Primeira reunião com os Encarregados de Educação 5º D

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Cursos de Educação e Formação
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
ESTUDO ACOMPANHADO.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
Avaliação de desempenho dos docentes
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Reunião com os Encarregados de Educação
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
Escola Adventista de Campo Grande
D. Manuel Ferreira Cabral
Colégio Nossa Senhora de Sion
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Departamento do Ensino Secundário
1 1º Conselho de Directores de Turma 2006/ de Setembro de 2006 E.B.I Fernando Casimiro P. Silva – Rio Maior Paulo Almeida.
Biblioteca Escolar André Soares
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Encarregados de Educação Delegados de Turma
Agrupamento de Escolas 2,3 Padre Vitor Melícias
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
Escola EB 1 nº2 de Quarteira
Técnicas dos alunos de sucesso
Tutorial “Registo de utilizadores”
Cursos de Educação e Formação
Escola EB 1/JI da Abelheira
REUNIÃO DE PAIS 28 de abril de 2011 BEM-VINDOS!.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Procedimentos de referenciação e avaliação
Gabinete de Intervenção ao Aluno
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres Escola EB 1 da Fonte Santa.
“Consulta Alunos” aeprado.pt
AGENDA ESCOLAR.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Receção aos Encarregados de Educação e Alunos 9º ano Turma A Diretora de Turma - Elisa Rodrigues.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Educação para a Saúde T T A/ S A/ S Educação para a Saúde 2011/12.
Diretora de Turma Ana Cláudia Alves Morais Oliveira
DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (A)
PROVAS FINAIS DE 1º e 2º CICLOS
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Pais e Encarregados de Educação 5ºF
INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS E EXAMES DOS 6.º E 9.º ANOS DO ENSINO BÁSICO
SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ALUNOS
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
ANO LETIVO 2013 EDUCANDO PARA A VIDA. ANO LETIVO 2013 EDUCANDO PARA A VIDA.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VASCO SANTANA
Reunião de Encarregados de Educação Professora- Paula Bento
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
Escola Secundária de Felgueiras Conselho de Directores de Turma Cursos Científico - Humanísticos Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia Ribeiro.
Princesa Dona Maria Amélia
Transcrição da apresentação:

Primeira reunião com os Encarregados de Educação 5º D ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE FAJÕES Ano Lectivo 2012-2013 Primeira reunião com os Encarregados de Educação 5º D Directora de Turma Goretti Santos

AGENDA Recepção, apresentação e boas-vindas. Eleição dos Representantes dos Encarregados de Educação Informação sobre o preenchimento da Ficha Individual o Aluno. Considerações sobre a turma e Conselho de Turma. Distribuição dos alunos pela sala. Recomendações do CT aos EE Informações sobre o funcionamento da escola. Regime de faltas Regulamento Interno Horário de atendimento do DT Página de Internet da Escola – www.agrupamento-fajoes.pt Critérios Gerais de Avaliação. Casos especiais de saúde Outros assuntos

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. Elaboração da Acta Assinatura

Ficha Individual do Aluno Estará disponível na área pessoal dos vossos educandos, na página do agrupamento, um formulário que deverá ser preenchido online pelos mesmos, com a vossa ajuda. Os Encarregados de Educação que não dispuserem de acesso à Internet não devem ficar preocupados porque o preenchimento do inquérito será realizado na escola com o apoio do diretor de turma.

Considerações sobre a turma Actualização de informações Dados do Conselho de Turma Faltas na realização dos trabalhos de casa. Faltas de material. Comportamento.

Distribuição dos alunos pela sala

História e Geografia de Portugal Conselho de Turma Disciplina Professor Observações Língua Portuguesa Lurdes Carneiro Inglês História e Geografia de Portugal Isabel Pereira Matemática Marina Correira Ciências Natureza Marina Santos Educação Visual Ana Maria Costa Educação Tecnológica João Coutinho Educação Musical Goretti Santos Educação Física Dénis Conceição EMRC Francisco Moreira *Secretário Formação Cívica Diretor de Turma

Recomendações do DT aos EE Acompanhar os seus educandos na realização dos TPC e no estudo diário. Reforçar a sua autoconfiança e a autoestima. Zelar para que transportem sempre o material necessário para o bom funcionamento das aulas. Sublinhar que o 5º ano é um ano de mudança de ciclo, que necessita de um esforço redobrado de adaptação e um aumento do ritmo de trabalho. “Os que mais arduamente trabalham acabam sempre por ter mais sorte.”

