Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Advertisements

O planejamento e a gestão territorial no Brasil ocorrem em contexto marcado por pobreza, profundas desigualdades sócio-territoriais e grande concentração.
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
A segregação socioespacial e a exclusão social
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DIRETOR oficina 3 – XIV Congresso de Meio Ambiente e VIII Congresso de Habitação e Urbanismo - MPSP.
Os lugares que formam o mundo
Planejamento urbano Urbanismo, gestão urbana e planejamento urbano
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Urbanização Brasileira
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
O processo de urbanização cap. 27
Estatuto da Cidade.
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
O QUE É PLANO DIRETOR ?. O QUE É PLANO DIRETOR ?
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Gestão Estratégica na Política Pública
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Urbanização Brasileira
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
SEDU / COMEC – Paranacidade - Assomec
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Médio, 1ª Série As revoltas populares na Europa medieval e a participação de novos grupos sociais.
Ação de Usucapião Urbano
Políticas Públicas e o Espaço Urbano
A urbanização e seus impactos Cap. 25 – pg 358
Urbanização Capítulo 25.
Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador:
DO DIREITO DE PREEMPÇÃO
Região Sudeste Cap. 34.
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
ESTATUTO DA CIDADE MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL.
Os problemas sociais das cidades brasileiras
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA
ATIVIDADE URBANISTICA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
Urbanização mundial e brasileira
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
URBANIZAÇÃO MUNDO BRASIL
Direito Ambiental Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - UNIME
Rede Urbana.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
Fundamentos, Princípios, Objetivos e Diretrizes da Política Urbana
Urbanização Brasileira
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Urbanização.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
População mundial: cidades e consumo
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Transcrição da apresentação:

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1ª Série URBANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO URBANO

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano A urbanização deve ser entendida como um processo que resulta, principalmente, da transferência de pessoas do meio rural para o meio urbano, principalmente para as cidades. Por se tratar de um processo, a urbanização se concretiza, quando o percentual da população urbana é superior ao da população rural. COELHO, M. A

Como diferenciar população urbana de população rural? GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano Como diferenciar população urbana de população rural?

CLASSIFICAÇÃO DE POPULAÇÃO E POPULAÇÃO RURAL GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano CLASSIFICAÇÃO DE POPULAÇÃO E POPULAÇÃO RURAL Existem três critérios para diferenciar população urbana de população rural: 1. Critério administrativo; 2. Critério estatístico; 3. Critério científico.

CRITÉRIO ADMINISTRATIVO GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano CRITÉRIO ADMINISTRATIVO De acordo com o critério administrativo, toda sede do município é uma cidade e toda sede de distrito é vila. Sendo assim, é considerada urbana toda população que habita a sede de um município ou a sede de um distrito. O critério administrativo é o critério adotado no Brasil pelo IBGE (1).

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano CRITÉRIO ESTATÍSTICO De acordo com o critério estatístico, a população é considerada urbana se reside em uma aglomeração com população superior a certo número de habitantes, 2.000 e 5.000, respectivamente; é considerada rural a que vive no campo ou em aglomerações com população inferior às anteriormente citadas. Países como França e México aplicam este critério (2).

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano CRITÉRIO CIENTÍFICO Para o geógrafo, o critério administrativo e o critério estático são falhos, e considera urbana apenas a população que habita aglomerações em que a maioria da população ativa, radicada nela, exerce atividades econômicas secundárias e terciárias, sendo considerada rural aquela em que a maioria da população ativa exerce atividades primárias (3).

QUAL O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A SE URBANIZAR? GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano QUAL O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A SE URBANIZAR? A Inglaterra foi o primeiro país do mundo a se urbanizar (em 1850, mais de 50% de sua população era urbana) (3). Linda Spashett Storye_book / Creative Commons Attribution 3.0 Unported.

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano A urbanização ocorreu da mesma forma e ao mesmo tempo nos países desenvolvidos e nos países subdesenvolvidos?

A URBANIZAÇÃO NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano A URBANIZAÇÃO NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS Inglaterra: ainda em 1850 se urbaniza; Restante da Europa: o processo de urbanização ocorre a partir da segunda metade do século XIX, na fase da Segunda Revolução Industrial; Países subdesenvolvidos: a explosão da urbanização é um fato mais recente, tendo ocorrido rapidamente a partir do século XX (4).

FATORES QUE IMPULSSIONARAM A URBANIZAÇÃO GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano FATORES QUE IMPULSSIONARAM A URBANIZAÇÃO Modernização da agricultura no final do século XVIII (mecanização, introdução de novas técnicas), a chamada REVOLUÇÃO AGRÍCOLA, causou o aumento da produtividade rural e diminuiu a necessidade de mão-de-obra, logo, expulsou o homem do campo; O desenvolvimento da manufatura e o início da Primeira Revolução Industrial. Neste momento, as cidades foram se tornando áreas de atração para uma grande massa de trabalhadores que haviam sido “expulsos” do meio rural (5).

