20 de Novembro: dia da Consciência Negra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

DESPERTANDO O GOSTO PELAS HISTÓRIAS INFANTIS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
“PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER
Webquest: História Professora: Fernanda
WebQuest Início e Formação do Universo !
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
MODA PELO MUNDO EM VÁRIAS ÉPOCAS
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INTRODUÇÃO
Os presidentes do meu Brasil
Meu Malvado Favorito.
WEBQUEST LIXO ELETRÔNICO.
Diversidade de mamíferos
Projeto: 2º ano - Turma-21 Prof. Janete Fassini Alves
SING SING SING SING.
Referências e Citações
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
1: nome e descrição da marca, produto ou serviço
Lenda do Guaraná.
WEBQUEST EMEF VITUS LAJEADO.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
PRÓXIMOS CAPITULOS DEUTERONÔMIO CAPÍTULO 21 NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE EXPIAÇÃO POR UMA MORTE CUJO AUTOR É DESCONHECIDO 1 - Moisés disse ao.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
A descoberta dos Animais
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Profa. Reane Franco Goulart
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
CAPOEIRA REGIONAL E CAPOEIRA ANGOLA
Criado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II.
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
Merigdriane INTRODUÇÃO PROCESSO AVALIAÇÃO TAREFA RECURSO
TRÂNSITO É QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
Tema: Dia da Consciência Negra
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Alimentação Saudável Corpo São
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos.
SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA
Brincadeiras Indígenas
Professoras: Edna Maria Alves Ferreira
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
VITÓRIA CIDADE SOL TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO AVALIAÇÃO
Elaborando roteiros de rally pelas regiões do Brasil
PARTICIPAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
A mentira Introdução Processo Tarefa Avaliação
Pequeno Explorador 8º Ano Escola Municipal Suzana Imbassahy
Título Introdução Tarefas Processo Recursos Avaliação
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Transcrição da apresentação:

20 de Novembro: dia da Consciência Negra WebQuest elaborada por Fernanda Ravanelli Cosso Iwahata, com participação de Lúcia Helena Dinis Valiante, Marcus Vinícius da Gama Bentes e Danielle B. L. Faria de Morais

Introdução Atacaram seu planeta e roubaram vocês. Imaginem que vocês são extraterrestres idênticos aos humanos, mas são verdes. Atacaram seu planeta e roubaram vocês. Vocês foram trazidos aqui no planeta Terra para trabalhar, em troca só de alimentação e um lugar para dormir. Quem não obedecer, essas regras, será castigado. Passados 200 anos devido a muita luta, vocês são libertados mas, o preconceito continua e lhes são reservados os piores trabalhos e a falta de oportunidades. Da mesma maneira, o Negro foi trazido para o continente Americano e sofreu com esse mesmo preconceito. Descubram como eles lutaram e lutam até hoje para vencer esse preconceito e conquistar seu direito de igualdade, pesquisando sobre o Dia da Consciência Negra.

Tarefas Pesquisar o tema na internet; Elaborar dramatização; Elaborar Jogral; Elaborar cartaz; Elaborar maquete e Escrever uma redação sobre o que você compreendeu do tema. Apresentar o tema para os demais colegas da escola no dia 21 de novembro.

Processo Vocês se organizarão em 4 grupos com 8 alunos; Cada grupo ficará responsável por uma tarefa; grupo 1 – dramatização, grupo 2 – jogral, grupo 3 – cartazes e grupo 4 – maquete. Em todos os grupos é importante conter informações como: Mostrar que todos temos a mesma origem, viemos dos antepassados da África. Como foi a escravidão no Brasil, quanto tempo durou; A importância da data de 20 de novembro e porquê ela foi escolhida; Apresentar os negros que se destacaram na sociedade e fizeram a diferença. Ao final, todos escreverão uma redação a respeito do que desenvolvemos nesse projeto;

Recursos Palestra ministrada pelo professor de História Marcus Vinícius; Leitura e interpretação de imagens e obras relacionadas ao tema, apresentadas pela professora Danielle de arte; Explanação a respeito de técnicas sobre confecção de cartazes, criação de esboço e confecção de maquetes. Filme “Besouro”, filme brasileiro, direção de Daniel Tikhomiroff, sobre a história da capoeira e escravidão, que será passado pela professora Lúcia; Sites sugeridos para pesquisa: http://www.expo500anos.com.br/painel_21.html http://www.historiamais.com/palmares.htm http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/quilombos/ http://www.historiabrasileira.com/escravidao-no-brasil/trafico-de-escravos-para-o-brasil/

Objetivos Parcialmente Atingidos Avaliação   Objetivos Atingidos Objetivos Parcialmente Atingidos Objetivo não atingido Jogral  Apresentaram sem apoio de texto, entenderam bem o tema  e as informações estavam completas e resumidas.  Apresentaram com o apoio de leitura de texto e as informações estavam resumidas.  Fizeram a leitura mas o conteúdo não estava claro e nem completo.  Dramatização sobre o tema.  Entenderam bem o tema proposto, foram criativos, apresentaram de maneira interessante o tema.  Entenderam o tema, foram criativos.  Não compreenderam a protosta.  cartaz  Excelente apelo visual. Evidência de trabalo criativo.  Informações completas de maneita sintética. O material tem apelo visual e as informações estão completas e sintetizadas.  Pouco apelo visual. Informações incompletas  Maquete O produto final ficou de acordo com as etapas do esboço, houve criatividade na coleta do material utilizado, executou com organização e está pertinente ao tema.  Foi executado com organização e está pertinente ao tema.  Pouca relação com o tema e a execução foi desorganizada.