TERCEIRA CONFERÊNCIA REGIONAL NORTE DO SECTOR PRIVADO Pemba, 14 E 15 DE Março 2008 Programa ADIPSA para a Região Norte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Financiadora de Estudos e Projetos
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Fundamentos de Economia
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Plano de Negócio Elber Sales.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
SEGUROS AGRÍCOLAS PERSPETIVA FUTURA DO SEGURO DE COLHEITAS
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
SNV Moçambique.
Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
Planos de Negócios para a procura de financiador
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
INOVAGRO PROJECT ( ).
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
por Diogo Gomes de Araújo
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
IIAM – SALA SAVE 15 DE SETEMBRO DE 2014 RUI SANTOS “PLATAFORMA NACIONAL DE DIÁLOGO NO SECTOR DE SEMENTES”
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
República de Moçambique
Concessões de Algodão em Moçambique Comentarios sobre o relatório da KPMG de 2007/2008 e seguintes discussões entre o IAM, AAM e os representantes dos.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Coordenadora: Antonieta Nhamusso
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
TECA – Tecnologias para agricultura
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
PROGRAMA EMBRAPA_MOÇAMBIQUE
Produção de Hortícolas a partir de
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
PROJETO DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE LEGUMES DE NHAMATANDA
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Conferencia sub-regional da AFRACA
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Análise das Demonstrações Contábeis
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
Conferência para concorrentes PI-SNAP-Moz-02 Beira Chimoio Maputo Nampula Outubro de Novembro Bob Rabatsky Director Mark Sevier Mission Partnership.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
CIÊNCIA 2010 Lisboa – 07/07/2010 PC 1 CULTURA EXTENSIVA DE CEVADA DÍSTICA PARA A PRODUÇÃO DE CERVEJA.
Transcrição da apresentação:

TERCEIRA CONFERÊNCIA REGIONAL NORTE DO SECTOR PRIVADO Pemba, 14 E 15 DE Março 2008 Programa ADIPSA para a Região Norte

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE INICIATIVAS PRIVADAS NO SECTOR AGRÁRIO o Componente do Programa de Suporte ao Sector Agrário (ASPS), resultante de um acordo entre os Governos de Moçambique e da Dinamarca. o Financiamento: DANIDA o Fase II: , continuação da Fase I iniciada em 2000.

OBJECTIVOS E ÁREAS DE INTERVENÇÃO Objectivo: Aumento da renda dos pequenos produtores agrícolas, através de uma maior comercialização dos seus produtos. Áreas de Intervenção Áreas de Intervenção: 1. Apoio ao desenvolvimento das Associações de Produtores. 2. Apoio ao desenvolvimento de agronegócios. 3. Apoio às finanças rurais. 4. Desenvolvimento e Coordenação de Estratégias. O ADIPSA é um Promotor do desenvolvimento de negócios, baseia-se na Procura e actua ao longo da cadeia de valor.  Conhecimento das cadeias de valor mais promissoras.

OBJECTIVOS E ÁREAS DE INTERVENÇÃO Objectivo: Aumento da renda dos pequenos produtores agrícolas, através de uma maior comercialização dos seus produtos. Áreas de Intervenção Áreas de Intervenção: 1. Apoio ao desenvolvimento das Associações de Produtores. 2. Apoio ao desenvolvimento de agronegócios. 3. Apoio às finanças rurais. 4. Desenvolvimento e Coordenação de Estratégias. O ADIPSA é um Promotor do desenvolvimento de negócios, baseia-se na Procura e actua ao longo da cadeia de valor.  Conhecimento das cadeias de valor mais promissoras.

2007: Estudo de Mapeamento Económico e Análise das Cadeias de Valor Estudo realizado pela ICC-Moçambique Objectivo: identificar e estudar as cadeias de valor mais promissoras para actuação do ADIPSA. O estudo consistiu: o o Análise do ambiente económico e negócios. o o Estruturação das cadeias de valor mais promissoras e análise do papel dos seus principais actores. o o Análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA) em cada cadeia de valor. o o Identificação de possíveis intervenções para o ADIPSA.

