Sala Nordeste & Cerrado ExpoSustentat 2007 São Paulo de Outubro de 2007 Desafios e Mercados para a Agricultura Familiar do Nordeste e do Cerrado
Sala Nordeste & Cerrado Objetivos e Perspectivas 1.Potencializar os processos de comercialização das organizações da Agricultura Familiar do Nordeste e do Cerrado. 2.Constituir-se num espaço permanente de articulação, consolidando e ampliando as parcerias institucionais.
Identificação da necessidade de qualificação dos empreendimentos da Agricultura Familiar para a participação em feiras e eventos comerciais; Seminário em 2006 (Fortaleza); Definição do desafio da participação na ExpoSustentat; Organização da 1ª. Edição da Sala Nordeste & Cerrado (interinstitucional); Seminários em 2007 (Fortaleza e Brasília). Breve Histórico
Catálogo de expositores Exposição de artesanato Vista geral da Sala Sala Nordeste & Cerrado ExpoSustentat m² de Sala; 22 expositores de 31 empreendimentos; Produtos: artesanato, mel e derivados, castanhas, frutas tropicais, polpas, geléias, mandioca, óleos, etc. 70 Contatos comerciais realizados; Participação dos empreendimentos nas Rodadas de Negócio
Sala Nordeste & Cerrado ExpoSustentat 2007 200 m² de Sala; Expositores: 15 Redes representando 153 associações e cooperativas (aprox famílias); Estratégia de comunicação: assessoria de imprensa, página na internet, catálogo, folder, carta-convite e calendário; Encontros preparatórios, apostila de qualificação e organização.
Sala Nordeste & Cerrado Exposição de alimentos...Interação com o público Critérios de participação: Produtos tradicionais, agroecológicos e sustentáveis; Boa apresentação dos produtos (rótulos, registros, etc.); Capacidade de negociação e potencial produtivo e de entrega em outras regiões e países; Pertencer à uma Rede e ser indicado por ela.... e de artesanato
Empreendimentos e famílias por estado
Empreendimentos e famílias por rede
Produtos e empreendimentos ofertantes
Agricultura Familiar
Locais das comunidades que trabalham no beneficiamento das frutas nos municípios de Curaçá, Uauá e Canudos: Sede do município Comunidade com mini-fábrica Comunidade sem mini-fábrica Estradas principais
55%Comercializado para CONAB 30%Exportado Para França / Áustria 5%Comercializado no comércio regional 10%Comercializado em feiras e exposições. Comercialização COOPERCUC
Produtor Atravessador Atravessador II Despolpador Distribuidora Supermercado Lanchonete Consumidor Comercialização COOPERCUC Somente em Uauá no período da safra sai em torno de 2000 sacos de 45 kg por dia
Regra Básica para o Acesso a Novos Mercados: “Cada mercado tem característica própria” Produtos, preços, promoção e distribuição/logística devem estar adequados a cada mercado comprador/cliente. Comercialização COOPERCUC
Considerações sobre Logística/Distribuição Proporcionar menor manuseio possível do produto em toda a cadeia/canais, até chegar ao comprador. Evitar perdas e queda na qualidade do produto. Garantia de entrega e fornecimento. Produto chegar em condições adequadas no comprador. Apoio logístico no mercado potencial. Comercialização COOPERCUC
Promoção e apoio:
Luiz Carlos Rebelatto dos Santos Comissão Organizadora Sala N&C GTZ/MDA (61) Uma ótima Sala Nordeste & Cerrado 2007 para todos! Jussara Dantas de Souza Gerente Comercial COOPERCUC (74)