Pontuação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Profa. Eugenia Fernandes
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Período Simples e Período Composto
Sinais de pontuação.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Pontuação.
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Orações Subordinadas Substantivas
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Gramática da Sapatilha
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Orações Subordinadas Adverbiais
Professora Lúcia Brasil
Classificações das conjunções
Prof. Francisco Platão Savioli
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Sinais de pontuação.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
DISCIPLINA: Português
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Frase-Oração-Período
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
PONTUAÇÃO Professora: Sandra Mary Foppa Graduada em Língua Portuguesa
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Língua Portuguesa Profª Joelma
Dicionário Terminológico
Orações Subordinadas Substantivas
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014
A VÍRGULA UMA QUESTÃO DE ESTILO.
Sinais de pontuação:.
PAUTA: 2 / 9 / 14 - Entrega e correção da PD3 - Correção – pág. 61 a 64.
Pronomes Relativos.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Orações coordenadas.
Pontuação.
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
PONTUAÇÃO.
Coordenação e subordinação
Período Composto.
Período composto por coordenação
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
Funções sintáticas.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
, ; : Sinais de Pontuação.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Pontuação

Se o homem soubesse o valor que tem a mulher viveria correndo atrás. Onde você colocaria a vírgula? Se o homem soubesse o valor que tem a mulher viveria correndo atrás.

Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, viveria correndo atrás. Possibilidades: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, viveria correndo atrás. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher viveria correndo atrás.

Veja estes outros exemplos: Você quer que eu continue explicando a matéria? Não, pare. Não pare.

Dessa forma, chegamos à conclusão de que a posição da vírgula pode alterar o sentido da frase e, consequentemente, o conteúdo de uma mensagem.

Vírgula Usa-se vírgula • Para separar vocativo. Alunos, fiquem atentos às questões de pontuação! • Para separar aposto. (Esclarecimentos, explicações).‏ Belo Horizonte, capital dos mineiros, é uma cidade maravilhosa. • Ao final de saudações em cartas. Atenciosamente,

• Para separar adjuntos adverbiais deslocados Em um lugar muito longe daqui, uma história muito estranha aconteceu. Observações: Em adjuntos adverbiais curtos, mesmo deslocados, a vírgula é facultativa. Depois irei até sua casa. Depois, irei até sua casa. Em adjuntos adverbiais que aparecem depois do verbo, a vírgula também é facultativa. Uma história muito estranha aconteceu, em um lugar longe daqui. Uma história muito estranha aconteceu em um lugar longe daqui.

• Palavras da mesma classe gramatical: Carol era uma moça bonita, simpática, elegante. • Conjunções coordenativas ou quaisquer outros termos ou orações deslocadas. Concluímos, portanto, que o uso da vírgula é muito importante. Ansiosos, os alunos fizeram a prova. De doces, os meninos gostam. O Brasil, embora possua muitos problemas sociais, ainda é um bom lugar para se viver. • Para marcar omissão de termos: Ele gosta de doces; eu, de salgados.

• Isolar expressões explicativas, como, isto é, ou seja, ou melhor. • Em orações coordenadas assindéticas e sindéticas, desde que não sejam separadas pela conjunção e (quando possuírem o mesmo sujeito). Alguns reclamam, outros protestam. Estudei muito, logo passarei no concurso. O aluno fez e corrigiu os exercícios. O aluno fez os exercícios, e a professora os corrigiu. *E falei, e tentei, e pedi. Nada adiantou. (Polissíndeto)‏

• Em orações adjetivas explicativas As professoras, que são loiras, ensinaram a matéria. • Em orações adverbiais, quando antepostas à oração principal Quando chegar, tomará as providências. Observação: Quando a or. adverbial vier depois, a vírgula é optativa. Tomará as decisões quando chegar ao trabalho. Tomará as decisões, quando chegar ao trabalho.

• Em datas, após o nome da cidade • Em orações intercaladas Sem dúvida, disse a garota, que estava muito feliz com a proposta de emprego. • Em datas, após o nome da cidade Belo Horizonte, 28 de outubro de 2009. • Em endereços, após o nome da rua. Avenida Amazonas, 222.