Resultados Província de Nampula Província de Cabo Delgado As Cadeias de valor identificadas foram:

Principais Cadeias de Valor: oNampula: Gergelim Amendoím, Frangos, Feijões e Hortícolas oCabo Delgado: Gergelim, Castanha de Cajú, Amendoím, Frangos e Hortícolas. Escolhemos detalhar as Cadeias de Valor de gergelim e amendoím por serem neste momento cadeias de valor bastante promissoras. Escolhemos detalhar as Cadeias de Valor de gergelim e amendoím por serem neste momento cadeias de valor bastante promissoras.

Gergelim – Cadeia de Valor

PrioridadeConstrangimentoIntervenções Actores Parceiros Riscos + + +Baixa qualidade da semente (variedade inadequada)  Renovação e introdução de material genético mais virado para o mercado.  Multiplicação de sementes IIAM IKURU CLUSA  Baixa capacidade em produzir sementes de alta qualidade a um preço baixo + + +Sistema de cultivo (compasso, excesso de semente, pragas, rotação, uso de pesticidas)  Apoio a serviços de extensão (privados e organizações de formação e desenvolvimento) AKF CLUSA  Novas técnicas, como agricultura de conservação, requerem mão de obra intensiva  Capacidade limitada e rede inadequado dos serviços da extensão  Investigação para praticas que reduzem índex de Flea Beetle. + Pós colheita (armazenamento)  Apoio a serviços de extensão (privados e organizações de formação e desenvolvimento) AKF CLUSA  Capacidade limitada e rede inadequado dos serviços da extensão  Queda do preço internacional + Fraca organização dos produtores  Projectos de capacitação profissional AKF OLIPA  Capacidade limitada e rede inadequado dos serviços da extensão  Concorrência entre fomentadores e provedores de serviços para focar em aspectos de cultivo, e não capacitação profissional + Falta de actividades de valor acrescentado (limpeza e selecção)  Apoio para certificação (orgânica e FairTrade) IKURU Messalo  Não conseguir estabelecer sistemas de controlo interno  Margem adicional insuficiente para justificar sustentabilidade + Distribuição de insumos fraca Disponibilização de serviços financeiros Multi- Pemba IKURU CLUSA  Distribuição de insumos não ser economicamente viável Gergelim – Intervenções de acordo com as prioridades estabelecidas

Amendoim – Cadeia de Valor

Prior.ConstrangimentosIntervenções Actores Parceiros Riscos + + +Baixa qualidade da semente (variedade inadequada)  Renovação e introdução de material genético mais virado para o mercado.  Multiplicação de sementes IIAM IKURU CLUSA  Baixa capacidade em produzir sementes de alta qualidade a um preço baixo + Sistema de cultivo (compasso, excesso de semente, pragas, rotação)  Apoio a serviços de extensão (privados e organizações de formação e desenvolvimento)  Apoio para contratar mão- de-obra (ou tractores, tracção animal, etc.) para preparação do terreno e dehulling. AKF CLUSA  Novas técnicas, como agricultura de conservação, requerem mão-de-obra intensiva  Capacidade limitada e rede inadequado dos serviços da extensão  Pragas como Rosette Vírus. + Pós colheita (armazenamento e dehulling) eleva risco de Aflotoxin  Apoio a serviços de extensão (privados e organizações de formação e desenvolvimento) AKF CLUSA  Capacidade limitada e rede inadequada de extensão.  Queda do preço internacional + Falta de actividades de valor acrescentado (limpeza e selecção)  Apoio para certifição (Orgânico e FairTrade) IKURU Messalo  Não conseguir estabelecer sistemas de controlo interno  Margem adicional insuficiente para justificar sustentabilidade ++Fraca organização dos produtores  Projectos de capacitação profissional AKF OLIPA  Capacidade limitada e rede inadequada de extensão  Concorrência entre fomentadores e provedores de serviços para focar em aspectos de cultivo, e não capacitação profissional ++Distribuição de insumos fraca Disponibilização de serviços financeiros Multi- Pemba IKURU CLUSA Distribuição de insumos não ser economicamente viável. Amendoim – Intervenções de acordo com as prioridades estabelecidas

