Aula 5 – Estações de Tratamento de Águas (ETA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tratamento de água de poço
Advertisements

BACIA DO RIO PARAOPEBA. BACIA DO RIO PARAOPEBA.
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Filtração A filtração consiste na remoção de partículas suspensas e coloidais e de microrganismos presentes na água que escoa através de um meio granular.
Processos de tratamento
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
tratamento convencional.
Disciplina: Sistema de Água
ETA - Abastecimento de água
DIMENSIONAMENTO DE FLOCULADORES MECANIZADOS
FLOCULAÇÃO Introdução Mecanismos de transporte Floculação Pericinética
Desenvolvimento Sustentável
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
ETA da CABEÇA GORDA.
Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013.
PALESTRANTE: CARLOS MARCIO SOARES ROCHA QUÍMICO INDUSTRIAL
EQUALIZAÇÃO DE RESÍDUOS
PARÂMETROS LIMITANTES PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA
HIDROLOGIA.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Padrão de potabilidade de água
Tratamento de Águas de Abastecimento
OFSY – Sistema de Omnifiltração
“Classificação da matéria”
SÓLIDOS SUSPENSOS, FÍSICOS E VOLÁTEIS
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE MACAÉ
TRATAMENTO DE ÁGUA OBJETIVO:
Sistemas de Abastecimento de Água:
S ISTEMA DE I NFORMAÇÃO DE V IGILÂNCIA DA Q UALIDADE DA Á GUA PARA C ONSUMO H UMANO (S ISAGUA ) N OVA VERSÃO DO S ISAGUA - C ONTROLE M ENSAL DE SAA - Departamento.
Cap. 11 – A qualidade da água
Subsistema de Abastecimento de Água do Alto Rabagão
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
alguns aspectos gerais
Abastecimento de Água em Rede Pública
Aula 6 – Sistema de Tratamento de Esgoto
Conceitos Fundamentais
Aula 8 – Sistema de Drenagem Urbana
Limites de Água Potável
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
AMBIENTE É o lugar onde crescem as plantas….
Filtração 20 de Março de 2007.
Estações de Tratamento de Água
Tratamento Caseiro da água Filtrar a água Clorar a água Ferver a água
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
TRATAMENTO DE ÁGUA.
Estação de tratamento de água Prof: CLEVERSON
Diagnóstico do Sistema de Abastecimento de Água – SAA
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Estação de tratamento de água Prof: CLEVERSON
TRATAMENTO DA ÁGUA Professor: André Luiz Montanheiro Rocha
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
Tratamento de Água e Esgoto
Estação de tratamento de água
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Separação de Misturas Professor: Américo Falcone.
TRATAMENTO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
UNIVERSIDE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO SEDIMENTAÇÃO GRAVITACIONAL Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney.
Tratamento de águas Prof. Dra. Elizabeth Halfeld da Costa
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
COMPARATIVO ENTRE A ÁGUA TRATADA E NÃO TRATADA EM ÁREA RURAL DE PELOTAS, RS SILVA,M.A.R.X.¹; ECCKER,F.M.; VIEIRA,H.T.; PERNAS,C.B.S.; PINTO,F.R. ¹Universidade.
Colégio Inedi Química, Turmas 101 e 102 Professor Luiz Antônio Tomaz.
Lidiane Faria Santos Química - CISAB CRQ/MG: Agosto – 2010 Viçosa – MG Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas.
IMPORTÂNCIA DOS PLANOS DE SEGURANÇA DA ÁGUA PARA EVITAR RISCOS À POPULAÇÃO Roberta Vieira Nunes Pinheiro Paulo Sérgio Scalize Germán Sanz Lobón Ana Carolina.
DESINFECÇÃO E FLUORETAÇÃO
ÁGUA EM CAXIAS DO SUL Garantia de quantidade e qualidade nos próximos 30 anos.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
Saneamento Básico Aula 5
Transcrição da apresentação:

Aula 5 – Estações de Tratamento de Águas (ETA) SANEAMENTO AMBIENTAL Aula 5 – Estações de Tratamento de Águas (ETA) Profº Fernando Periard Gurgel do Amaral

Conteúdo Programático desta aula A forma que ocorre a avaliação da qualidade da água de abastecimento público; A evolução dos sistemas e técnicas de tratamento de água empregado nas Estações de Tratamento de Águas (ETAs).

Declaração Universal dos Direitos da Água (Havana – 1992). Introdução Diversos organismos internacionais e nacionais vem chamando a atenção para os problemas relacionados aos recursos hídricos, principalmente no que diz respeito ao abastecimento das populações. Declaração Universal dos Direitos da Água (Havana – 1992). Declaração para a proteção da qualidade da água.

Segundo a Declaração de Havana, “o direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano”. Em todas as fases do tratamento da água de abastecimento, se faz necessário um controle cuidadoso, sob pena de afetar drasticamente a saúde da população. Por isso é dever do Estado, incluindo ai as instituições governamentais nos níveis municipal, estadual e federal, regular, normatizar e fiscalizar este sistema, garantindo sua qualidade.

Explorando o tema Dia Mundial da Água – site da ONU http://www.un.org/es/events/waterday/ Vídeo sobre conservação da água no planeta http://www.un.org/es/events/waterday/video.shtml

Qualidade da água a água é o “solvente universal”, portanto não existe água pura e sim água potável, ou seja, própria para consumo. qualidade da água é um atributo dinâmico no tempo e no espaço e encontra-se, acima de tudo, relacionada ao uso que ela terá.

água potável é aquela que pode ser consumida sem riscos à saúde e sem causar rejeição ao consumo. o conceito de tratabilidade da água, está relacionado à viabilidade técnico-econômica de seu tratamento. mesmo após o tratamento não é possível garantir a qualidade da água, sendo difícil manter condições de potabilidade, devido alterações entre o tratamento, a reservação, a distribuição e o consumo.

VISÃO SISTÊMICA Padrão de turbidez – pré e pós filtração. Análise dinâmica da água desde seu reservatório subterrâneo, passando pelo seu manancial, até o consumo. Padrão microbiológico – eliminação de patógenos. Padrão para substâncias químicas com risco à saúde. Padrão de radioatividade. Padrão de aceitação para consumo humano.

A garantia da qualidade microbiológica da água deve receber prioridade absoluta, devido ao impacto na saúde da população. O “Manual de procedimentos de vigilância em saúde ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano”, do Ministério da Saúde, indica como principais aspectos: Tratamento de acordo com tipo de manancial e à qualidade da água bruta. Medição constante de vazão. Freqüência de controle de qualidade da água nas diversas etapas do tratamento. Vazão operacional e vazão de projeto. Controle de qualidade de matérias-primas e produtos químicos.

Etapas de tratamento de água 1ª ETAPA: a água é bombeada 24h/dia do reservatório natural; se faz o controle dos microrganismos patogênicos. 2ª ETAPA: quando a água bruta chega por escoamento a estação, são adicionados sulfato de alumínio (formação de “flocos” que se aderem as impurezas) e cal (para alcalinizar a água)

3ª ETAPA: os flocos de sulfato de alumínio com as partículas aderidas, devido ao seu peso, vão para o fundo do reservatório. 4ª ETAPA: separa-se os flocos em tanques de decantação e depois de filtração. 5ª ETAPA: adiciona-se cloro, que também pode ser introduzido na represa de captação e depois da adição do cal.

Mistura rápida e coagulação Testes realizados durantes as etapas de tratamento de água Mistura rápida e coagulação Realização de teste para determinação da dosagem de coagulante; adequação do ponto de aplicação do coagulante; adequação e estado de conservação dos equipamentos e dos dispositivos de aplicação do coagulante. Floculação Deve haver sincronia e compatibilidade entre os parâmetros de projeto e de operação relacionados ao processo de floculação, isto é: tempo de floculação e gradientes de velocidade.

Decantação Conhecimento e compatibilidade entre os parâmetros de projeto e de operação (tempo de detenção e taxa de aplicação superficial); dispositivos de entrada (distribuição do fluxo) e de saída (distribuição do fluxo, nivelamento dos vertedores de coleta da água decantada). Filtração Compatibilidade entre os parâmetros de projeto e de operação (taxa de filtração); estado de conservação do leito filtrante, dos dispositivos de controle da vazão afluente, da água filtrada e de lavagem dos filtros; controle das carreiras de filtração e das operações de lavagem dos filtros.

Cloração Compatibilidade entre os parâmetros de projeto e de operação (tempo de contato, dosagem que garanta os residuais mínimos na saída do tanque de contato e no sistema de distribuição); estado de conservação e capacidade dos equipamentos de dosagem do desinfetante; ponto de aplicação do desinfetante; existência de alternativa de desinfecção na eventualidade de falhas dos dispositivos em operação. Fluoretação Estado de conservação e capacidade dos equipamentos de dosagem; ponto de aplicação; controle da dosagem. A etapa de fluoretação é prevista para atender à Portaria 635/1975, do Ministério da Saúde, que determina esta etapa no tratamento da água, para a prevenção da cárie dentária.

Explorando o tema Novos aqüíferos subterrâneos Reportagem sobre a descoberta de um rio subterrâneo, embaixo do leito do rio Amazonas. http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/rio+de+6+mil+km+e+descoberto+embaixo+do+rio+amazonas/n1597176670573.html

Considerações finais Tenha também como leitura complementar os documentos “Vigilância e controle da água para uso humano” e “Manual de procedimentos de vigilância em saúde ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano”, ambos do Ministério da Saúde. Participação nos fóruns. Próxima aula – revisão para AV1.

Explorando o tema – Tratamento de água http://www.youtube.com/watch?v=nUt_mrnPf00