AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES CENTRAIS DO EXTRATO BRUTO HIDROALCOÓLICO DE Elephantopus aff. scaber EM RATOS WISTAR Fabricio Urnau 1 ; Karina Valerim Teixeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE LEGUMINOSAS DE ESTAÇÃO FRIA
Advertisements

Estresse em períodos precoces do desenvolvimento:
Limpeza, montagem e esterilização. Lab. De Microbiologia
AVALIAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE DIFERENTES FORMULAÇÕES ANTI-HIPERTENSIVAS REGISTRADAS COMO MEDICAMENTOS GENÉRICOS E.
Resultados e discussão
Efeito da miricitrina na hiperlocomoção induzida por metilfenidato
ANOVA Prof. Herondino.
Thiago N. Pereira , Josiane S. Prophiro
Ontogenia dos comportamentos de ratos desnutridos no labirinto em T
Carcass characteristics and meat quality of Aberdeen Angus Steers finished on different pastures Características de carcaça e qualidade de carne de novilhos.
É PRISÃO DE VENTRE? E AGORA?.
ME623A Planejamento e Pesquisa
RESULTADOS E DISCUSSÃO
MJ Sheffield, DK Lambert, E Henry and RD Christensen
do óleo de Copaíba. Medicina
PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
Mais evidências de que os comportamentos de avaliação de risco e de exploração de objetos são úteis à avaliação da reatividade emocional de roedores. Vincent.
Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da.
*Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais (GRUPNAT) - UNISUL.
Agradecimentos: Ao Laboratório de Entomologia Médica, Curso de Medicina e Curso de Ciências Biológicas, Universidade do Sul de Santa Catarina, pela realização.
EFEITOS DA MICROINJEÇÃO DE BUSPIRONA NO NÚCLEO BASOLATERAL DA AMIGDALA SOBRE A CATATONIA INDUZIDA PELO HALOPERIDOL Monteiro, D.; Landeira-Fernandez, J.;
Título do Trabalho: TESTE DE ADUBAÇÃO PARA PLANTAS COM ATIVIDADE MEDICINAL (PUIC, PIBIC, PUIP, Art ), Agronomia: Produção Vegetal Jasper José Zanco.
LÚCIO, Priscila Braga¹; JOÃO, Jair Juarez²
Roseli T. Borghi* 1, Maria Cristiane Pestana C. Miranda 1, José R. da Silva Jr 1, Marsel de C. Pereira 1, Guilherme de C. Ferraz 1 e Antonio de Queiroz.
b University of Chicago, United States
BARBOSA, Janira Lima (PUIC); PEDROSO, Lenemar ( Art
Figura 2: Avaliação da atividade antinociceptiva do EBHA de Rumex crispus nos modelos da placa quente (A) e do ácido acético (B) em camundongos Figura.
Desenvolvimento e Emocionalidade
BECHTOLD, Tiago Michels*; MÜLLER, Simony Davet**
Tratamento de resíduos provenientes de frituras por irradiação de microondas. Ciências matemáticas e naturais. Priscila Pizzolo Fernandes* (IC - PUIC),
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Área de Conhecimento: Engenharias e Computação
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Efeitos da Aromaterapia nos Estados de Humor de Bailarinas Clássicas
Simuladores de Processos: Extração Líquido-Líquido
Apoio Financeiro: Unisul Introdução O etanol é um dos principais solventes utilizados para obtenção de extratos vegetais, o elevado teor deste em uma formulação.
EFEITO DO VENENO BOTRÓPICO NO DESENVOLVIMENTO DE IMATUROS DE Chrysomya albiceps (WIEDEMANN, 1819) (DIPTERA, CALLIPHORIDAE) MATERIAL E MÉTODOS O experimento.
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SACAROSE NA MICROPROPAGAÇÃO DE MULLACA (Physalis angulata) - (Art 170) - Produção Vegetal. Autores:¹Halan Alves.
ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL I:
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Porcentagem de água contida no óleo
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Condições ambientais.
Aplicação de Testes Ecotoxicológicos com o Microcrustáceo Daphnia magna no Laboratório de Engenharia Ambiental, Área de conhecimento: Controle Ambiental.
AGROBIOTECNOLOGIA: MULTIPLICAÇÃO IN VITRO
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
Remediação de Compostos Fenólicos em Águas Residuárias a partir de Enzimas Oxidativas Extraídas de Cabeça de Camarão, Engenharia Química. Prof. M.Sc. Everton.
Marcos Leandro Marques (PUIC). Engenharia Química - Tubarão.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
PEDROSO, Lenemar ( Art. 170); BARBOSA, Janira Lima (PUIC); PEREIRA, E
MATERIAL E MÉTODOS: Grupos experimentais:  Vinte e um (21) animais foram distribuídos em quatro grupos: controle instrumentado (GC, n=3), obstrução do.
Estudo do Efeito da Exposição Múltipla ao Lipopolissacarídeo sobre a Degeneração Dopaminérgica na Substancia Negra Parte Compacta em ratos Wistar Da Silva,
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO – PPGAN IARA ELIZABETH ABI-ZAID Uso de plantas.
Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde.
DOENÇAS.
Avaliação do efeito antinociceptivo da fração diclorometano de Elephantopus aff. scaber em camundongos. (PUIC Individual), Ciências da Saúde. Anajara Tatiana.
Avaliação das transformações paleoambientais e culturais a partir de estudos antracológicos em sítios arqueológicos do litoral e encosta. Ciências Agrárias.
DESENVOLVIMENTO DE FILMES DE LIBERAÇÃO CONTROLADA CONTENDO ÓLEO DA Copaifera sp. PARA O COMBATE ÀS LARVAS DO MOSQUITO Aedes aegypti. Farmácia. Mariane.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Apoio Financeiro: Introdução: O transtorno bipolar (TB) é um grave tipo de doença mental que se caracteriza por oscilações do humor que podem levar a condutas.
PERSISTÊNCIA E EFICÁCIA DE ÓLEOS DE Carapa guianensis (AUBLET) (MELIACEAE) E Copaifera sp. (LINNAEUS) (LEGUMINOSAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO PARA Aedes.
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES CENTRAIS DO EXTRATO BRUTO HIDROALCOÓLICO DE Elephantopus aff. scaber EM RATOS WISTAR Fabricio Urnau 1 ; Karina Valerim Teixeira Remor 2. (1) Acadêmico do Curso de Medicina da UNISUL, Bolsista do Programa Unisul de Iniciação Científica (PUIC Individual); (2) Orientadora, Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais (GRUPNAT), Campus Tubarão Introdução O uso de plantas medicinais é uma prática bastante comum em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Nas últimas décadas, muitos estudos foram realizados tentando isolar princípios ativos de diferentes produtos vegetais, confirmar a atividade farmacológica sugerida pelo uso popular destes e garantir a segurança em tais usos. Infelizmente, os estudos farmacotoxicológicos, na maioria das vezes, ainda são insuficientes. Dentre as espécies vegetais utilizadas no Brasil, inclusive na região da AMUREL-SC, pode-se citar a espécie E. scaber, conhecida popularmente como Língua de Vaca, que tem sido usada como um remédio tradicional para tratar feridas, gripes, folgachos; para produzir diurese e eliminar pedras da bexiga; assim como, eliminar dores e febre e trazer sono. Estudos farmacológicos têm demonstrado que infusões de E. scaber (planta seca 10% ou fresca 20%), nas doses 1 ou 2 g/kg, podem apresentar atividade analgésica e antiinflamatória de intensidade variada, quando administrada por via oral em camundongos.