Constrangimentos Comuns a todas as Cadeias de Valor (1) Produção-Comercialização-Processamento PrioridadeConstrangimentoIntervençõesRiscos + ++Ausência de práticas de maneio e conservação de solos  Apoio a serviços de extensão (privados e organizações de formação e desenvolvimento)  Capacidade limitada e rede inadequada de extensão + + +Sistema de cultivo (compasso, excesso de semente, pragas, rotação, debulho no chão)  Apoio a serviços de extensão (privados e organizações de formação e desenvolvimento)  Novas técnicas, como agricultura de conservação, requerem mão-de-obra intensiva  Capacidade limitada e rede inadequada de extensão + + +Pós colheita (armazenamento)  Apoio a serviços de extensão (privados e organizações de formação e desenvolvimento)  Apoio em sistemas de armazenamento melhorados e conservação de produtos a longo prazo  Capacidade limitada e rede inadequada de extensão  O não conhecimento da viabilidade económica dos armazéns + + +Fraca organização dos produtores  Apoio à capacitação profissional e institucional das organizações de Produtores  Capacidade limitada e rede inadequada de extensão  Concorrência entre fomentadores e provedores de serviços para focar nos cultivo e não capacitação profissional + + +Falta de informação de preços de mercado  Projectos de divulgação de preços através das rádios e redes de telefones celulares  Não atingir as zonas mais remotas + + +Poucos provedores de serviços e de capacidade limitada  Apoiar a entrada de novos provedores de serviços  Apoiar provedores de Maputo a ir para as demais Províncias  Provedores novos não são fiáveis  Provedores de Maputo tem custo muito elevado + Poucas empresas de comercialização e processamento e de capacidade limitada  Trabalhar com CPI e CEPAGRI para atrair essas empresas para os distritos  Falta de compromisso por parte das empresas para desenhar projectos que beneficiem o produtor

Constrangimentos Comuns a todas as Cadeias de Valor (2) Acesso ao Crédito PrioridadeConstrangimentoIntervenções Actores Parceiros Riscos + ++Do lado da procura  Limitada capacidade de satisfazer aos requisitos de garantia  Escassos capitais próprios  Fraca bancabilidade dos beneficiários  Desenhar critérios de elegibilidade,  Instrumentos financeiros: capital p/crédito, fundo co- financiamnto e partilha de risco.  Identificar parceiros interessados.  Apoio ao crescimento institucional dos beneficiários Bancos Comerciais GAPI Procredit Aga Khan Amoder  Baixo interesse por parte das instituições financeiras em aderir ao esquema  Fraca motivação para reembolso do crédito por parte dos fundos serem concedidos a fundo perdido Do lado da oferta  Fraca capacidade de cobrir os custos de expansão  Limitada capacidade institucional  Produtos não apropriados ao financiamento rural  Desenhar critérios de elegibilidade e conceber procedimentos de funcionamento para fundos de garantia e linhas de crédito  Desenhar programas de capacitação institucional  Prestar assistência técnica no desenho de produtos financeiros GAPI Procredit Amoder CCOM Aga Khan  Baixo interesse por parte das instituições financeiras em aderir ao esquema  Fraco acompanhamento do crédito pelo facto de parte dos risco estar coberto  Fraca capacidade de absorção por parte dos operadores dada a existência de outros programas a oferecer serviços similares

