Introdução à Engenharia Biomédica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J.
Advertisements

Laboratório de Neurociências
Encontro Ciência em Portugal Ciência 2008 Fundação Calouste Gulbenkian Julho 2008 CNC Organização e perspectivas de desenvolvimento.
R2 Learning 19 de abril de 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
Sistema Web para Departamentos
Brain Computer Interface
Vida Artificial e Ambientes Virtuais
Desenho de Interface para Sistema de Armazenamento e Distribuição de
na avaliação funcional do joelho através do formulário do
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Evolução das Próteses mecânicas
Sucesso em 2011! Mais de 1200 pessoas Congresso e lançamento do livro.
Estudo de Caso Alexandre Pereira.
Obs.: Esta Palestra sofreu uma alteração durante a apresentação, (muitíssimo positiva), por ocasião da participação do Médico neurologista Daniel Damiani.
AS CONSEQUÊNCIAS DO AVC NAS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS
A revista do respeitado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) publicou a lista das dez principais pesquisas científicas em.
Aula mar.07 ENG 1090 – Introdução à Engenharia de Produção 2012 © George W L Sousa.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Pós-graduação em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência – FM/UFG
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
FUNCIONAMENTO SISTÉMICO DO CÉREBRO
SESC Santo Amaro “Estimulando a Memória na internet”
Uso de Sistemas Imunológicos Artificiais para Detecção de Falhas em Plantas da Indústria de Petróleo. Aluno: Alexandre Willig Quintino dos Santos Orientador:
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Apresentação para grupo do ISEG
Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em
Sistema de Gerenciamento de Confinamentos de Gado de Corte
PSICOMOTRICIDADE.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
O QUE CAUSA DOR DE CABEÇA
Late in the night, inside a research facility in the State of São Paulo... Gee Brain, what do you want to do tonight? The same thing we do every night,
Introdução à Interação Humano- Computador
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
ISTEC (Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto) Disciplina: Arquitetura de Computadores Docente: Dra. Luisa Orvalho Trabalho elaborado por:
ÓRTESES PARA OS MEMBROS SUPERIORES EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
A complexidade funcional do cérebro. Lateralização e dominância
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
UMA ESTRATÉGIA DE REDE NEURAL APLICADA À GAME ESTILO BEAT’EM UP Mendes,T.M. e Almeida, A.G. RESUMO O projeto consiste no desenvolvimento de um jogo 2D.
Introdução à Engenharia Biomédica
Tópicos Especiais em Processos Psicológicos Básicos I
Apresentação da Disciplina
EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical
Plasticidade Cerebral
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
Neurologia e Grandes Personalidades Históricas
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Introdução existem referências a aparelhos protéticos no Rig Veda, tido como o documento literário e religioso mais antigo da humanidade, escrito por volta.
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
ESCLEROSE MÚLTIPLA.
O Que São as Redes Neurais Artificiais
O Instituto de Neurociências Motivações Solução Projeto – Tecnologias Desenvolvimento Próximos passos...
EPILEPSIA Prof. Mauricio Borja Dep. Pediatria – UFRN
Reflexão Modulo 12 Tânia Teixeira Carga Horaria: 25 horas Formador: Miguel Teixeira Data:28/11/2012.
PESQUISAS EXPLORATÓRIAS
Introdução à Inteligência Artificial
Inteligência artificial (IA)
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
COZENZA. R. M. ; FUENTES, Daniel; MALLOY-DINIZ, Leandro F
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
Why migraines strike Anatomia e Histologia MMartim M. Maia MMatilde Fraga NNuno Ramos SSara Pestana SStefanie Poehlmann.
Música, Neurociência e Desenvolvimento Humano (Mauro Muszkat)
Introdução à Engenharia Biomédica Trabalho Realizado por: Flávio Jovchelevicth, nº Mariana Branco, nº Rita Levy, nº Dia 12 Novembro 2008.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Transcrição da apresentação:

Introdução à Engenharia Biomédica Neuroengenharia Marcia A. S. Bissaco marciab@umc.br quintino@umc.br

Visite http://neuroengenharia.com.br/index.php?option=com_jvideodirect&view=jvideodirect&Itemid=54

O que é Neuroengenharia? Uma disciplina dentro da Engenharia Biomédica que usa técnicas de Engenharia para entender, reparar, substituir ou melhorar os sistemas neurais. 