¹ Alguns autores, utilizando extratos aquosos e hidroalcoólicos, avaliaram alguns parâmetros de toxicidade aguda e o efeito analgésico, antipirético, antiinflamatório da E. scaber em camundongos. Foi também observada a possível atividade sobre o sistema renal e trato gastrointestinal. Ambos extratos (0.3 – 6 g/kg i.p.), induziram aumento no número de contorções, perda do tônus muscular, ataxia, prostração e morte em camundongos. Nenhum efeito analgésico desses extratos, nas doses anteriormente citadas, foi detectado usando os modelos de placa quente e de contorções induzidas pelo ácido acético. Também não foi observado modificação da diurese. O extrato aquoso diminuiu o tempo de trânsito intestinal em camundongos enquanto que o extrato hidroalcoólico aumentou esse tempo. 2 Levando em conta estas considerações, assim como o pouco material disponível na literatura, verifica-se a necessidade de realizar estudos com a E. scaber, com extratos hidroalcoólicos produzidos a partir de amostras encontradas na região Amurel e que já são comumente utilizadas pela população, visando a avaliação comportamental, para contribuir assim com a validação e segurança do uso popular da E. aff. scaber. Objetivos O presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito da administração via oral do extrato hidroalcoólico (produzido de acordo com a indicação popular, na concentração de 12,88 mg/ml) de E. aff. scaber em ratos (fêmeas) na atividade locomotora e ansiedade no Labirinto em cruz elevado (LCE) e também na atividade locomotora no Campo aberto (CA). Metodologia Extrato O extrato bruto hidroalcoólico foi produzido com a planta fresca, de acordo com o uso popular e armazenado em refrigerador a 8  C, por 30 dias. Parte dele foi utilizado neste experimento. Após a realização de análise da planta por um professor da instituição, Jasper Zanco, especialista em identificação botânica, pode-se confirmar o gênero, mas não a espécie da planta, optando-se por utilizar a terminologia E. aff. scaber. O extrato bruto (20 mL) foi submetido à extração por três vezes em funil de separação, com porções de 100 mL com os solventes: hexano, diclorometano e acetato de etila. O líquido restante foi denominado fração aquosa que foi concentrado em rota vapor até secura. Em cada uma dessas extrações foi aguardado o tempo suficiente até obter a nítida visualização das linhas de separação das duas fases. As fases orgânicas de cada extração, foram reunidas e também concentradas até a secura em banho-maria. Após foram armazenadas em refrigerador. Testes comportamentais Preparação: Os animais foram distribuídos ao acaso em grupos de 4 para o experimental e 4 para o controle, pesados e resguardados no laboratório claro/escuro até o momento do experimento. Todos os experimentos foram realizados no período vespertino. Foi aplicada uma solução contendo o extrato hidroalcoólico de E. scaber na concentração de 12,88 mg/ml (grupo experimental) e uma solução hidroalcoólica a 5% 0,1 ml/kg (grupo controle), via oral, 60 minutos antes do experimento. Após receber a solução cada animal foi isolado em gaiolas separadas. Antes do início do experimento cada animal permaneceu durante 20 minutos no ambiente do laboratório experimental (pouca luminosidade). Os animais foram testados individualmente e primeiramente foram colocados no CA por 5 min. para em seguida passarem para o LCE por 5 min. Após a experimentação os animais voltaram ao biotério sem nenhum contato entre estes e os animais ainda não avaliados. Campo aberto Uma hora após a administração do extrato em estudo ou da solução controle e 20 minutos após o período adaptativo no ambiente do laboratório experimental os animais foram colocados, individualmente, no aparelho por 5 minutos, sendo então observados os seguintes parâmetros: Auto- limpeza ou grooming, levantamentos ou rearing, tempo parado ou freezing, defecação, cruzamentos na periferia e no centro. Labirinto em cruz elevado Uma hora após a administração do