20 de Novembro: dia da Consciência Negra WebQuest elaborada por Fernanda Ravanelli Cosso Iwahata, com participação de Lúcia Helena Dinis Valiante, Marcus Vinícius da Gama Bentes e Danielle B. L. Faria de Morais
Introdução Atacaram seu planeta e roubaram vocês. Imaginem que vocês são extraterrestres idênticos aos humanos, mas são verdes. Atacaram seu planeta e roubaram vocês. Vocês foram trazidos aqui no planeta Terra para trabalhar, em troca só de alimentação e um lugar para dormir. Quem não obedecer, essas regras, será castigado. Passados 200 anos devido a muita luta, vocês são libertados mas, o preconceito continua e lhes são reservados os piores trabalhos e a falta de oportunidades. Da mesma maneira, o Negro foi trazido para o continente Americano e sofreu com esse mesmo preconceito. Descubram como eles lutaram e lutam até hoje para vencer esse preconceito e conquistar seu direito de igualdade, pesquisando sobre o Dia da Consciência Negra.
Tarefas Pesquisar o tema na internet; Elaborar dramatização; Elaborar Jogral; Elaborar cartaz; Elaborar maquete e Escrever uma redação sobre o que você compreendeu do tema. Apresentar o tema para os demais colegas da escola no dia 21 de novembro.
Processo Vocês se organizarão em 4 grupos com 8 alunos; Cada grupo ficará responsável por uma tarefa; grupo 1 – dramatização, grupo 2 – jogral, grupo 3 – cartazes e grupo 4 – maquete. Em todos os grupos é importante conter informações como: Mostrar que todos temos a mesma origem, viemos dos antepassados da África. Como foi a escravidão no Brasil, quanto tempo durou; A importância da data de 20 de novembro e porquê ela foi escolhida; Apresentar os negros que se destacaram na sociedade e fizeram a diferença. Ao final, todos escreverão uma redação a respeito do que desenvolvemos nesse projeto;
Recursos Palestra ministrada pelo professor de História Marcus Vinícius; Leitura e interpretação de imagens e obras relacionadas ao tema, apresentadas pela professora Danielle de arte; Explanação a respeito de técnicas sobre confecção de cartazes, criação de esboço e confecção de maquetes. Filme “Besouro”, filme brasileiro, direção de Daniel Tikhomiroff, sobre a história da capoeira e escravidão, que será passado pela professora Lúcia; Sites sugeridos para pesquisa: http://www.expo500anos.com.br/painel_21.html http://www.historiamais.com/palmares.htm http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/quilombos/ http://www.historiabrasileira.com/escravidao-no-brasil/trafico-de-escravos-para-o-brasil/
Objetivos Parcialmente Atingidos Avaliação Objetivos Atingidos Objetivos Parcialmente Atingidos Objetivo não atingido Jogral Apresentaram sem apoio de texto, entenderam bem o tema e as informações estavam completas e resumidas. Apresentaram com o apoio de leitura de texto e as informações estavam resumidas. Fizeram a leitura mas o conteúdo não estava claro e nem completo. Dramatização sobre o tema. Entenderam bem o tema proposto, foram criativos, apresentaram de maneira interessante o tema. Entenderam o tema, foram criativos. Não compreenderam a protosta. cartaz Excelente apelo visual. Evidência de trabalo criativo. Informações completas de maneita sintética. O material tem apelo visual e as informações estão completas e sintetizadas. Pouco apelo visual. Informações incompletas Maquete O produto final ficou de acordo com as etapas do esboço, houve criatividade na coleta do material utilizado, executou com organização e está pertinente ao tema. Foi executado com organização e está pertinente ao tema. Pouca relação com o tema e a execução foi desorganizada.