Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação

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Transcrição da apresentação:

Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação Msc. Karla A. S. Nascimento 1

Vamos refletir... Não é só mudar o currículo é pensar a educação no sentido mais amplo a gente tem que ter uma escola menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos e articuladora dos diversos espaços e tecnologias que temos hoje. A informação vem de onde? A tecnologia amplia a percepção humana, os sentidos do homem: a visão, a audição, mas não é só isso trabalha também a cognição: o desenvolvimento intelectual da criança.

Abordagens Instrucionista Construtivista Os materiais digitais podem ser utilizados de acordo com abordagens pedagógicas. INSTRUCIONISTA Papel de máquina de ensinar - Conteúdo obedece à estrutura do material - Informações pré-definidas. CONSTRUTIVISTA Incentiva a resolução de problemas, a reflexão sobre os resultados Proporcionar um ambiente interativo, onde o aluno investigue, levante hipótese, teste e refina suas idéias iniciais. Para Valente (1998), a realização do ciclo DESCRIÇÃO – EXECUÇÃO – REFLEXÃO – DEPURAÇÃO é importante na aquisição de novos conhecimentos.

O que é um OA? “Qualquer entidade digital que pode ser usada, reusada ou referenciada durante um processo de aprendizagem suportado pela tecnologia.” Wiley, D.A., 2000 “Materiais digitais (imagens, documentos, simulações, vídeos, recursos multimídia etc.) que apóiam o processo de ensino e aprendizagem e têm um objetivo educacional bem definido.” Nunes, 2005 Quebra do conteúdo educacional em pequenas partes para que sejam reutilizados em vários contextos. entidade, digital ou não, que possa ser utilizada, re-utilizada ou referenciada durante o aprendizado apoiado pela tecnologia

Representação da Profª Fátima OBJETO DE APRENDIZAGEM Representação da Profª Fátima

Tipos de atividades Textos Animação Vídeo Gráficos Imagens Áudio Um OA pode conter vários tipos de atividades: Simulação Textos Animação Vídeo Gráficos Imagens Áudio

Por que usar OA? Por serem pequenos, encorajam o aluno a usá-los; Facilitam o gerenciamento da aprendizagem; Flexibilidade no planejamento; Melhor aproveitamento do tempo.

Os repositórios São sistemas estruturados com bancos de dados onde são armazenados objetos de aprendizagem. Alguns links: LABVIRT: http://www.labvirt.fe.usp.br/ BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ RIVED: http://rived.mec.gov.br/ UNIFRA: http://sites.unifra.br/Default.aspx?alias=sites.unifra.br/rived UNIJUÍ: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/

O PROATIVA http://www.proativa.virtual.ufc.br/ Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem; Desde 2001, produz Objetos de Aprendizagem nas mais diversas áreas; Equipe Multidisciplinar (Computação, Design e Licenciaturas, entre outros cursos); Também realiza pesquisas com os OA produzidos e com o uso de outras tecnologias na escola. http://www.proativa.virtual.ufc.br/

Como o Proativa elabora um OA OBJETO DE APRENDIZAGEM Fundamentação em teorias de ensino e aprendizagem; Vantagens em relação ao uso de manipulativos e materiais tradicionais; Aspectos motivacionais => raciocínio; Professor deve atuar como mediador. Representação da Profª Fátima

Como inserir um OA no plano de aula? Clareza e objetividade;  Conhecimento dos recursos disponíveis da escola; Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;  Flexibilidade frente a situações imprevistas. Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/estrat egias-ensino/a-importancia-plano-aula.htm

Plano de aula Disciplina: Ano: Turma: Tema: Objetivos: Conteúdo: Desenvolvimento: Recursos didáticos: Avaliação:

Procurar responder as seguintes questões O que o aluno poderá aprender com essa aula? Qual a duração das atividades? Quais são os conhecimentos prévios? Quais estratégias e recursos de aula? Quais recursos complementares podem ser usados? Como avaliar os alunos e a atividade? Entre os elementos que devem compor um plano de aula estão:  Clareza e objetividade;  Atualização do plano periodicamente;  Conhecimento dos recursos disponíveis da escola;  Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado;  Articulação entre a teoria e a prática;  Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;  Sistematização das atividades com o tempo;  Flexibilidade frente a situações imprevistas;  Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;  Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes. 

Espaço de aula Notícias Recursos Links interessantes Ideias

Algumas sugestões http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br http://www.atividadeseducativas.com.br http://jogoseducativos.jogosja.com/ http://www.guiadoscuriosos.com.br/ http://www.maquinadequadrinhos.com.br http://www.souamigodomar.com.br/ http://www.guri.com/guri.htm http://www.educacaodinamica.com.br/ http://www.smartkids.com.br/ http://www.solzinho.com.br/

Algumas sugestões http://www.meninomaluquinho.com.br/ http://www.pequenoartista.com.br http://www.pintoresfamosos.com.br/ http://sitio.globo.com/ http://super.abril.com.br/ http://www.zoologico.sp.gov.br/ http://www.canalkids.com.br http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/ http://ludotech.eu/

Algumas sugestões www.educarede.org.br www.futuro.usp.br www.portaldoprofessor.mec.gov.br http://revistaescola.abril.com.br/ http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ http://www.brinquebook.com.br http://www.livroclip.com.br http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/

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Obrigada! Contatos: "Auricelia Silva" <auricelia.silva@virtual.ufc.br>, "Bernadete Oria" <bernaoria@virtual.ufc.br>,

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