DA RENSACENÇA AO EPORTE MODERNO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E.E.BRAZ SINIGAGLIA PROJETO:LUTAS OU BRIGAS? DISCIPLINA:ED.FISICA
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Perfil do Profissional
ESTÉTICA Arte e realidade
Carta Olímpica.
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Georg Kerschensteiner
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 04 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 | Versão 1.0.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Carta Olímpico.
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A proposta de um pensamento positivo
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Educação Física Ginástica? Medicina? Cultura? Jogo? Esporte? Política?
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Augusto Comte e o Positivismo
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Rosana Fachada Daniela Marcondes
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Saúde e Educação Física
Prof. José Roberto Medina
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Introdução e contextualização histórica
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
periodização da vida como construção social
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
vídeo
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Transcrição da apresentação:

DA RENSACENÇA AO EPORTE MODERNO

Transição QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO IDADE MÉDIA - ascensão do Cristianismo - culto ao corpo = pecado     A RENASCENÇA Nova explosão: cultura física – artes – música - ciência - literatura. Davi de Michelangelo 1423 – LA CASA GIOCOSA Criada por Vitorio de Feltre conteúdo programático incluía os exercícios físicos. Humani Corporis Fábrica" de Andrea Vesalius

características ESPORTES MUITOS VIOLENTOS – herança da cultura romana Em 1313 – Londres - proibição do jogo de bola sob alegação de grandes transtornos na vida da cidade. 1660 – permite-se novamente a prática de jogos com bola Surgimento de intelectuais preocupados com o desenvovlimento do corpo

O movimento contra o abuso do poder no campo social O Iluminismo O movimento contra o abuso do poder no campo social Jean-Jaques Rousseau (1712-1778) “pensar dependia extrair energia do corpo em movimento” Johann Pestalozzi (1746-1827). Pedadogo – inovação na metodologia educativa Focada na unidade da personalidade humana e na totalidade do homem, “um todo que age”. Escola primária popular e sua atenção estava focada na execução correta dos exercícios.

PESTALOZZI “movimento físico deve ser ensinado paralelamente àquele intelectual, e ensinado por educadores competentes não só tecnicamente, mas também sobre o aspecto pedagógico e psicológico, pois tanto o resultado natural como o ato ginástico devem fazer conseguir a força, a resistência, a coragem, o vigor.”

Esporte Sociedade Rituais religiosos – combates de extermínio Imposição violenta do poder e controle político Liberdade de associativismo e pacificação das condutas esportivas Parlamentarismo e código de condutas e normas Descarregador de tensões e emoções de forma controlada Controle de tensões, instintos e sentimentos Esporte Sociedade Grandes escolas Inglesas esporte/passatempo redirecionar agressividade Burguesia – atividade ociosa, educação formal para demonstração, distinção de status Transformações sociais e culturais pós industrialização trazem conceitos de padronização e racionalização regras universais – trocas esportivas entre diferentes agentes ++++ Classe operária esporte- ocupação do tempo livre novos significados – corpo como meio

Thomaz Arnold Cidade de Rugby 1928 – reitor Reitor do Colégio de Rugby (Oxford) seguidor de Pestalozzi Introduz jogos e atividades para os jovens Despertar lideranças Entreter jovens Reforçar valores e morais da sociedade Grandes Escolas – Educação e Esporte Simbolo de distinção burguesa

Thomaz Arnold A prática dos jogos esportivos tinha os seguintes objetivos para Arnold: natureza psico-física: enrobustecer e fazer o corpo adquirir um bom equilíbrio orgânico e ao mesmo tempo aquietar e frear os sentidos; natureza moral oferecer uma experiência pessoal em perseguir um fiel real e tangível, mediante os seus esforços e a sua vontade; natureza social: assumindo a direção e a organização dos jogos, os jovens preparavam-se para dirigir as atividades práticas em vista dos seus futuros inserimentos na classe de dirigentes ou de ricos burgueses.

Reorganização dos jogos Olimpicos 1896 - Pierre Coubertain -Jogos * promover a paz entre os Promover o desenvolvimento das qualidades físicas e morais, enquanto princípios básicos do esporte; Educar a população jovem, através do esporte, buscando estimular-lhe um espírito de melhor entendimento e amizade, para a construção de um mundo melhor e mais pacífico; Espalhar os princípios olímpicos, pelo mundo, em um grande festival esportivo, os Jogos Olímpicos. AMADORISMO e FAIR PLAY

JIGORO KANO   Em 1882 funda sua escola de prática de lutas corporais, o KODOKAN (Escola para Estudar o Caminho), relacionamento, a fraternidade, a disciplina, o civismo e o respeito “disseminar novo método de luta mais esportivo e embasado, mais seguro e sem segredos que impedissem divulgação generalizada, podendo ser usufruido por todos, desde crianças até adultos em idade avançada” professor e vice presidente e reitor do Colégio dos Nobres, secretário da Educação Nacional, diretor da Escola Normal Superior, presidente do Centro de Estudos das Artes Marciais, Pai da Educação Física no Japão

JIGORO KANO 1909 - o primeiro asiático membro do Comitê Olímpico Internacional. Em 1912 Kano vai à Europa para assistir a 5ª Olimpíada, em Estocolmo, na Suécia. é homenageado pelo rei da Suécia por seus esforços para promover o desporto dentro de um espírito elevado. Em 1920, na Bélgica (Amberes) ele vai à Europa novamente, agora com o grande objetivo de divulgar o judô. Alguns dos Princípios do Judo: Conhecer-se é dominar-se, e dominar-se é triunfar. Quem teme perder já está vencido. Quando verificares, com tristeza, que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado. O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoa Saber cada dia um pouco mais, utilizando o saber para o bem, é o caminho do verdadeiro judoca. Praticar o judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como ensinar o corpo a obedecer corretamente. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.

Esporte Sociedade AMADORISMO (prática de elite) x PROFISSIONALISMO (prática popular) Assembléias representativas da sociedade consolidação do parlamentarismo Burocratização. Eqüidade, Quantificação, Organização / Racionalização / Secularismo - Busca de recordes Competição, êxito, méritos individuais, oportunidades * Liberalismo econômico- padronização Esporte Sociedade Fortalecimento das competições profissionais e internacionalização EUA – lógica instintiva de consumo – estilo de vida consumista Consumo associado ao esporte pratica e hábitos informais serviços espetáculo Mercadoria Esporte – Televisão - espetáculo Mercantilização da cultura comunicação de massa televisão informação como bem precioso publicidade, design, marketing