pergunta e o número de vezes que a mesma foi citada. Exemplo: Qual a profissão.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Introdução à Estatística
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
Albertazzi.Tratamento de Dados.Descritores (1.1) Tratamento de Dados 1.
Número de Classes = raiz quadrada do número total de elementos
DISTRIBUIÇÃO NORMAL Estudámos distribuições de probabilidade para variáveis aleatórias discretas. No final do capítulo falaremos da distribuição binomial.
Freqüências simples ou absoluta:
ESTATÍSTICA.
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Distribuição. de freqüência
Profª Juliana Schivani TABELAS.
Módulo 1 Estatística Básica.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Distribuição de freqüências
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Colégio Juvenal de Carvalho
Utiliza-se a MoP para a análise da assimetria
Representação gráfica dos dados estatísticos
Transcrição da apresentação:

Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição Prof. Diovani Milhorim

Representação grafica Representação gráfica de distribuição de freguência Uma distribuição de freqüência pode ser representada graficamente por: Histograma polígono de freqüência polígono de freqüência acumulada.

Representação grafica Representação gráfica de distribuição de freguência Construímos qualquer um dos gráficos mencionados utilizando o primeiro quadrante do sistema de eixos coordenados cartesianos ortogonais. Na linha horizontal (eixo das abscissas) colocamos os valores da variável e na linha vertical (eixo das ordenadas), as freqüências.

Representação grafica Histograma: O histograma é formado por um conjunto de retângulos justapostos, cujas bases se localizam sobre o eixo horizontal, de tal modo que seus pontos médios coincidam com os pontos médios dos intervalos de classe.

Representação grafica Histograma: As larguras dos retângulos são iguais às amplitudes dos intervalos de classe.   As alturas dos retângulos devem ser proporcionais às freqüências das classes sendo a amplitude dos intervalos iguais. Isso nos permite tomar as alturas numericamente iguais às freqüências.

Representação grafica Histograma:

Representação grafica Histograma: A área de um histograma é proporcional à soma das freqüências. No caso de usarmos as freqüências relativas, obtemos um gráfico de área unitária. Quando queremos comparar duas distribuições, o ideal é fazê-lo pelo histograma de freqüências relativas.

Representação grafica Polígono de freguência O polígono de freqüência é um gráfico em linha, sendo as freqüências marcadas sobre perpendiculares ao eixo horizontal, levantadas pelos pontos médios dos intervalos de classe.

Representação grafica Polígono de freguência

Representação grafica Polígono de freguência acumulada O polígono de freqüência acumulada é traçado marcando-se as freqüências acumuladas sobre perpendiculares ao eixo horizontal, levantadas nos pontos correspondentes aos limites superiores dos intervalos de classe.

Representação grafica Polígono de freguência acumulada

Representação grafica Tanto o polígono de freguência quanto o polígono de freguência acumulada podem (e normalmente são) representados utilizando os dados relativos (%) o que permite uma interpretação mais profunda dos dados.

Representação grafica Curva de freguência – Curva polida Como, em geral, os dados coletados pertencem a uma amostra extraída de uma população, podemos imaginar as amostras tornando-se cada vez mais amplas e a amplitude das classes ficando cada vez menor, o que nos permite concluir que a linha poligonal (contorno do polígono de freqüência) tende a se transformar numa curva – curva de freqüência - mostrando, de modo mais evidente, a verdadeira natureza da distribuição da população.

Representação grafica Curva de freguência – Curva polida Podemos dizer, então, que, enquanto o polígono de freqüência nos dá a imagem real do fenômeno estudado, a curva de freqüência nos dá a imagem tendencial. Assim, após o traçado de um polígono de freqüência, é desejável, muitas vezes, que se lhe faça um polimento, de modo a mostrar o que seria tal polígono com um número maior de dados.

Representação grafica Curva de freguência – Curva polida Esse procedimento, é claro, não nos dará uma certeza absoluta de que a curva obtida – curva polida – seja tal qual a curva resultante de um grande número de dados. Porém, podemos afirmar que ela se assemelha mais à curva de freqüência do que ao polígono de freqüência obtido de uma amostra limitada.  

Representação grafica Curva de freguência – Curva polida O polimento, geometricamente, corresponde à eliminação dos vértices da linha poligonal. Consegui-se isso com o emprego de uma fórmula bastante simples, a qual, a partir das freqüências reais, nos fornece novas freqüências – freqüências calculadas – que se localizarão, como no polígono de freqüência, nos pontos médios.

Representação grafica Curva de freguência – Curva polida A fórmula que nos dá a freqüência calculada (fci) é: Onde: fci = freqüência calculada da classe considerada; fi = freqüência simples da classe considerada; fi – 1 = freqüência simples da classe anterior à classe considerada; fi + 1 = freqüência simples da classe posterior à classe considerada.

Representação grafica Curva de freguência – Curva polida Quando fazemos uso da curva polida, convém mostrar as freqüências realmente observadas por meio de pontos ou pequenos círculos, de modo que qualquer interessado possa, por si mesmo, julgar até que ponto os dados originais foram polidos.

Representação grafica Curva de freguência – Curva polida - exemplo

Representação grafica Obs: Faça com valores absolutos e relativos.