A CONFIANÇA DAS GERAÇÕES NO USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (AVEA) Renata Costa - UFSC - Daniele Dutra - UFSC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Encontro com professores
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Informática na Educação
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
Material didático para EaD
INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO: possibilidades para uma concepção de domínios alternativos no processo educativo 13o CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Fundação Roberto Marinho
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Metodologia Científica e Tecnológica
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Contexto de Educação a Distância
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Metodologia Científica Aula 6
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Capítulo 6 Organização.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
11 º Congresso Internacional ABED
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Avaliação de um processador FemtoJava multiprocesso CMP502 – Sistemas Embarcados Leomar Soares da Rosa Junior Porto Alegre, março de 2003.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM – UMA VIVÊNCIA NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO Autores:Andréia Bartachini Gomes (USP) Cristiane Rocha de Farias (USP) Eliana Rodriguez.
Planejamento e Implantação de rede: Escritório de Publicidade
Projeto de Banco de Dados
1/27 IV Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática - ESFEM 16 e 17 de dezembro de 2005 Antonio.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
​ Teaching and Learning SignWriting in an online course: the experience of the teacher and the Students.
COMUNIDADES VIRTUAIS: o Fórum como ferramenta de interação de ideias e de saberes Ana Cláudia Pereira de Almeida IFRS Campus Rio Grande UCPEL.
“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Videoconferência e suas vantagens para o EAD.
Competências Direcção Liderança Gestão organizacional.
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Formação de Tutores a Distância
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Transcrição da apresentação:

A CONFIANÇA DAS GERAÇÕES NO USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (AVEA) Renata Costa - UFSC - Daniele Dutra - UFSC - CURITIBA/PR Outubro-2014

Associamos a influência da CONFIANÇA das GERAÇÕES a interação dos AMBIENTES VIRTUAIS de ensino e aprendizagem EMBASAMENTO (CONFIANÇA, GERAÇOES E AVEA)

“[...] fruto de normas e regras, formais e informais, e de valores compartilhados, que governam as interações humanas, e que, por sua vez, podem gerar níveis de cooperação espontânea [...]” (Zanini, 2008, p.20) CONFIANÇA

“[...] significa ter certeza de que a pessoa não esconde nada e é sincera. quando você confia nas pessoas, você confia em sua integridade e em suas competências” (Covey, 2008, p. 5) “[...] a confiança NÃO é meramente a dependência, a previsibilidade, ou o que por vezes se entende por confiabilidade. É SEMPRE O RELACIONAMENTO no qual se baseia a confiança e o qual a própria confiança ajuda a criar” Solomon & Flores. (2002, p ) CONFIANÇA Gerações

GERAÇÕES AVEA

[...] software educacional, pois além de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem possui características flexíveis as hipermídias digitais, e que se comunica com outras tecnologias web. (Autora, 2014, p. 6) “[...] tem como objetivo auxiliar o aprendizado de um ou mais temas e contribuir com a educação geral”. Rezende (2006, P. 15)

AVEA “[...] espaço social de interações cognitivo-sociais sobre ou em torno de um objeto de conhecimento: [...] onde as pessoas interagem, mediadas pela linguagem da hipermídia, cujos fluxos de comunicação entre os integrantes são possibilitados pela interface gráfica. [...] é fundamental que o ambiente possa ser um espaço onde os integrantes se construam como elementos ativos, co-autores do processo de aprendizagem” (Valentini e Soares, 2005, p. 19)

AVEA x GERAÇÕES “[...] exista relação entre a interface gráfica, a confiança e as gerações, e compreendemos esta relação como sendo um ciclo “RELACIONAL-AVALIATIVO” e, assim, acreditamos que as diferenças, as semelhanças e as experiências entre cada indivíduo de uma geração são imprescindíveis ao desenvolvimento de um AVEA, afinal estabelecem os vínculos de socialização, aprendizagem, e expectativas das gerações - e entre as gerações - propiciando ainda – embasados nas definições de confiança - a integridade das informações de forma compartilhada entre os indivíduos de um grupo”. (Autora, 2014, p. 7) AVEA e Gerações