CRESCIMENTO URBANO NO MUNDO GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano CRESCIMENTO URBANO NO MUNDO Em 1900, existiam no mundo dezesseis cidades com população superior a 1 milhão de habitantes. Dentre ela, somente duas – Pequim e Calcutá – situavam-se em países periféricos. Em 1950, havia no mundo vinte cidades com população superior a 2,5 milhões de habitantes. Dentre elas, apenas seis – Xangai, Buenos Aires, Calcutá, Bombaim, Cidade do México e Rio de Janeiro – pertenciam a países subdesenvolvidos. Em 2000, praticamente metade da população vivia nas cidades. As previsões para o ano de 2015 são de que, de 36 cidades com mais de 8 milhões de habitantes, somente quatro pertencerão ao grupo de países mais desenvolvidos ou centrais (Nova York, Los Angeles, Tóquio e Osaka) (6).

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO NO BRASIL GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO NO BRASIL Foi marcado pela formação de algumas grandes cidades, que concentram parcela expressiva das riquezas e também da população brasileira; Ocorreu com expressivo crescimento de atividades terciárias, incluindo as do setor formal e do setor informal da economia; Ocorreu em ritmo acelerado, principalmente entre as décadas de 1950 a 1990, e, geralmente, de forma não planejada; Apresenta padrão periférico de crescimento, com a formação de amplas manchas urbanas e a população de baixa renda sendo empurrada para as áreas distantes do centro.

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano Mas o que é cidade?

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano “o vocábulo urbano, do latim urbs, urbis, significa cidade e, por extensão, os habitantes desta” FIORILLO, 2001 “A cidade é a mais espetacular forma de transformação do espaço geográfico realizada pelos seres humanos.” LUCCI, E. A “Cidade é uma unidade de análise consistindo em um conjunto de edifícios, atividades e população conjuntamente reunidos no espaço.” CLARK, D.

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano A cidade é um “alojamento” de pessoas? Que tipo de cidade nós queremos e merecemos ter?

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano Com mais da metade da população habitando as cidades, vivendo o “urbis”, é comum observar o caos urbano. Falta de infraestrutura, moradia, lazer, trabalho, falta de PLANEJAMENTO que possibilite aos seus moradores condições básicas de vida. O que o geógrafo tem a ver com isso? E você, enquanto cidadão, qual o seu papel na construção de uma cidade melhor?

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano PLANEJAMENTO URBANO Com a finalidade de garantir a função social da cidade, foi criada a Política de Desenvolvimento Urbano. A Constituição Federal do Brasil, nos Art. 182 e 183, trata da questão da política urbana. Imagem: Bruno de Souza Vichi. “Política Urbana - Sentido Jurídico, Competências e Responsabilidades”. Ed. Forum, 2007.

Urbanização e Planeamento Urbano GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano A Constituição Federal do Brasil, nos Art. 182 e 183, trata da questão da política urbana: “Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. § 1° O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. § A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor. (...) Art. 183. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.”

E quanto à função social da cidade? GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano E quanto à função social da cidade?

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano Uma cidade só cumpre sua função social, quando garante a seus habitantes: Moradia; Circulação; Lazer; Trabalho.

MORADIA GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano Imagem: Programa ZUMAR /  GNU Free Documentation License. Imagem: Patrick /  GNU Free Documentation License. MORADIA Imagem: Jo-Jo /  Public domain.

CIRCULAÇÃO GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano Imagem: Ricardo André Frantz (User:Tetraktys) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Henrique Eduardo Alves /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

LAZER GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano Imagem: Bossa67 /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: Shim´on / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. LAZER Imagem: Afulco / GNU Free Documentation License.

TRABALHO GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano Imagem: Roberto J. Galindo / GNU Free Documentation License. Imagem: Hegegage/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. TRABALHO Imagem: joão henrique rosa / GNU Free Documentation License.

A Cidade Nação Zumbi O sol nasce e ilumina as pedras evoluídas Que cresceram com a força de pedreiros suicidas Cavaleiros circulam vigiando as pessoas Não importa se são ruins, nem importa se são boas E a cidade se apresenta centro das ambições Para mendigos ou ricos e outras armações Coletivos, automóveis, motos e metrôs Trabalhadores, patrões, policiais, camelôs A cidade não pára, a cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce A cidade não pára, a cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce A cidade se encontra prostituída Por aqueles que a usaram em busca de saída Ilusora de pessoas de outros lugares A cidade e sua fama vai além dos mares No meio da esperteza internacional A cidade até que não está tão mal E a situação sempre mais ou menos Sempre uns com mais e outros com menos Eu vou fazer uma embolada, um samba, um maracatu Tudo bem envenenado, bom pra mim e bom pra tu Pra a gente sair da lama e enfrentar os urubu Eu vou fazer uma embolada, um samba, um maracatu Tudo bem envenenado, bom pra mim e bom pra tu Pra a gente sair da lama e enfrentar os urubu Num dia de sol Recife acordou Com a mesma fedentina do dia anterior

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano Com a finalidade de regulamentar os Arts. 182 e 183 da Constituição Federal e estabelecer diretrizes gerais da política urbana, foi aprovada em 10 de julho de 2001 a lei denominada ESTATUTO DA CIDADE. Imagem: Steelman / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