extrato da planta ou da solução controle e 20 minutos após o período adaptativo no ambiente do laboratório experimental, e também após serem observados no aparelho CA por 5 minutos, os animais foram colocados, individualmente, na plataforma central de frente para um dos braços fechados do LCE e o número de entradas nos braços abertos e fechados e o tempo de permanência nos braços abertos e fechados foram registrados. Considerou-se entrada nos braços quando o animal encontrava-se com as quatro patas dentro dos mesmos. Posteriormente, estes dados foram convertidos em % de entradas nos braços abertos (%EA) e % de tempo nos braços abertos (%TA). Entende-se por % EA como sendo o resultado da divisão entre o nº de entradas nos braços abertos pela soma do nº de entradas nos braços abertos e fechados. E % TA como resultado da divisão entre o tempo de permanência nos braços abertos pelo tempo total de permanência nos braços abertos e fechados. O nº de entradas nos braços fechados foi considerado índice de atividade locomotora e a % de tempo nos braços abertos, como índice de ansiedade no LCE. Resultados Figura 1: Efeito da administração via oral do extrato hidroalcoólico de E. aff. scaber na % do tempo de permanência em 5 minutos de teste no labirinto em cruz elevado Figura 2: Efeito da administração via oral do extrato hidroalcoólico de E. aff. scaber, usado conforme indicação popular, no nº de entradas nos braços abertos, em 5 minutos de teste no labirinto em cruz elevado. Tabela 1: Médias e desvio padrão dos parâmetros analisados no Campo aberto após administração do extrato hidroalcoólico de E. aff. scaber usado conforme indicação popular. Não foram observados diferenças significativas entre os tratamentos. Conclusões O presente estudo contribui para garantir a segurança na utilização da planta E. scaber na região sul do estado de Santa Catarina. Na concentração utilizada popularmente a E. Aff. scaber parece não deprimir o funcionamento do SNC ou do sistema motor. Outros estudos utilizando extratos padronizados produzidos de acordo com a farmacopéia e também com outras doses podem ser realizados futuramente, visando avaliar sua indicação terapêutica. No entanto, vale destacar que a impossibilidade de identificar a planta como sendo E. scaber expõe uma realidade preocupante quanto ao risco no qual a população esta exposta, ao utilizar plantas sem uma prévia identificação botânica. Muitas vezes, apesar da semelhança morfológica, elas podem não apresentar o mesmo perfil farmacotoxicológico. Bibliografia 1. Ruppelt BM, Pereira EF, Gonçalves LC, Pereira NA. Pharmacological screening of plants recommended by folk medicine as anti-snake venom—I. Analgesic and anti-inflammatory activities Mem Inst Oswaldo Cruz 1991; 86 Suppl 2: Poli A, Nicolau M, Simoes CM, Nicolau RM, Zanin M. Preliminary pharmacologic evaluation of crude whole plant extracts of Elephantopus scaber. Part I: In vivo studies Journal Of Ethnopharmacology 1992 Aug; Vol. 37 (1): Manual de ensaios toxicológicos in vivo / Alba Souza Brito (1994). 6. Portaria n° 116/MS/SNVS, de 8 de agosto de Nahas, T. R. O teste do campo aberto. In: Gilberto Fernando Xavier. (Org.). Técnicas para o estudo do sistema nervosa. São Paulo: Editora Plêiade, 1999, p Carobrez AP, Bertoglio LJ Ethological and temporal analyses of anxiety-like behavior: The elevated plus-maze model 20 years on. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 2005 Jan; 29 (8): Apoio Financeiro: Unisul ParâmetrosControle (n=17)Experimental (n=16) Auto-limpeza0,9412 ± 0,387971,1875 ± 0,33190 Levantamentos9,2941 ± 1, ,0000 ± 1,60728 Tempo parado (seg.)87,2353 ± 16, ,2500 ± 12,58190 Defecação2,2941 ± 0,586392,1875 ± 0,46743 Cruzamentos periferia20,5882 ± 2, ,0000 ± 1,35708 Cruzamentos centro1,8235 ± 0,455651,8750 ± 0,32755