Informações sobre funcionamento da escola

A escola Cartão da Escola – obrigatoriedade. Caderneta (obrigatório acompanhar os alunos diariamente) Mochilas devem ficar na sala (hora de almoço). Brincos, fios e piercings, higiene, objetos de valor – Recomendações de Educação Física. Senhas – marcar na véspera ou próprio dia até às 10h30 com multa (30 cents.) - situações excecionais devem dirigir-se à Fabiana Santos – Alunos subsidiados têm que marcar as senhas. Cacifos – incutir nos vossos filhos bons hábitos sobre a utilização dos cacifos (não guardar comida, roupa suja, etc). Aulas de Substituição (caráter obrigatório, pelo que se o aluno não comparecer terá falta injustificada). EMRC - quem não estiver inscrito na disciplina, tem de nesta hora dirigir-se para a Biblioteca.

Regime de faltas Regulamento Interno Conforme o Estatuto dos Alunos alterado pela Lei 51/2012, de 5 de Setembro Regulamento Interno Está disponível na página do agrupamento, em formato pdf (início, separador institucional, documentos, Regulamento Interno 2011_assinado).

Hora de atendimento do DT Sexta-feira 11h05 às 11h50 (período formal) Outra hora/dia desde que acertado previamente (em função do horário e disponibilidade do EE e do DT). Intervalos das aulas (só para assuntos muito urgentes).

Página Internet do Agrupamento www.agrupamento-fajoes.pt

Critérios Gerais de Avaliação BÁSICO (Quando aprovados) Domínio das atitudes e valores Diretor de Turma comunicará em Formação Cívica aos alunos que registarão na caderneta, para os Encarregados de Educação assinar a tomada de conhecimento. Domínio dos conhecimentos Os professores de cada disciplina procederão de forma idêntica ao DT, podendo usar a caderneta ou o caderno da disciplina.

Casos especiais de saúde Alergias (a medicamentos, quais) Existência de doença crónica (que cuidados?)

Outros assuntos  Desporto escolar Modalidades:  Atividades Rítmicas Expressivas   Desportos Gímnicos- Ginástica de Grupo Desportos Gímnicos- Ginástica Acrobática  Ténis Ténis de Mesa   Voleibol  Xadrez A atividade física aumenta o nível de concentração, estimula a autoestima e a autoconfiança, previne o excesso de peso e promove o bem-estar social contribuindo para a formação de valores e atitudes.

Solicitações Elogiem os sucessos do vosso (a) educando (a) Estimulem nos insucessos Conversem com o ele (a) sobre as actividades escolares Incentivem-no (a) para a leitura Fixem um horário de estudo Confiram e assinem as fichas de avaliação (1 a 2 fichas por período) Contactem com assiduidade o director de turma Prestem mais atenção aos trabalhos de casa Verifiquem se transporta diariamente os materiais necessários (principalmente as disciplinas de carácter prático) Proporcionem-lhe um ambiente de trabalho tranquilo Garantam que descansa o suficiente Certifiquem-se que faz uma alimentação adequada Confiram a assiduidade Estimulem a pontualidade Controlem diariamente a caderneta do aluno

Não esquecer! Assinar a Ata (todos os Encarregados de Educação). Assinar as diversas autorizações

(…) É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar. É preciso aprender a crescer, aprender a estudar. Aprender a crescer quer dizer: aprender a estudar, a conhecer os outros, a ajudar os outros, a viver com os outros. E quem aprende a viver com os outros aprende sempre a viver bem consigo próprio. (…) J. C. Ary dos Santos (Aprender a Estudar) Obrigada!