Conclusões o o A identificação e análise das cadeias de valor permite focalizar as intervenções nos pontos mais críticos ao longo da cadeia de valor; o o Em todas as cadeias os pontos mais criticos são os seus estágios iniciais (insumos-distribuição-produção-comercialização). o o O ADIPSA concentra as suas intervenções nas seguintes linhas de actuação:   Capacitação profissional das Associações de Produtores, Pequenas e Medias Empresas Agrárias e Provedores de Serviços;   Assistência técnica nas áreas de produção, pós-colheita e processamento e comercialização;   Apoio a iniciativas de promoção do diálogo entre o sector público e privado,   Contribuição na melhoria e acesso aos serviços financeiros nas zonas rurais.

T í tulo do Projecto:Aumento da Produ ç ão e Comercializa ç ão dos Fora de Mutu á li. Prov í ncia: Nampula Dura ç ão: Dez 2007Dez 2008 Distrito:MalemaImplementadorKULIMA Or ç amento Total: 1,940, Mt Benefici á rios5 F ó ra, 40 Associa ç ões Produtores 1. Descri ç ão do Projecto e objectivos As 40 associa ç ões filiadas nos 5 F ó ra de Produtores do Posto administrativo de Mutu á li enfrentam as seguintes dificuldades: a) reconhecimento legal, b) baixos rendimentos agr í colas c) fraca capacidade de gestão. Objectivos do Projecto:  Aumento da capacidade professional dos Foras e associa ç ões de pequenos produtores;  Aumento a produtividade e rentabilidade dos pequenos produtores membros das associa ç ões;  Melhoramento do acesso das associa ç ões aos mercados de insumos e produtos agr á rios. O ADIPSA contratou a KULIMA para prestar estes servi ç os. 2. Actividades do Projecto:  Capacitar as associa ç ões nas areas de associativismo, lideran ç a, administra ç ão e gestão;  Apoiar as associa ç ões no processo de legaliza ç ão;  Estabelecer campos de demonstra ç ão de t é cncias de produ ç ão;  Fomentar o gergelim de variedade branca;  Promover o uso de tecnologias p ó s – colheita. 3. Progresso do Projecto O Projecto iniciou nos finais de Fevereiro do ano corrente, portanto est á ainda na fase de arranque. 4. Impactos esperados.  30 Associa ç ões legalizadas e reconhecidas.  30 Associa ç ões com Planos de Neg ó cios elaborados.  Rendimento do gergelim e amendoim duplicados.  Volume de comercializa ç ão do gergelim aumentado de 120 para 250 ton/ano.  Volume de comercializa ç ão de amendoim aumentado de 30 para 80 ton/ano.  Pr á ticas p ó s-colheita melhoradas. Exemplo 1

Nome do Projecto:Fortalecimento Institutional da AEMOP. Prov í ncia: Cabo Delgado Dura ç ão: Dez 2007Jan 2008 Districto:Mocimboa PraiaParceiro:AEMOP Or ç amento total: 237,300.00MTBeneficiario:AEMOP Or ç amento ADIPSA 198,300.00MT 1. Descri ç ão do Projecto e objectivos: AEMOP, Associa ç ão de Empres á rios de Mocimboa de Praia, submeteu um pedido ao ADIPSA para capacita ç ão em gestão de neg ó cios. Objectivo do Projecto:  Contribuir na melhoria da capacidade da AEMOP para presta ç ão de servi ç os aos seus membros e na sua capacidade de di á logo com o sector p ú blico. 2. Actividades do Projecto  Treinar 20 membros em associativismo, lideran ç a, gestão empresarial e planos de neg ó cios. 3. Progresso do Projecto Projecto conclu í do 4. Impactos esperados  Melhoria da capacidade de nef ó cios e de presta ç ão de servi ç os aos seus membros.  Melhoria da capacidade de di á logo da AEMOP com o sector p ú blico. Exemplo 2

MUITO OBRIGADA