Modelos de Gestão e Organização 1. Organizações & Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira marcio.moreira@uniminas.br http://si.uniminas.br/~marcio/ Ref. Profa. Kátia Lopes Silva
Objetivos da unidade Definir Organizações Demonstrar que organizações podem ser vistas como sistemas: Como o modelo de sistemas (entradas – transformação – saídas) pode ser utilizado para descrever todos os tipos de produção, independentemente do que produzam Apresentar o conceito de produtos: Diferenciar bens e serviços Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Pilares de uma organização Direção Tecnologia e Processo Estrutura Pessoas Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Definição de organizações 1 Organizações são: Entidades sociais dirigidas por metas, desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e são ligadas ao ambiente externo Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Definição de organizações 2 Organizações são: Conjunto de 2 ou mais pessoas, inseridas numa estrutura aberta ao meio externo, trabalhando em conjunto e de um modo coordenado para atingir objetivos Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Funções nas organizações Negócio Funções • Contabilidade • Distribuição • Engenharia • Operações • Finanças • Recursos humanos • Marketing Fabricação Construção Transporte Saúde Atacado Varejo Bancos Governo • ----------------- Tipos de organização Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Áreas especializadas das funções Métodos quantitativos Comportamento organizacional Administração geral Sistemas de informação Economia Negócios internacionais Ética empresarial e legislação Fabricação Construção Transporte Saúde Atacado Varejo Bancos Governo • ----------------- Tipos de organização Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
A organização como um sistema Ambiente Recursos Transformados Materiais Insumos Informações Consumidores Transformadores Instalações Pessoal Máquinas Processos Agregação de Valor Processo de Transformação Bens & Serviços Entradas Saídas Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Conceito de operações ou processos Clientes internos e externos Insumos Trabalhadores Gerentes Equipamentos Instalações Materiais Serviços Terrenos Energia Processos e operações 5 1 2 3 4 Resultados Serviços Bens Informação sobre o desempenho Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Exemplo: Processo Clínica Médica F T S M: Médico (consultórios médicos) R: Radiologia (raios X) T: Triagem (avaliação da gravidade da doença) S: Sangue (teste em laboratório) F: Farmácia (aviamento de receitas) Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Exemplo: Processo Clínica Médica Exame físico Exame físico M R F T S M: Médico (consultórios médicos) R: Radiologia (raios X) T: Triagem (avaliação da gravidade da doença) S: Sangue (teste em laboratório) F: Farmácia (aviamento de receitas) Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Exemplo: Processo Clínica Médica Exame físico Exame físico M R F Braço quebrado Braço quebrado T S M: Médico (consultórios médicos) R: Radiologia (raios X) T: Triagem (avaliação da gravidade da doença) S: Sangue (teste em laboratório) F: Farmácia (aviamento de receitas) Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Exemplo: Processo Clínica Médica Exame físico Gripe Exame físico M R F Braço quebrado Braço quebrado T S Gripe M: Médico (consultórios médicos) R: Radiologia (raios X) T: Triagem (avaliação da gravidade da doença) S: Sangue (teste em laboratório) F: Farmácia (aviamento de receitas) Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Crescimento do setor de serviços Porcentagem da força de trabalho 40 – 30 – 20 – 10 – | | | | | 1959 1969 1979 1989 1999 Fabricação, mineração e construção Outros serviços Vendas no atacado e no varejo Governo Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Tipos de produtos Bens Serviços Tangíveis Podem ser estocados Nenhuma interação entre cliente e processo Intangíveis Não podem ser estocados Interação direta entre cliente e processo Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Questionamento Um corte de cabelo: Um restaurante: É um bem ou serviço? É tangível ou intangível? O cliente participa? Um restaurante: Vende bem ou serviço? É tangível ou intangível? Estoca seus produtos? Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Produtos: Feixe de Bens e Serviços 100% 50% 50% 100% Automóvel Carpete Instalado Restaurante "Fast Food" Restaurante Manutenção de Automóveis Hospital Cabeleireiro Consultoria Psicanálise Lojas de Auto Serviço Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Processos de transformação Tipo Designação Propriedades físicas Manufatura Localização Transporte Posse Vendas no varejo Estocagem Armazém Acomodação Hotel Estado psicológico Entretenimento Informacional Banco Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Aplicando o modelo de sistemas Para uma Penitenciária: Pensando no cotidiano desta organização Entradas: Detento, guardas, armas, alimentação, etc. Transformação: Manter o detento fora da sociedade Saídas: Detento preso e sociedade segura Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Reflexão Descreva as organizações abaixo usando o modelo sistêmico (entrada, transformação e saídas): Uma companhia aérea Uma floricultura Uma filial de banco Uma padaria Um fabricante de roupas Uma empresa de contabilidade Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização