III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Responsabilidade Profissional
Características Biográficas:
Escola do Comportamento Humano
GERENTES – Quem são? São as pessoas que ficam responsáveis pelo trabalho de outras pessoas. Para que os gerentes possam cumprir essa responsabilidade,
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
O Principio de convivência na Sociedade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
PERSONALIDADE E TRABALHO
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Traços da Personalidade
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
PERSONALIDADE E TRABALHO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
Comportamento Organizacional
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
MODELO DE DECISÃO DE SIMON
O processo de decisão de compra
Gestão por Competências
Liderança e Relações Interpessoais
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Comportamento do consumidor
Psicologia nas Organizações
O homem, ser sociocultural
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Processo de Decisão de Tomadas
Conceito Evolução Principais autores Características
Gestão Estratégica de Pessoas
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Gestão de Pessoas.
A Liderança e seus Conceitos
Liderança e Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
1 1.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
TIPOS DE PERSONALIDADE
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Comportamento Organizacional
Habilidades e características do líder
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PERSONALIDADE: por que estudar?
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL Diferenças Individuais e Tomada de Decisão

Diferenças Individuais e Tomada de Decisão/ Objetivos: Identificar diferenças nas pessoas e entender a sua natureza. Conhecer condições formadoras da personalidade. Identificar condições de personalidade e de campo que favoreçam a tomada de decisão.

Diferenças Individuais/ Personalidade Não se pode discutir sobre diferenças individuais sem fazermos menção ao conceito de personalidade: Robbins (1999) observa que, para fins de grupo, devemos definí-la como “a soma total de maneiras como um indivíduo reage e interage com os outros.” (p.34)

Diferenças Individuais/ Personalidade Sabemos que a personalidade é formada por herança genética e por aprendizados derivados do meio. A personalidade justifica as maiores diferenças existentes entre os indivíduos.

Diferenças Individuais/ Personalidade Aspectos relacionados a gênero, raça, cultura e percepção do ambiente garantem que uma pessoa seja bem distinta da outra, embora possam existir afinidades.

Diferenças Individuais/ Personalidade Não devemos desconsiderar que a presença de outros exerce influência significativa sobre a conduta. Algumas vezes, o social funciona como aspecto inibitório, já outras leva as pessoas a se exibir.

Diferenças Individuais/ Personalidade A percepção que temos dos outros, do próprio meio social e do nosso papel desempenhado neste meio também constituem variáveis para a formação do comportamento e do quão assertivos e ajustados seremos no meio de trabalho.

Diferenças Individuais/ Personalidade Num mesmo grupo há tímidos, exibidos, seguros, inseguros, agressivos, pacatos, etc. O gestor, ao administrar estas diferenças, viabiliza boas condições de trabalho.

Diferenças individuais/ Personalidade “O estudo da personalidade é o ápice da psicologia. Todo o conhecimento psicológico, em última análise , contribui para a compreensão da personalidade: o que forma, por que difere de indivíduo para indivíduo, como se desenvolve e se transforma.” (KRECH; CRUTCHFIELD, 1963 IN BERGAMINI; 2001)

Diferenças Individuais/ Personalidade No grupo de trabalho é possível observarmos diferenças de personalidade das pessoas através do desempenho apresentado por cada uma. Existem, conforme Bergamini (2001), dois motivos principais para isso: _ As diferenças características das próprias condições de nascimento (meio, hábitos, herança genética); _ As experiências vivenciadas em suas vidas que as influenciam de maneira ímpar.

Diferenças Individuais/ Personalidade No processo decisório, inerente à vida humana, e presente há todo o tempo no meio corporativo os traços de personalidade influenciam muito, determinando inclusive aspectos de proatividade e inércia nas pessoas.

A TOMADA DE DECISÕES Ao tomar decisões o indivíduo analisa informações, na maioria das vezes, e decide como agir.

A TOMADA DE DECISÕES Chiavenato (2000) observa que um processo decisório envolve características individuais de quem decide e, ainda, aspectos do evento em que o mesmo está inserido. Escolher uma profissão, por exemplo, pode envolver gosto pessoal, aptidão e mercado de trabalho.

Os papéis sociais desempenhados. A TOMADA DE DECISÕES Além da personalidade, outros fatores envolvem a tomada de decisão, estando entre eles: A percepção O ambiente Os papéis sociais desempenhados.

A TOMADA DE DECISÕES/ PERSONALIDADE Traços de Personalidade que merecem observação especial no período decisório são: Proatividade; Segurança; Capacidade de reduzir a dissonância advinda da escolha de alternativas entre as opções que nos são apresentadas;

A TOMADA DE DECISÕES/ PERSONALIDADE Administrar possíveis insucessos que possam surgir com a alternativa escolhida. Gerenciar planos acessórios que possam suprir possibilidades de insucesso.

A TOMADA DE DECISÕES As decisões podem ser tomadas individualmente ou em grupo. Nas decisões grupais: A responsabilidade é dividida; O comprometimento com a escolha é menor para cada indivíduo; Dificilmente as pessoas reavaliam a decisão tomada em grupo.

A TOMADA DE DECISÕES Já nas decisões individuais: O leque de possibilidades a escolher é sempre maior; As decisões podem ser reavaliadas a qualquer momento (despende maior energia psíquica);

A TOMADA DE DECISÕES A responsabilidade se concentra numa única pessoa; Há uma maior comprometimento com a decisão; A necessidade de existência de planos acessórios, para o caso de insucessos, é um imperativo e gera muito estresse; A dissonância cognitiva resultante da escolha individual é bem maior do que no processo grupal.

A TOMADA DE DECISÕES Decidir é um processo que nos acompanha desde a consulta a um cardápio até o fato de estarmos solteiros ou casados. No trabalho, inclui a manutenção de desenvolvimento em nossas carreiras e até a manutenção de outras pessoas ou não em seus postos, se assumimos postos de liderança.

A TOMADA DE DECISÕES Decidir não é fácil embora algumas pessoas o façam com maior perícia. O estudo mais aprofundado da personalidade humana nos permitirá compreender melhor isso