Linguagens, Códigos e suas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Professor-artista-professor
O QUE SABER.
LINGUAGEM CÊNICA.
Técnicas de Negociação
Música: uma viagem através das décadas
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Técnicas para audiodescrição: algumas dicas
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Arte e representação.
Aplicando novas ferramentas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
ESTÉTICA Arte e realidade
BENCHMARKING.
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Shall we dance Clicar Degas - Ballet Rehearsal.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
EBSCOhost Pesquisa avançada.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
III Dimensões da ação humana e dos valores
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS
Metodologia do Ensino de Arte
Centro Educacional Pioneiro
Tecnologias - Matemática
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Normatização para apresentações
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Diário e Blog.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Equações termoquímicas
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
TECNOLOGIAS - Matemática Razões trigonométricas no triângulo retângulo
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Linguagens Artísticas
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Breve introdução ao estudo da Arte.
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Base nacional comum curricular
Disciplina de Arte.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA Ensino Médio, 1º ano O processo de produção de textos filosóficos.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte Ensino Fundamental, 9° Ano DANÇA - A coreografia

ARTE ARTE DANÇA ARTE ARTE A COREOGRAFIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA ARTE ARTE DANÇA ARTE Imagem: whoALSE / Creative Commons Attribution 2.0 Generic ARTE A COREOGRAFIA

A DANÇA "A arte é a assinatura da civilização." (Beverly Sills) ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A DANÇA Dançar é definido como uma manifestação instintiva do ser humano. Antes de polir a pedra e construir abrigos, os homens já se movimentavam ritmicamente para se aquecer e comunicar. Considerada a mais antiga das artes, a dança é também a única que dispensa materiais e ferramentas. Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem. "A arte é a assinatura da civilização." (Beverly Sills) Imagem: Michael Muccioli / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica http://artedesjbv.blogspot.com.br/2009/0 3/historia-da-danca-dancar-e-definido.html

A DANÇA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA É a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele. Imagem: jeff / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://www.brasilescola.com/artes/danca.htm

A DANÇA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A dança é essencialmente uma arte corporal como o teatro e o circo. Imagem: U.S. Air Force Photo/Josh \Plueger / public domain

A DANÇA Realizar o movimento e composição poética.” ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A DANÇA ARTE DIREITO DE TODOS! Realizar o movimento e composição poética.” Para a dança o conhecimento também está no corpo. Desenvolver a psicomotricidade, executando movimentos e relacionando-os às experiências vividas pelo indivíduo. Promover a consciência e domínio corporal. http://diariocult.wordpress.com/tag/cisne-negro/

ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A DANÇA Podemos dizer que a dança é uma escrita hieroglífica, onde os elementos possuem sua tradução significativa a partir das relações que estabelecem dentro do conjunto da cena. É fundamental nessa linguagem cênica a exploração de significados, através da relação dos significantes de diferentes linguagens (movimentos, palavras, formas, imagens, sons. http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.castelobranco.br%2Fsistema%2Fnovoenfoque%2Ffiles%2F02%2Fmaria_patricia.doc&ei=lcUzUMDFKIjl0QGk2oCYBw&usg=AFQjCNG8ntf0Fp8mxNjgenaq5mg6kMjt6A&sig2=I8z6SmOY9zTP9ZGpAiy2FQ http://diariocult.wordpress.com/tag/cisne-negro/

A DANÇA E A COREOGRAFIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A DANÇA E A COREOGRAFIA Na dança temos o movimento do corpo como signo da linguagem, movimento esse que envolve tanto uma dimensão tangível como intangível, que ultrapassa a esfera do concreto, do visível, do explicável, do mensurável. Esse entendimento do movimento na dança é que a difere de outras manifestações do corpo em movimento, nos permitindo dizer que nem todo movimento se constitui dança cênica, mas, por outro lado, qualquer movimento pode se transformar em dança na medida em que pode receber um tratamento poético. É preciso que o artista tenha o domínio sobre os elementos constitutivos da sua linguagem artística, viabilizando assim a ação criadora. Imagem: LGEPR, LG Electronics(LG전자)'s flickr account / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

