Cadastro de Contas a Pagar

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Transcrição da apresentação:

Cadastro de Contas a Pagar

Objetivos Cadastrar as Contas a Pagar aos Fornecedores. Contas a Pagar são todos os débitos pendentes que o estabelecimento irá pagar aos seus fornecedores. O cadastro dessas contas é importante para o planejamento financeiro do estabelecimento. Uma Conta a Pagar pode ser gerada de duas maneiras: 1º) No Cadastro de Entrada de Produtos no módulo Compras. 2º) No Cadastro de Contas a Pagar no módulo Financeiro.

Cadastro de Contas a Pagar Abra o módulo Financeiro e clique no menu Contas a Pagar e clique para abrir a tela Cadastro de Contas a Pagar.

1) Informe o Fornecedor.

2) Selecione o Doc. Mercantil referente a compra do fornecedor. 3) Informe o Nº Documento Mercantil passado pelo fornecedor. (Exemplo: Número da NF ou número da duplicata)

4) Informe o número da Parcela. 5) Informe a data de Vencimento da parcela.

6) Informe o Valor da parcela.

7) No item Portador digite o nome do portador da conta a pagar, geralmente é o nome do banco que ela se encontra. 8) Informe a Data de Emissão da conta a pagar.

9) Selecione a Forma de Pagamento da parcela. 10) Informe o Nº Documento Bancário. Exemplo: Se a forma de pagamento for cheque digite o nº do cheque. 11) Informe a Conta Contábil em que esta conta a pagar pertence. 12. Selecione a Conta Corrente em que será gerado um lançamento quando a conta a pagar for baixada. Clique em Gravar.

O sistema irá gerar um código para a conta a pagar. Clique em Ok.

Previsão Marque esta opção caso a conta a pagar seja uma previsão. É possível no começo do ano fazer previsões para todos os meses, lançando contas a pagar com previsões de despesas daquele mês. Nas relações de contas a pagar serão mostradas as previsões separadamente do real. Uma conta a pagar marcada com previsão não pode ser baixada.

Replicar Contas a Pagar A conta a pagar pode ser replicada em várias vezes, facilitando assim o cadastro de um parcelamento. Exemplo: Realiza-se um financiamento em 36 parcelas, neste caso, é necessário cadastrar apenas a primeira parcela e replicar as outras, assim o sistema gerará todas as outras como a primeira, mudando apenas a data do vencimento e o número da parcela da mesma.

1. Informe os dados da primeira parcela e clique sobre o botão Gravar 1. Informe os dados da primeira parcela e clique sobre o botão Gravar. Logo após, dê um duplo clique sobre a parcela na grade para selecioná-la.

2. Clique em Replicar.

3. Informe o número de Parcelas que a conta passará a ter, incluindo a primeira conta já cadastrada. Exemplo: O parcelamento foi realizado em 7x, porém a 1º parcela já foi cadastrada para ser replicada, ao informar o nº de parcelas inclua também a 1º parcela.

4. Selecione a opção desejada para os vencimentos das Parcelas "Nº de Dias" (gerará os vencimentos das parcelas a cada 30 dias por exemplo) e "Dia Fixo" (os vencimentos serão gerados para todo dia 15 por exemplo).

5. Informe em Nº Documento Bancário o nº documento mercantil referente a conta a receber. 6. Clique em Replicar.

Para confirma a replicação, clique em Sim.

O sistema exibirá as parcelas geradas. Clique em Menu.

Para aprovar a replicação, clique em Sim.

Note que todas as parcelas serão exibidas na grade de Contas a Pagar.

Utilize as seguintes relações para visualizar as movimentações referentes as Contas a Pagar.

Relação de Contas a Pagar/Pagas – Diário/Mensal Clique em Gerar.

Relação de Contas a Pagar por Período Clique em Gerar.

Relação de Contas a Pagar por Fornecedor Modifique o período. Clique em Gerar.

Relação de Contas a Pagar Vencidas Clique em Gerar.

Relação de Contas a Pagar por Conta Contábil Clique em Gerar.

Exercício Cadastre uma Conta a Pagar para um determinado fornecedor e replique a parcela para que sejam geradas 3 parcelas no valor de R$ 21,99.

Dúvidas. Acesse o site www. jnmoura. com Dúvidas? Acesse o site www.jnmoura.com.br e conecte-se ao suporte on-line. 28/03/2012