UMA AULA DE MATEMÀTICA COM MÚSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO
Advertisements

Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
O EGA chega à Escola.
Webquest: História Professora: Fernanda
Infinitivo Gerúndio Particípio
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Entendo os números inteiros
OS TRÊS PORQUINHOS.
E Você? Eu quero ter muito dinheiro Eu quero viajar
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Como é grande o meu amor por Você
“Como é grande o meu Amor por Você “....
AULA 6 Como Estudar.
TORNE-SE UM ALUNO BRILHANTE
Novos Futuros Novos Futuros Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Ambiente de Estudo Preliminares
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)
Química O que é um átomo? Um átomo é uma partícula que compõe toda matéria. É composto de um núcleo que contem prótons e nêutrons, envolta do núcleo ficam.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
PNAIC Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa MATEMÁTICA
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Um guia simples para o aluno Etebrax elaborar suas atividades.
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
O Que faz um Professor ser Excelente ?
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PLANO DE AÇÃO E RELATÓRIO DA AULA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Um Problema para TODAS as Idades
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
convivência no ambiente escolar
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SITUAÇÕES.
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
Rita Prates e Sueli Araujo
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
"Não sei...  se a vida é curta ou longa demais pra nós,  mas sei que nada do que vivemos tem sentido,  se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes.
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
É possível alfabetizar utilizando jogos e brincadeiras?
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
APRENDIZ DA VIDA!.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Instituto Estadual de Educação Sapiranga Sapiranga, Rio Grande do Sul Projeto A Prática da Leitura Autor: David Alex Siqueira Orientador: Elton Otto Morbach.
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

UMA AULA DE MATEMÀTICA COM MÚSICA Adaptado a partir de sugestão da Revista Nova Escola Título: Dicionário de Matemática Assunto: Compreensão da nomenclatura da Matemática Tempo necessário: 2 aulas Introdução Muito da incompreensão da Matemática deve- se à falta de conhecimento do significado dos termos usados pela disciplina. A atividade proposta a seguir visa estimular o aluno a buscar o significado de termos matemáticos no recurso mais imediato de que dispomos: o dicionário.

Objetivos Aprimorar o vocabulário matemático e criar o hábito de pesquisa no dicionário, o que vai colaborar com a formação intelectual do aluno, não somente no campo da Matemática, como em todas as outras disciplinas. Recursos didáticos Dicionário da Língua Portuguesa Música: Aula de Matemática, de Tom Jobim e Marino Pinto Atividade: Caça palavras com termos retirados da poesia

P A C S D A E H E X A G O N O D B A S E R J K L I N F I N I T E S I M A L T X A O A S G K U K P E R I M E T R O D G G E B I K O I N C O G N I T A I O T P I L P L C V C A T E T O V J U N I D A D E N U I E F I N C O M E N S U R A V E L M E N T E M A I D R O A N G U L O H S G C E I E A A T R I A N G U L O H J I O O I X N T G S A C O I N F I N I T O E M A A T I A O T E O R E M A U T U O J Q A A A A T S R Q W L A P E R P E N D I C U L A R O I A E R O S I P A R A L E L A S F R A Ç A O S

Organização da sala: Em grupos de quatro alunos. Desenvolvimento da atividade/ procedimentos: Coloque a música para tocar tendo os alunos uma cópia da letra. Usamos uma gravação com o Emílio Santiago, do CD intitulado “Bossa Nova”. Ao término da leitura/audição, peça a eles que grifem os termos matemáticos desconhecidos e deixe que procurem as palavras no caça- palavras. Quando terminarem, escreva no quadro de giz todas as palavras encontradas pelos grupos.

Verifique se todos encontraram as mesmas palavras e perguntem aos alunos se estão acostumados a consultar o dicionário. Em caso de dúvidas, ensine-os a pesquisar. Finalmente, peça que procurem no dicionário o significado de todas as palavras que desconhecem. Avaliação: Observe durante a atividade se os alunos buscam satisfatoriamente as palavras no dicionário e conseguem identificar o melhor significado matemático. Pergunte se eles se lembram se já utilizaram os termos pesquisados durante as aulas de Matemática

Avaliação Observe durante a atividade se os alunos buscam satisfatoriamente as palavras no dicionário e conseguem identificar o melhor significado matemático. Pergunte se eles se lembram se já utilizaram os termos pesquisados durante as aulas de Matemática Universidade Severino Sombra - Didática da Matemática – Prof. Ilydio Pereira de Sá Letra da Música Aula de Matemática Marino Pinto e Tom Jobim Pra que dividir, sem raciocinar? Na vida é sempre bom multiplicar E por A mais B eu quero demonstrar que eu gosto imensamente de você, Por fração infinitesimal, você criou um caso de cálculo integral. E para resolver este problema, eu tenho um teorema banal: Quando dois meios se encontram desaparece a fração e se achamos a unidade, está resolvida a questão. Para finalizar vamos recordar que menos com menos dá mais amor. Se vão as paralelas ao infinito se encontrar, Por que demoram tanto dois corações a se integrar? Se desesperadamente, incomensuravelmente, eu estou perdidamente apaixonado por você. Letra da Música Aula de Matemática Marino Pinto e Tom Jobim Pra que dividir, sem raciocinar? Na vida é sempre bom multiplicar E por A mais B eu quero demonstrar que eu gosto imensamente de você, Por fração infinitesimal, você criou um caso de cálculo integral. E para resolver este problema, eu tenho um teorema banal:

Quando dois meios se encontram desaparece a fração e se achamos a unidade, está resolvida a questão. Para finalizar vamos recordar que menos com menos dá mais amor. Se vão as paralelas ao infinito se encontrar, Por que demoram tanto dois corações a se integrar? Se desesperadamente, incomensuravelmente, eu estou perdidamente apaixonado por você.

FIM