A DANÇA E A COREOGRAFIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A DANÇA E A COREOGRAFIA À medida que o corpo é sujeito e objeto da linguagem da dança, seus elementos estruturadores possibilitam variações expressivas desse corpo. OS FUNDAMENTOS Movimento, espaço, forma, dinâmica e tempo, são essenciais à pesquisa corporal, são subsídios fundamentais para a prática, reflexão e apreciação da dança. O corpo em ação na dança se expressa em totalidade, dominando e conhecendo seus elementos estrutura- dores, é possível transformar qualquer movimento em arte. Imagem: Ji-Elle / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

A COREOGRAFIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA COREOGRAFIA- são movimentos pré-estabelecidos, definidos e ensaiados com a música. As três dimensões do espaço, o tempo, os limites do corpo humano, a música, o movimento e os efeitos plásticos são alguns dos aspectos que têm de ser considerados na arte da coreografia. Arte de criar e compor danças, o termo coreografia (do grego choreia, "dança", e graphein, "escrita"), designava, nos séculos XVII e XVIII, um sistema de sinais gráficos que representam os movimentos dos bailarinos. Esse significado foi atribuído à expressão "notação coreográfica", a partir do século XIX. Coreografia e coreógrafo passaram então a designar, respectivamente, a arte e o profissional da composição de danças. Enquanto na música o compositor escreve a partitura à medida que compõe, na coreografia o autor cria os movimentos, mas a notação deles é feita por outros profissionais, que grafam tais movimentos em sinais eventualmente ininteligíveis para o criador. Imagem: dalbera / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

A COREOGRAFIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA É arte de compor trilhas ou roteiro de movimentos que compõem uma dança. Em toda forma de balé existe uma ISSU coreografia, no balé clássico ela é composta por um grupo de movimentos mais padronizados, na dança moderna os movimentos são mais livres e na dança contemporânea há quase uma quebra do conceito de coreografia já que, ao contrário das outras duas os movimentos são tão livres que nem sempre há uma representação gráfica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Coreografia Imagem: Nazareth College / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

A COREOGRAFIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A coreografia serviria, portanto, para descrever a dança que será executada, ou melhor, a coreografia é o conjunto de movimentos e a sequência deles que compõe a dança que segue uma trilha musical. Muito embora haja espetáculos de dança contemporânea sem trilha musical. Neste sentido, as variações de uma coreografia seriam as diferentes formas de interpretação para uma determinada coreografia de acordo com a qualidade técnica e opção artística dos bailarinos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Coreografia Imagem: Felimartinez / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

O COREOGRÁFO ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA O coreógrafo é o profissional inventivo que cria movimentos de dança, os deslocamentos. Este profissional exprime por meio da dança e de gestos corporais, seus sonhos e ideais, suas histórias em conjunto com a música. Ele elabora movimentos em cena e desenvolve tanto musicais quanto representações coreográficas. Normalmente o coreógrafo também atua como docente de dança, enquanto orientador transmite aos alunos distintas modalidades de danças já estabelecidas e conhecidas, o especialista em coreografia cria movimentos, renova o acervo de passos e gestos corporais. O especialista os ensina aos interessados em aprender dançar, mesclando movimentos antigos com outros que ele inventa. Imagem: Brittany Carlson (USAG Stuttgart) / public domain http://www.infoescola.com/profissoes/coreografo/

O COREOGRÁFO ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA O coreógrafo é livre e segue apenas sua fantasia: seus únicos juízes e guias são o próprio senso estético e sua bagagem técnica. É necessário, no entanto, que tenha profundo conhecimento de formas de dança e vasta cultura musical e plástica. Suas fontes podem ser clássicas, modernas, folclóricas ou populares; pode recorrer à mímica e à acrobacia, para compor movimentos expressivos, imitativos ou abstratos, inventados ou imitados, Estilizados, a seu gosto. Usa em massas ou solistas, grupos maiores ou menores, sempre em busca de uma composição plástico- rítmica de efeitos estéticos. A base de seu trabalho é o ritmo; pode seguir a música, contrapor-se a ela, comentá-la ou dela prescindir totalmente e criar seu ritmo próprio. http://www.clipestesia.com.br/magazine/2009/edicao1809/images/clipe4.jpg Imagem: Inaside09 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