Não se usa vírgula • Entre a oração principal e a substantiva É necessário que você me ajude. • Em orações adjetivas restritivas As professoras que são loiras ensinaram a matéria. • Em orações coordenadas sindéticas ligadas pela conjunção e, quando o sujeito for o mesmo. • Entre o sujeito e o verbo. A maioria dos alunos conseguirão passar no concurso. •Entre o verbo e seu complemento (nominal ou verbal). A Internet tem sido acessível aos brasileiros, que precisam de orientações para saber como usá-la. • Entre o nome e o adjunto adnominal. Aquela é uma mulher de fibra.

Ponto e vírgula • Indicam uma pausa maior que a da vírgula, sendo usadas, normalmente, em orações coordenadas assindéticas (quando já há vírgulas dentro da oração) ou sindéticas adversativas e conclusivas. Aja como quiser; mas depois não me venha reclamar. Estudei muito; logo passarei no concurso. Maria, doce garota, foi à escola; João, menino rebelde, foi jogar bola. • Podem também ser usadas para separar itens. É proibido: uso de celular; uso de relógios; aparelhos digitais de quaisquer espécies.

Dois pontos • Usados para anunciar um diálogo. José disse: Não me canso de estudar! • Para apresentar uma citação. O autor afirma: “A publicidade veicula valores”. •Antes de uma enumeração ou apresentação de itens. São vários os sintomas: febre, dor no corpo, náuseas.

• Antes de um esclarecimento ou explicação (geralmente, representado pelo aposto ou oração apositiva)‏ Só tenho uma certeza: vocês são capazes! Não foi a razão que o guiou: foi o coração. • São usados também depois de nota, observação, exemplo. Ex.:

Travessão • Usados para marcar as falas dos interlocutores em um diálogo. Maria disse: _ Você vai arrasar na prova! • Pode ser usado no lugar das vírgulas, para isolar aposto ou oração adjetiva explicativa. (Pausa maior)‏ As professoras – que são loiras - ensinaram a matéria.

• Usados para marcar oração intercalada ou deslocada. Lecionar – dizia a professora – é uma das minhas alegrias de viver. Os alunos – embora estivessem cansados- conseguiram ficar concentrados. • Marcam itinerário A linha BH-RJ

Aspas • Usadas para destacar uma citação. O autor afirma: “A publicidade veicula valores”. • Para indicar neologismos, arcaísmos, estrangeirismos, palavras e expressões com sentido particular no contexto, provérbios, expressões populares, nomes de livros e obras, para indicar ironia. O “internetês” é a linguagem da moda. “Quem avisa amigo é”. A obra “Dom Casmurro” já foi cobrada em vários vestibulares. A sua “inteligência” me encanta. A publicidade é especializada em “vender o peixe”.

Mércia (minha mãe) é uma mulher batalhadora. Parênteses Usados para: • Isolar explicações, esclarecimentos, indicações ou comentários acessórios, dados bibliográficos. Em certos casos sua função é parecida com a do travessão. Mércia (minha mãe) é uma mulher batalhadora. O autor afirma: “A mídia veicula valores”. (Linha 2). João (aquele antipático) passou por mim ontem e nem cumprimentou.

Ponto simples Usados para marcar o final de frases declarativas (indicando uma pausa mais longa) e em abreviaturas. Os alunos desta sala passarão no concurso. Cia. Cx. R. Av.

Ponto de exclamação • Usados em interjeições e/ou final de frases com entonação exclamativa. Geralmente denotam sentimentos, sensações, susto, admiração, espanto, estado. (Observar o contexto)‏ Ai! Que dor! Que susto! Que bom! Calem a boca!

Ponto de interrogação Reticências • Usado no final de perguntas diretas. Por que você fez isso? Reticências • Marcam interrupção da sequência de pensamento com o objetivo de provocar suspense, hesitação, surpresa, dúvida, omissão, dar ideia de continuidade da ação ou do estado ou, ainda, marcar omissão de um trecho. Não vou dizer nada. Você já deve ter percebido que ele... A torcida do meu time... Vou te falar... É maravilhosa! E o casal foi feliz para sempre... “(...) que seja eterno enquanto dure”. (Vinícius de Morais)‏