AVEA x GERAÇÕES “[...] AVEA também deverá considerar a comunicação entre as partes, pois indivíduos como, os babys boomers, podem se incomodar com a informalidade comunicativa da geração Y e que estes, por sua vez, podem se sentir desvalorizados se os seus insights não forem considerados no processo de comunicação [...] (Autora, 2014, p. 7)

AVEA x GERAÇÕES “[...] os canais de comunicação de um AVEA [...] que possibilite um diálogo prazeroso entre as gerações sem limitá-los em suas características próprias e facilitando a construção de um conhecimento compartilhado e coletivo com base em um bom relacionamento [...] (Autora, 2014, p. 7)

AVEA x GERAÇÕES [...] AVEA que deva propiciar uma administração autônoma que facilite e valorize o conhecimento por perfil vislumbrando, por exemplo, a sabedoria dos baby bommers, a criatividade dos da geração y, a lealdade dos da geração x, a liderança dos babys bommers, a preferência do trabalho isolado dos da geração X e as equipes abertas para os nativos digitais”. (Autora, 2014, p. 7) Conclusão

CONCLUSÃO (AVEA centrado no usuário) Todas as gerações têm a ensinar e PRÓSPERA será a IES que for capaz de ouvir CADA UMA delas AVEA do futuro será capaz de conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente, extrair o que cada geração tem de melhor e equilibrar a individualidade em função do bem estar coletivo AVEA Ser projetado de forma estratégica com as características das gerações mais velhas e inovador como as mais jovens AVEA deve inspirar confiança, pois a falta pode provocar, nos indivíduos e seus grupos, a sensação de isolamento e desmotivação (coletividade x aprendizagem) Agradecimento

AGRADECIMENTO “AGRADEÇO A DEUS POR ME MANTER LÚCIDA EM TEMPOS DE SOLITUDE” (Renata Costa, 2014)

[1] ZANINI, Marco Túlio. Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa: pessoas, motivação e construção de valor. Rio de Janeiro: Elsevier, 20. p.4; [2] COVEY, Stephen M. R. O Poder da Confiança: o elemento que faz toda a diferença. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, p. 5; [3] SOLOMON, Robert C.; FLORES, Fernando. Construa a Confiança: nos negócios, na política e na vida. Rio de Janeiro: Record, 2002, p ; [4] KENSKI, V.M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2003, p. 20; [5] OLIVEIRA, Sidnei; Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. Editora Integrate, [6] Como Gerenciar Conflitos de Gerações: Geração X, Y e Baby Boomers. Sociedade Brasileira de Coaching. Acesso em 25/03/ conflitos-de-geracoes/ conflitos-de-geracoes/ [7] PRESSMAN, R. S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7ª Edição. Porto Alegre: AMGH, 2011, p ; [8] REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de Informação. 3 Edição. Rio de Janeiro: Brasport, 2006, p. 15 [9] MACIEL, Ira Maria. Educação a Distância. Ambiente Virtual: Construindo Significados. Acesso em 26/03/ [10] VALENTINI, Carla Beatriz, SOARES, Eliana Maria Sacramento (orgs.).Aprendizagem em Ambientes Virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul: EDUCS, 2005, p.19 [11] Finardi, S., De Maria, R., D’Allura, A., Cascone, C., Calori, G., and Lollobrigida, F. (2008) A deterministic air quality forecasting system for Torino urban area, Italy. Environmental Modelling and Software, 23, [12] PEREIRA, Alice T. Cybis. (org.). AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, [13] VALENTE, José Armando (Org) – O computador na sociedade do conhecimento – Campinas, SP: Unicamp/NIED, 1999; p. 26 REFERÊNCIAS