OS COREOGRÁFOS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA OS COREOGRÁFOS *Ballet-Mikhael Fokine (1880-1942) é um dos mais conhecidos coreógrafos do século XX. *Charles-Louis- Pierre de Beauchamps espécie de principal coreógrafo da França. *Jean Georges Noverre, é o principal artista da reforma do Balé. *François Delsarte, Marius Petipa Diaghilev, Balanchine entre outros., Na Dança Moderna Isadora Duncan, Martha Graham Ruth Saint-Denis e Ted Shawn, Kurt Joos . Martha Graham e Doris Humphrey, etc. Dança Contemporânea MercierPhillip Cunningham, Paul Taylor, Trisha Brown,etc. Imagem: Leafar / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported *Pina Bausch Começou os seus estudos aos 14 anos sob a direção de Kurt Joos na Folkwang School. NO BRASIL -* Maria Duschenes é uma pioneira da dança moderna no Brasil. HOJE NO BRASIL – Débora Colker, Fly, Ana Botafogo, Jaime Arôxa, Carlinhos de Jesus, Ismael Ivo, etc. PERNAMBUCO- Fred Salim, Maria Paula, Arnaldo Siqueira, Pedro Salustiano, Antonio Nóbrega, dentre outros. http://www.dicasdedanca.com.br/wp-content/uploads/2009/06/mikhael-fokine-150x150.jpg http://www.centroartisticodedanca.com.br/site_novo/paginas/historia.asp

A CRIAÇÂO DA COREOGRAFIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A CRIAÇÂO DA COREOGRAFIA Criar uma coreografia é uma experiência interessante e gratificante. É também um desafio, que exige organização, criatividade e visão. Há muitos fatores a considerar, como tema, estilo, figurino, iluminação e habilidade dos bailarinos. A coreografia é não somente sobre os passos de dança, é o processo de transformar sua criatividade em uma realidade e existem muitas ferramentas diferentes que você pode usar para atingir este objetivo. http://www.idealfilmagem.com.b r/index.php?option=com_content&view=article&id=104:como-montar-uma-coreografia-o-que-voce-precisa-saber-para-coreografar&catid=40:dica-para-professores&Itemid=58 Imagem: Jeangagnon / The use of this image is free for any purpose

A CRIAÇÂO DA COREOGRAFIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A CRIAÇÂO DA COREOGRAFIA CRIATIVIDADE Variedade é a palavra chave para a coreografia ficar interessante. Alterações no ritmo, humor e movimento para criar profundidade e versatilidade como um show. Há elementos contrastantes: Mudanças de passos, etapas e lugares. Níveis Alta / baixa * Lento/ Moderado/Rápido * Simples / elaborados Som / silêncio Figurinos, iluminação, adereços e cenografia são todos elementos que podem ser utilizados para apoiar a coreografia. Imagem: Lance Cpl. Marcel C. Brown / public doamin http://www.dicasdedanca.com.br/dicas-de-danca-como-montar-uma-coreografia-o- que-voce-precisa-saber-para-coreografar.html http://suscitas.blogspot.com.br/2007/08/grupo-corpo-em-ltima-a presentao-de-breu.html

O ESTILO DA COREOGRAFIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA O ESTILO DA COREOGRAFIA Qual o estilo da coreografia que você deseja criar? Moderno, hip-hop, jazz, tap, clássica ou gospel. Você já pode ter uma determinada música para a coreografia, ou simplesmente uma ideia do tipo de desempenho que pretende desenvolver. Seja qual for o seu ponto de partida de inspiração, permanecer fiel ao seu estilo, escolhendo a coreografia da música, passos de dança, movimentos, iluminação, figurinos e adereços que vão expressar o seu tema de forma eficaz. http://www.dicasdedanca.com.br/dicas-de-danca-como-montar-uma-coreografia-o-que-voce-precisa-saber-para-coreografar.html Imagem: Stephenson, Al, Photographer / public domain

