Sistema Financeiro Internacional

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Transcrição da apresentação:

Sistema Financeiro Internacional Um dos pilares da economia globalizada Conferência de Bretton Woods (Julho/1944) (Sistemas Financeiro/Desenvolvimento) Mundo Pré-BW FMI (187 Estados-Membros) Garantir a estabilidade no sistema internacional

FMI Fase Regulatória (Conversão em ouro as reservas em dólar).Encerrada em 1971. Dólar emerge como moeda internacional e flexível. Como resultado, as moedas passaram a flutuar não havendo mais nenhuma regulação e coordenação no sistema financeiro internacional.

Áreas de atuação Monitoramento Assistência técnica Empréstimos

Empréstimos Estados-Membros com problemas na sua BP (exemplo da Grécia). Exigência: condicionalidade Outras linhas de empréstimos criadas recentemente focam na prevenção e no efeito do comércio internacional (liberalização).

Fases de Empréstimos Entre 1945-1965 (Países Industrializados) Entre 1970-1985 (Países com renda baixa e média) Década de 1990 (Países emergentes) A partir de 2008 (Países industrializados)

Brasil e o FMI 1982. Programas de ajustes. 1984.Suspensão do acordo por na cumprimento de metas. 1987. Moratória dos pagamentos externos; suspensão de créditos. 1997 e 1998. Acordos. 2000. Dispensa do acordo 2001 e 2002. Acordos. 2003. Dispensa do acordo 2006.Quitação da dívida com o FMI 2009. Empréstimo de 10 bilhões ao FMI.

Crescimento Internacional Relatório do FMI (2011). Brasil crescerá em torno de 3.8% (bem abaixo dos 7.5% de 2010). Principais crescimentos Catar (18.7%), Gana (13.5%) e Mongólia (11.5%). Entre as principais economias do mundo (G-20), aparecem a China (9.5%), seguida por Argentina (8%) e Índia (7.5%). Na AL, além da Argentina (como líder) aparecem Chile (6.5%) e Peru (6.2%). O pior desempenho será da Venezuela (2.8%).

Crescimento Internacional Entre os países mais ricos, aparecem Alemanha (2.7%), seguida pelo Canadá (2.1%), Austrália (1.8%), França (1.7%), EUA (1.5%), Reino Unido (1.1%), Itália (0.6) e Japão (-0.5%).

Mudanças do FMI Recapitalização e redistribuição das cotas de poder na direção da organização (não agrada aos EUA, Alemanha e Japão). Quanto maior a cota do Estado mais ele paga ao fundo e mais peso ele terá no processo decisório. Principais Estados EUA, Alemanha, Japão e Reino Unido)