Fundamentos de economia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
Advertisements

INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
CONCEITOS PRELIMINARES
Economia e Gestão Financeira
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
ECONOMIA INTRODUÇÃO.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
MACROECONOMIA AULA 1.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Economia e Mercado 3ª AULA.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
INTRODUÇÃO Definições de Economia
Pensando como um Economista
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
Análise da Oferta de Mercado
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Economia & Mercados Prof. Allex Sander.
Steady-State Economics versus Growthmania: A Critique of the Orthodox Conceptions of Growth, Wants, Scarcity, and Efficiency Herman E. Daly.
ECONOMIA E MERCADO – SISTEMA ECONÔMICO
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA SOCIEDADE
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Economia e Mercado 4ª AULA.
Desafios gerenciais Aula 4.
Introdução a Microeconomia
Introdução à Microeconomia
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS MERCADO: PROBLEMAS ECONÔMICOS Prof.. José Stênio Sousa.
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Noções gerais de Economia
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
DEMANDA x OFERTA.
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
ECONOMIA INTERNACIONAL
Sistema Econômico / Organização Econômica
UNIDADE I- FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Assuntos preliminares
Professor Marcio Fadiga
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
SISTEMA CAPITALISTA X SISTEMA SOCIALISTA
Introdução à Macroeconomia
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
Economia e Análise de Mercado
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
TEORIA DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL Fundamentada em questões de política publica (nasceu em Harvard na década de 30) Fundamentada em questões de política.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de economia 08/03 Conceitos

Economia É a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Economia procura responder à seguinte questão: como distribuir os finitos recursos entre infinitas necessidades de maneira que se consiga o máximo de saciedade?

Essa definição contem vários conceitos importantes que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica.

a) escolha; b) escassez; c) necessidades; d) recursos; e) produção; f) distribuição.

Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção( mão-de-obra, matérias- primas) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por forca do próprio crescimento populacional e do continuo desejo de elevação do padrão de vida. Independente do País.

Tem-se então, um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. Tornando-se o foco central.

efeito manada Quando uma onda de investidores resolve comprar ou vender ações em um ato de desespero, isso pode afetar ainda mais o mercado acionário. Esse ato de seguir a maioria, agir impulsivamente diante de um cenário econômico tem nome: efeito manada. Homem como centro.

Cenários e conjunturas Devemos observar que a teoria nem sempre reflete com clareza de detalhes a realidade que vivemos devido a fatores novos como a velocidades da informação. E a época dada de uma publicação.

adaptações E nos ainda devemos nos deter a outro fator: nossa conjuntura; A região que moramos, a influencia do editorial de outras regiões; As mudanças de comportamentos; A velocidade do efeito manada toma forma poderosa,(boato se faz verdade);

Gosto do consumidor. A empresa para gerar lucro tem que convencer o consumidor a utilizar o bem ou serviço, o objetivo é o lucro mas para isso precisa estar atenta a conjuntura de cada mercado e ao fato do consumidor (demandante) aceitar ou não esse novo produto.

E ainda levar em conta o marketing moderno e a sua velocidade de propagação, assim como o nome ou marca de confiança em um mercado.

Problemas econômicos Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais: O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

O que e quando produzir: dada a escassez, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas; As UF vai ter desejos de consumos e vai gerar demanda que vai ser percebida pela UP que ofertará o produto dada as condições.

Como produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os produtores indica como serão produzidos e escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível; Objetivo da empresa? = lucro

Para quem produzir: ficará a cargo da sociedade a decisão de como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. Alem da oferta e da demanda o jogo do mercado se dará também com a orientação do Governo.

Sistemas econômicos Sistema econômico é o conjunto de relações técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma sociedade. Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais.

Todo sistema econômico deve tratar de responder às três perguntas seguintes: Que bens e serviços produzir e em que quantidade? Como produzir tais bens e serviços? Para quem produzir, ou seja, quem consumirá os bens e serviços produzidos?

classificação Sistema capitalista, ou economia de mercado. É regido pelas forcas de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção; Discussão sobre cenário de incertezas.

Sistema socialista, ou economia centralizada ou ainda economia planificada. Nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade publica dos fatores de produção, englobando terras, prédios, bancos, matérias- primas.

...capitalismo A maioria dos preços dos bens e serviços e salários é determinada predominantemente pelo mecanismo de preços, que atua por meio da oferta e da demanda dos fatores de produção.

socialismo Essas questões anteriores são decididas por um órgão central de planejamento, a partir de um levantamento dos recursos de produção disponíveis e das necessidades do país. Ou seja a maior parte dos preços dos bens e serviços, salários, cotas de produção e de recursos é calculada pelo governo e não pela oferta e demanda, cria-se um cenário artificial.