A ARTE QUE SE FAZ NO MUNDO! ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A C O R E G F I A ARTE QUE SE FAZ NO MUNDO! ESTILOS DE COREOGRAFIA A COREOGRAFIA NO ESPAÇO

A COREOGRAFIA E A GEOMÉTRIA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA E A GEOMÉTRIA CÍRCULO QUADRADO TRIANGULO POLÍGONOS LINHAS Imagem: Valter Campanato / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

A COREOGRAFIA COM DESENHO ARTÍSTICO ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM DESENHO ARTÍSTICO Imagem: JMR_Photography / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

A COREOGRAFIA COM DESENHO ARTÍSTICO ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM DESENHO ARTÍSTICO Imagem: Wouter Hagens / GNU Free Documentation License

A COREOGRAFIA SOLO ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA SOLO Imagem: Raphael Goetter / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

A COREOGRAFIA PAR | DUO ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA PAR | DUO / Imagem: Institutojoaoxxiii / Public domain /

A COREOGRAFIA EM TRIO ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA EM TRIO Imagem: Fanny Schertzer / GNU Free Documentation License / Imagem: S. (Sol) Hurok (theatrical producer) / public domain

A COREOGRAFIA EM GRUPOS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA EM GRUPOS V I A R T E Imagem: Paulman / GNU Free Documentation License Imagem: Thomas Wanhoff / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

A COREOGRAFIA ARTE CIRCENSE ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A ARTE DO CIRCO DE SOLEIL A COREOGRAFIA ARTE CIRCENSE Imagem: Ed Schipul / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

A COREOGRAFIA COM CAIXAS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM CAIXAS Vídeo disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=lh0KAH6SKts

A COREOGRAFIA COM JARROS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM JARROS Imagem disponível no site: http://www.robertaonthearts.com/dance/idOnstage140.html

A COREOGRAFIA COM ÁGUA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM ÁGUA Imagem: Mark Sadowski / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

A COREOGRAFIA COM BONECOS | CARROS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM BONECOS | CARROS Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kPXFtc7-Lso Imagem: Sakaori / GNU Free Documentation License

A COREOGRAFIA COM SOMBRINHAS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA Imagem: Frank Vincentz / GNU Free Documentation License A COREOGRAFIA COM SOMBRINHAS Imagem: Carampaima / public domain

A COREOGRAFIA COM CORDAS | BAMBU A COREOGRAFIA COM TACOS DE SINUCA ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM CORDAS | BAMBU A COREOGRAFIA COM TACOS DE SINUCA Imagem: PhilipDM / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

A COREOGRAFIA COM FAIXAS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM FAIXAS Imagem: Vmenkov / GNU Free Documentation License

A COREOGRAFIA COM TECIDOS | CADEIRAS | BASTÕES ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM TECIDOS | CADEIRAS | BASTÕES Imagem: Ji-Elle / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

A COREOGRAFIA COM TAMPAS | LATAS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM TAMPAS | LATAS Imagem: Arne Müseler / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany

A COREOGRAFIA COM VARAL DE ROUPAS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM VARAL DE ROUPAS Imagem: David Gómez Fontanills / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

A COREOGRAFIA COM VASSOURAS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM VASSOURAS Imagem disponível no site: http://www.folhape.com.br/blogfoco/?p=25419

A COREOGRAFIA COM FITAS ARTE – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: A COREOGRAFIA A COREOGRAFIA COM FITAS Vídeo disponível no site: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3vLFkG0qIqs E TEM MAIS COM OUTROS MATERIAIS . EM ARTE USE E ABUSE DE SUA IMAGINAÇÃO!!!!!

