Roteiro fotográfico “Avenida Guaíba: a constituição da intriga na relação entre o público e o privado” Maria Cristina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2008/01- Pólo de São Leopoldo.
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Unidades - primeiro grupo
Formação Sala de Leitura e Filosofia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
MARKETING.
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Como organizar um, sem esquecer nada
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
O FILME PUBLICITÁRIO –ROTEIRIZAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
26 / 04/ 2003 Horário Ação 10:00 11:00 12:00 12:30 14:15 Recepção – Fazenda Nova, Jan e Leonor Entrevista com Cida Cilli, Tv Globo Regional; Entrevistados:
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
DEUS-homem! ‘vida & morte’
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
Cristiane jonas Francisconi
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO A ARTE DE DONALD ZOLAN
Prof. Everton da Silva Correa
Carlos Alberto Batista Maciel Inácio França
Prof. Everton da Silva Correa
PARA TIRAR A 1ª HABILITAÇÃO
Aprendizado Raciocínio Lógico.
Fórum PAUTA 1. Plano de Desenvolvimento Local da Bela Vista 2. Apresentação do Projeto Praça 14 Bis IIII.
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Atribuição de significados
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
ADAPTAÇÃO DE OBRA TEATRAL PARA CINEMA
Não perca o espírito da coisa se o Espírito for o Santo.
Noções de trigonometria e funções trigonométricas
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
O Tijolo.
ENQUADRAMENTO PLANO FOTOGRÁFICO.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Elementos da Narrativa
1.
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
Negociação- Importante dentro do Empreendedorismo
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS COMUNIDADES DOS BAIRROS SARANDI E RUBEM BERTA DE PORTO ALEGRE E POSSÍVEIS SOLUÇÕES Abril/2010.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Desvendando o Bairro Sarandi através de uma Praça por Roberto Capiotti Equipamento Utilizado: Câmera Digital – Sony Cibershot S megapixels.
Unidade “Artes: desenvolvimento estético e expressivo da criança” Encontro com orientadores 24 de novembro de 2006 Professoras: Cláudia Zamboni de Almeida.
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
Núcleo Pedagógico - Escola da Família Pauta da Orientação Técnica
Narrativas visuais A fotografia como memória
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Por que o jornal na escola?
TERRITORIALIZAÇÃO.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Transcrição da apresentação:

Roteiro fotográfico “Avenida Guaíba: a constituição da intriga na relação entre o público e o privado” Maria Cristina

Base teórica O roteiro proposto segue os fundamentos sugeridos por Syd Field – “Manual do Roteiro” – e por Paul Ricoeur – Tempo e Narrativa e o Si-mesmo como o outro - a narrativa como tempo humano percebível.

A proposta em Syd Field

A proposta em Ricoeur

Relações entre Field e Ricoeur Segundo Field, “o roteiro é uma história contada em imagens, diálogos e descrições, localizada no contexto da estrutura dramática” (p.2) Pra Ricoeur, o texto, a escrita, a narrativa são lugares onde se realiza a compreensão de si, do mundo e dos outros através da desconstrução, da perda do “eu”, e de sua reconstrução em um outro nível de maturação e aprimoramento da identidade de si. Por sua vez, a intriga é responsável por efetuar a “síntese do heterogêneo”, das dialéticas entre os elementos de ipseidade (manutenção de si) e mesmidade (caráter)

Roteiro fotográfico Ato I e Mimese I: 3 imagens fotográficas * Fotos verticais em dias claros. Imagem 1: Plano panorâmico da praia de Ipanema (de dentro do rio). Imagem 2: Plano geral: vista da Av. captada de cima do morro do Guarujá. Imagem 3: Plano geral: extensão da rua – calçada com moradias e calçadão.

Ponto de Virada Foto 4: Enquadramento do “assunto” no centro da foto, em P&B. Imagens dos jornais do bairro (2) e as denúncias recorrentes sobre a “invasão” de motoristas de carros com equipamentos de som de alta potência, circulação de vendedores ambulantes, desrespeito ao horário de descanso, a ausência de cuidado com a limpeza local e depredação de lixeiras, bancos, etc.

Ato II (confrontação) e Mimese II (configuração da ação): As diferentes apropriações do espaço Fotos verticais e horizontais com a luminosidade do dia. O ritual afro-brasileiro ocorre, em geral, à noite – evitação ao uso de flash. Foto 5: Plano de conjunto de pessoas praticando caminhadas / corridas. Foto 6: Plano detalhe: carros com equipamentos de som Foto 7: Plano inteiro: crianças e brinquedos. Foto 8: Plano geral: footing de prostitutas Foto 9 e 10: Plano geral: esportes aquáticos: jetski, windsurf e kitesurf. Foto 11: Plano detalhe: passeio com cães e recolhimento de fezes. Foto 12: Plano inteiro: Leitura / idosos. Foto 13: Plano de conjunto: ritual de religiões afro-brasileiras junto à imagem de Oxum.

Ponto de Virada Foto 14: Plano detalhe: Final de domingo a sujeira da Avenida. Imagem em P&B

Ato II (Resolução) e Mimese III (re-configuração) Foto 15: Plano geral:Foto de conjunto: Mutirão de limpeza (DMLU) da Avenida às segundas-feiras. Foto 16: Plano americano: trabalhadores DMLU – trabalho colaborativo Foto 17: Casas com anúncios de venda