Tecnologias e Técnicas Usa tecnologia eletroeletrônica para modulação e decodificação da atividade cerebral a fim de restaurar funções neurais perdidas em condições neurológicas, como lesões traumáticas do sistema nervoso, neurodegeneração, amputações ou desordens neurológicas de diversas etiologias.

Tecnologias e Técnicas

Tecnologias e Técnicas Estimulação elétrica do sistema nervoso que modula a atividade neural. Registro eletrográfico (da atividade elétrica do cérebro) que extrai informação da fisiologia do sistema nervoso para ser usada funcionalmente por dispositivos eletromecânicos externos.

Aplicações terapêuticas Neuromodulação: ligada à estimulação elétrica é usada no tratamento de desordens neurológicas (Epilepsias, Mal de Parkinson, Dor Crônica, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Depressão e Obesidade). Nesse caso, é substituída a atividade patológica dos diversos substratos neurais relacionados à função perdida através da imposição do ritmo fisiológico por dispositivo externo ao sistema nervoso.

Aplicações

Aplicações 'Olho biônico' garante novas esperanças para cegos Perna biônica restaura movimentos perdidos Cego volta a enxergar após ter chip implantado no olho Microchips até força do pensamento: as novas descobertas da ciência sobre o cérebro A nova era dos homens-máquina Interface Cérebro-Máquina na USP em São Carlos simula interação entre neurônios artificiais e biológicos Interação cérebro-máquina é recurso para teste de reabilitação neurológica

Principais pesquisadores

Pesquisadores Pesquisadores que trabalham nessa área são qualificados para resolver os problemas de design da interface entre o tecido neural vivo e aparatos artificiais.

Pesquisadores Brasileiros Prof. Dr. Miguel Nicolelis Graduação em Medicina pela USP (1984) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela USP (1989). Atualmente é professor titular do Departamento de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA), professor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça) e Diretor Científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: informática médica, eletrofisiologia, sistemas sensoriais, sistema somestésico e próteses neurológicas.

Pesquisadores Prof. Dr. Vínícius Rosa Cota Prof. Dr. Márcio Flávio Dutra Moraes Prof. Dr. Carlos Júlio Tierra-Criollo

Revistas Indexadas IEEE Transactions on Biomedical Engineering IEEE Transactions on Neural Systems and Rehabilitation Engineering The Journal of Neural Engineering JNER Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation Journal of Neurophysiology

Links Importantes http://wn.com/Brain_pacemaker http://www.neuralengineering.com https://www.youtube.com/watch?list=PL68432C8D3091 EEAA&v=GAQPeavN_-M http://www.neuralengineering.com/videos- undergraduate-neurobridge-biomedical-research-team- njit-%5Bb-EVfOtrIlU%5D.cfm http://www.neuralengineering.com/videos-tissue- engineering-building-body-parts- %5BofiLcTs7_Ys%5D.cfm

Filmes interessantes O filme narra a história de Jean-Dominique Bauby, um jornalista bem-sucedido, editor da revista Elle que, aos 43 anos de idade, sofreu um acidente vascular cerebral. Em consequência desse ataque, Jean-Do, como era chamado, desenvolveu uma síndrome rara, denominada síndrome do encarceramento, a qual deixou seu corpo totalmente paralisado. Ele só podia movimentar o olho esquerdo. A partir de então, Bauby tem de aprender a conviver naquele estado

Filmes interessantes