ATIVIDADES ARTÍSTICAS ARTE – 9º ANO DANÇA: A COREOGRAFIA ATIVIDADES ARTÍSTICAS ATIVIDADE INICIAL Apreciação e análise de danças que apresentem temáticas e uso de objetos cênicos. 1- Solicitar aos educandos imagens de notícias que para eles são importantes. Podem ser de diferentes temas. 2- Organizar grupos e realizar a leitura de imagens: quais gestuais, expressões, realizam as pessoas no momento da fotografia? Há objetos? O que eles estariam sentindo e que sensações despertou no educando ao contemplá-la? 3-Que músicas e ritmos poderiam representá-las? 4-Releitura: Que história poderia ser contada a partir das imagens com coreografia? 5-Selecionar as que são mais pertinentes à educação, criação, questionamentos sentimentos e emoções. 6- Realizar aquecimento corporal e orientar experimentações gestuais frente às temáticas apresentadas. 7-Produção sistemática em laboratório de criação de passos e sequências para coreografia. 8- Solicitar os adereços cabíveis para a representação cênica. 9- Produzir figurinos e cenografia que estejam pertinentes à coreografia. 11-Fazer uso de recursos audiovisuais, artes visuais e sons. 10-Realizar apresentação e avaliação. Faça a sua obra de Arte!

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   2 whoALSE / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cirque_Du_Soleil,_Varekai_in_Melbourne.jpg 14/09/2012 3 Michael Muccioli / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_contemporary_dance_performance,_Rage_Box_Contemporary_Dance_Center.jpg?uselang=pt-br 4 jeff / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Grace_in_winter,_contemporary_ballet.jpg 5 U.S. Air Force Photo/Josh Plueger / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cirque_Soleil_Stilt_2.jpg 8 LGEPR, LG Electronics(LG전자)'s flickr account / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:SNSD_Chocolate_performance.jpg 9 Ji-Elle / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet_national_du_Rwanda-Danseurs_%283%29.jpg 10 dalbera / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Royal_Ballet_Camboda_Apsara_Mera.jpg 11 Nazareth College / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bend_and_Snap,_contemporary_dance_performance_at_Nazareth_College_Arts_Center,_Rochester,_New_York_-_20090925.jpg?uselang=pt-br

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   12 Felimartinez / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet_Nacional_de_Cuba.jpg 14/09/2012 13 Brittany Carlson (USAG Stuttgart) / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Army_52862_Zumba_adds_Latin_dance_to_fitness_routine.jpg 14 Inaside09 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Inaside_Chicago_Dance.jpg 15 Leafar / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pina_Bausch_cropped.jpg 16 Jeangagnon / The use of this image is free for any purpose http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dralion-Vienna.jpg 17 Lance Cpl. Marcel C. Brown / public doamin http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Houston_Texans_cheerleaders_at_Iwakuni_2.jpg 18 Stephenson, Al, Photographer / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Unicoi_Cloggers_Bavarian_Polka-557791.jpg 20 Valter Campanato / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil http://commons.wikimedia.org/wiki/File:%C3%8Dndios_da_etnia_Terena2.jpg 21 JMR_Photography / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:South_Indian_Film_Dance.jpg 22 Wouter Hagens / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dervish_dance_G.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   23 Raphael Goetter / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Floor_choreography_7551.jpg 14/09/2012 24 Institutojoaoxxiii / Public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ritmos_e_Dan%C3%A7as_do_Brasil_indias.JPG 25a S. (Sol) Hurok (theatrical producer) / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet_Russe_de_Monte_Carlo_Nutcracker_1940.JPG 25b Fanny Schertzer / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rwandan_dancers.jpg 26A Thomas Wanhoff / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vietnamese_Dancers_2.jpg 17/09/2012 26B Paulman / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Awa_Odori_Dancers.JPG 27 Ed Schipul / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Liz_Vandal_costumes_at_OVO!_by_Cirque_de_Soleil.jpg 30 Mark Sadowski / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ski_Ballet_Cell.jpg 31 Sakaori / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:9_of_Tenzushi-mai_dance_dolls.JPG 32A Frank Vincentz / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Schwelm_-_Heimatfest_2012_027_ies.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   32B Carampaima / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kasa-odori_Parade.jpg 17/09/2012 33 PhilipDM / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Singkil.jpg 34 Vmenkov / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:VM_0245_Sale_Primary_School_-_Maypole_dance.jpg 35 Ji-Elle / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet_national_du_Rwanda-Danseurs_%283%29.jpg 36 Arne Müseler / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany http://commons.wikimedia.org/wiki/File:2009_07_07_arne_mueseler_0037.jpg 37 David Gómez Fontanills / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Documenta_12_P6120036.JPG