PLANO DIRETOR E LEI DE ZONEAMENTO GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano PLANO DIRETOR E LEI DE ZONEAMENTO O Estatuto da Cidade, obriga o Plano Diretor a estabelecer planos não apenas para o espaço urbano, mas para todo o território municipal, incluindo, portanto, o espaço rural. O Plano Diretor é uma lei municipal, obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes, e que cria um sistema de planejamento e gestão do município, determinando as políticas a serem desenvolvidas em um prazo de dez anos em todas as áreas da administração. Os projetos dos outros prefeitos deverão estar de acordo com o plano. Há, também, no âmbito municipal e direcionada para o espaço urbano, a Lei de Zoneamento (uso e ocupação do solo), que define o tipo de uso (residencial, comercial, misto) e o tamanho da construção permitidos em um terreno. No caso das grandes cidades, o Plano Diretor normalmente é implementado com base em planos regionais. Folha de São Paulo. São Paulo, 24 ago 2002. p C-3 Extraído de: LUCCI, E. A; BRANCO, A. L; MENDONÇA, C. Território e Sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2010.

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano SUGESTÃO DE ATIVIDADE Sua cidade tem Plano Diretor? Reúna-se, em grupo de até cinco alunos, e pesquise o Plano Diretor de sua cidade. Caso não haja, pesquise o de uma cidade mais próxima e identifique: O que está exposto no Plano Diretor está sendo cumprido? Como está o ordenamento urbano de sua cidade?

EXERCÍCIOS GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano 1. (FUVEST) No Brasil, as favelas, embora localizadas em sítios diferenciados, apresentam como característica comum: a) o seu caráter periférico, ocupando sempre os limites da mancha urbana. b) o fato de serem uma ocorrência essencialmente ligada às grandes áreas metropolitanas do Sudeste e do Nordeste. c) as habitações de baixo custo, construídas em terrenos de posse definitiva, localizados em loteamentos organizados e destinados às populações de baixa renda. d) a ausência de preocupação com o meio ambiente urbano em razão da natureza desordenada da ocupação, realizada em terrenos públicos ou de terceiros. e) o fato de estarem estruturalmente associadas a bairros tradicionais degradados, com reutilização intensiva de velhos casarões mantidos pela especulação imobiliária. http://www.professor.bio.br/geografia/provas_vestibular_detalhe.asp?universidade=Fuvest-1995 Questão da FUVEST 1995

GEOGRAFIA, 1º ano Urbanização e Planeamento Urbano 2. (PUCCAMP) " A população das grandes metrópoles brasileiras vê-se atingida pelas enchentes exageradas pelo assoreamento dos córregos e rios e pela impermeabilidade dos solos; pela destruição das áreas verdes, pela poluição do ar e da água, pela erosão que afeta os solos de áreas ocupadas de modo inadequado. " A ideia central do texto faz referência: a) ao difícil acesso à terra nas cidades. b) às relações entre o indivíduo e a coletividade nas cidades. c) à intervenção do Estado na organização do espaço urbano. d) à capacidade de resistência da natureza ao crescimento urbano. e) aos problemas ambientais decorrentes da expansão urbana desordenada http://www.professor.bio.br/geografia/provas_vestibular_detalhe.asp?universidade=Puccamp-1992 Questão da Puccamp de 1992

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ANDRADE, M. C. Geografia Econômica. São Paulo: Atlas, 1998. COELHO, M. A; TERRA, L. Geografia geral. O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2001. CLARK, D. Introdução à geografia Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1982. LUCCI, E; BRANCO, A. L; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2010. MEDAUAR, O.(Org). Coletânea de legislação de direito ambiental. Constituição Federal. São Paulo: Revista dos tribunais, 2006.

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   8 Linda Spashett Storye_book / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bradford_Industrial_Museum_032.jpg 21/03/2012 18 Bruno de Souza Vichi. “Política Urbana - Sentido Jurídico, Competências e Responsabilidades”. Ed. Forum, 2007. http://www.americanas.com.br/produto/6578036/livros/direito/direito/livro-politica-urbana-sentido-juridico-competencias-e-responsabilidades 22a Programa ZUMAR /  GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:I_Basti%C3%B3n_antes_de_la_invasi%C3%B3n_11.jpg 22b Patrick - Patrick /  GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Recife-Boa-Viagem.jpg 22c Jo-Jo /  public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Recife_2005_JAN_25_AncientAndModernCenter.jpg 23a Ricardo André Frantz (User:Tetraktys) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Esquina_democr%C3%A1tica.jpg 23b Henrique Eduardo Alves /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Congestionamento_em_Pau_dos_Ferros_RN.jpg 24a Shim'on / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:P_Games.svg 24b Bossa67 /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Crian%C3%A7as_jogando_futebol_de_areia.jpg 24c Afulco /  GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parque_Fulco.jpg

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   25a Roberto J. Galindo / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Childbirth_labor.jpg 21/03/2012 25b Hagegage /  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Labor_M%C3%A9guin.jpg 22/03/2012 25c joão henrique rosa / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Trabalho.JPG 27 Steelman /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:LSFUrb03.JPG