Profª Rita de Cássia Paula Souza História da Fisioterapia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Cuidado global da pessoa com hemofilia e a
Bioética na comunicação e informação em Saúde
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Curso de enfermagem 7º período Processos criativos e inovações em enfermagem Profº. Julio 1.
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Legislação.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ASSISTÊNCIA DOMICILIAR NO CONTEXTO DA MEDICINA PREVENTIVA
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Alexandre de Araújo Pereira
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Admissão do paciente na unidade
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Conclusões e recomendações
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Planejamento do Processo de enfermagem
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Ações Estratégicas do PETI Contribuições do CadÚnico
Enfermagem em Trauma e Emergência
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
Lívia Coelho Pós-graduação em geriatria e gerontologia pela UnATI/UERJ
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
C.A.I.S.M. DA ÁGUA FUNDA GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE I
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Apoio matricial em Saúde Mental
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Psicologia e Instituições de Saúde 8º. Período Profa. Telma.
Transcrição da apresentação:

Profª Rita de Cássia Paula Souza História da Fisioterapia ASSISTÊNCIA DOMICILIAR À SAÚDE Profª Rita de Cássia Paula Souza História da Fisioterapia

ASSISTENCIA DOMICILIAR À SAÚDE Cuidar da saúde do cidadão em sua própria residência  a capacidade de atendimento da rede pública e humaniza o tratamento. Sucateamento da rede pública de saúde: Omissão; Alianças com setores que fazem das doenças da população 1 negócio;  qualidade de atendimento aos pacientes; Processo de abandono dos investimentos.

ASSISTENCIA DOMICILIAR À SAÚDE Significado final:  da capacidade de trabalho,  da qualidade,  da expectativa de vida, Medidas preventivas insuficientes, Tratamentos adiados, Cidadãos usuários submetidos a condições humilhantes.

MODELO INEFICIENTE Centrado na doença e no hospital. Caracterizado pelo gigantismo e imediatismo. Custoso ao país. Doença já manifesta (estado grave). Exigência de melhores serviços e novos equipamentos (filas, congestionamento, burocracia).

É preciso 1 modelo humanizado, centrado na PROMOÇÃO DA SAÚDE, onde cuidar do cidadão seja muito mais que prescrever medicamentos e fazer cirurgias.

DESCONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE Prestar serviços à população, sem que ela tenha que se locomover até unidades de saúde ou se submeter à internação hospitalar. Desospitalização: Aliviar a carência de leitos hospitalares; Melhorar qualidade de atendimento. Transferir a prestação dos serviços para unidades + simples e para a própria residência dos cidadãos.

DESCONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE Alternativas: Vários graus de complexidade; Diversos tipos de trabalho: Visitas domiciliares; Prestação de serviços especializados; Internação Domiciliar.

SERVIÇO DE SAÚDE DOMICILIAR É 1 instituição propriamente dita, que presta serviços especializados multiprofissionais de saúde no domicílio do cliente... Doente; Cronicamente doente; De saúde estável; De todas as idades; A partir de 1 demanda institucional, ou do próprio cliente / família.

CUIDADOS A implantação e a gestão dos serviços exigem muita atenção. Principal ponto: 1 sistema de assistência domiciliar, do mais simples até o mais complexo, só pode ser concebido a partir da existência da rede de unidades de saúde. É a principal porta de entrada e oferece a retaguarda hospitalar e ambulatorial para os pacientes, vem portanto, como aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pela rede.

CUIDADOS Para implantação: definir os tipos de serviço viáveis no município. Levar em conta: necessidades e possibilidades da prefeitura em termos de equipamentos e pessoal. Não é conveniente: iniciar com programas + complexos, pois estes precisam de maior suporte da rede.

CUIDADOS Estabelecer critérios de seleção das regiões ou pacientes a serem atendidos. Ex: implantar visita domiciliar nas localidades com maior população infantil e menor nível de renda. Ex: Internação Domiciliar Onde Houver Maior Carência De Leitos Públicos.

CUIDADOS Prestação de serviços especializados: observar condições existentes na residência do paciente, avaliando se é possível receber cuidados em casa. A participação ativa dos doentes e familiares é fundamental. Não é possível levar adiante o projeto sem considerar as condições psicológicas e a disposição da família em seguir a prescrição.

HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR 1974: Dr. Bluestone (Hospital Montefiore, NY), idealizou 1 extensão do atendimento para a casa dos pacientes. Nasceu o que se considera a 1ª unidade de hospitalização em domicílio do mundo. 2 Motivações iniciais: Descongestionar hospital; Proporcionar aos pacientes e familiares 1 atmosfera psicologicamente mais favorável.

HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR Anos 60: Canadá, serviços de hospitalização domiciliar direcionados à alta antecipada de pacientes cirúrgicos. 1987: outras experiências-piloto em 3 hospitais de Montreal (casos agudos e ministração e controle de antibióticos parenterais em domicílio).

HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR Europa: 1ª experiência formal no Hospital Tenon (Paris, 1951). Posteriormente, criou-se em Paris o Santé Service (ONG, sem fins lucrativos), que presta assistência social e sanitária a pacientes crônicos e terminais.

HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR Progresso da hospitalização em domicílio na Europa: muito irregular, qualitativa e quantitativamente. Para obter dados estatísticos, homogeneizar e promover esta modalidade de assistência, a OMS coordena desde 1996 o Programa "From Hospital to Home Health Care" (do hospital para o cuidado domiciliar).

Aproximação da comunidade; Acompanhamento particularizado; VISITAS DOMICILIARES Profissionais da saúde percorrem periodicamente os bairros, visitando as casas. Aproximação da comunidade; Acompanhamento particularizado; Conhecimento: QUADRO CLÍNICO DOS PACIENTES; SEUS ESTILOS DE VIDA; SUAS CONDIÇÕES ECONÔMICAS; CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E FAMILIARES.

VISITAS DOMICILIARES É importante que o profissional seja fixado num bairro ou região, para que possa conhecer e ser conhecido, podendo acompanhar em detalhe a evolução da saúde das famílias atendidas.

PRESTAÇÃO DE CUIDADOS EM CASA “HOME CARE” HOME CARE significa "CUIDADO EM CASA". Assistência à saúde caracterizado pela prestação de serviços na residência das pessoas. Modelo assistencial extra-hospitalar de papel significativo no sistema de saúde. Existem pelo menos 3 modalidades de HOME CARE: INTERNAÇÃO OU HOSPITALIZAÇÃO DOMICILIAR; ASSISTÊNCIA DOMICILIAR; ATENDIMENTO DOMICILIAR.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS: ASSISTÊNCIA DOMICILIAR Serviços prestados aos pacientes que: Superaram a fase aguda do processo, mas ainda estão em situação clínica delicada; São portadores de doença crônica (cuidados específicos de baixa complexidade ou em caráter paliativo e/ou profilático).

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS Alguns atendimentos podem ser realizados a domicílio, quando os pacientes têm dificuldades de locomoção: Fisioterapia; Odontologia; Coleta de exames; Curativos.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS: ASSISTÊNCIA DOMICILIAR A assistência domiciliar terapêutica consiste em: Acompanhamento e cuidados de enfermagem; Visitas médicas esporádicas; Fisioterapia; Controle nutricional; Psicoterapia; Tratamento de feridas; Tratamento da dor; Reabilitação; Educação para uso de próteses; Outros...

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS: ASSISTÊNCIA DOMICILIAR Atribuições da assistência domiciliar profilática: Exames de rotina para doenças crônicas; Vacinação; Educação alimentar; Assistência ao idoso; Assistência ao deficiente físico; Outros.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS ATENDIMENTO DOMICILIAR Semelhante ao atendimento em nível ambulatorial, com o diferencial da realização em domicílio. Atendimentos de curta duração com marcação prévia, como, por exemplo: Consultas Profissionais; Curativos; Pequenas suturas; Pequenos procedimentos; Exames de laboratório...

INTERNAÇÃO DOMICILIAR É indicada para: Convalescenças; Situações de baixa gravidade e risco; Doenças crônicas que necessitam de cuidados de enfermagem; Pacientes terminais (AIDS, oncologia); Crianças e idosos, que se ressentem mais do afastamento da família; Pacientes de saúde mental.

OBJETIVOS DA INTERNAÇÃO DOMICILIAR Aproveitar recursos hospitalares ( tempo de estadia, não-internação ou reinternação); Liberar leitos + rapidamente (reorganização da oferta de serviços hospitalares); Atender no "melhor lugar terapêutico", de forma integral, personalizada e humanizada;  no paciente a autonomia, a independência sócio-familiar e o cuidado pessoal;

OBJETIVOS DA INTERNAÇÃO DOMICILIAR  o isolamento e a falta de comunicação entre hospital e assistência ambulatorial; Realizar a educação para a saúde. Vantagem de poder implantar o processo educativo em 1 cenário singular, a casa do paciente.

OBJETIVOS DA INTERNAÇÃO DOMICILIAR Residência = + fácil promover saúde: Contato direto; Aquisição de conhecimentos; Modificação de hábitos e atitudes negativas. Beneficia as condições de saúde e de cuidados pessoais.

ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE Ensinar, cuidar ensinando e ensinar a cuidar. 1. No nível do domicílio: Avaliar ambiente do lar e condições do cuidador para garantir o conforto do cliente e a segurança do sistema (admissão do cliente na assistência domiciliar). Estimar nº de visitas ou episódios de cuidado domiciliar necessário para a consecução do tratamento.

ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE Explicar ao cliente e família sobre a assistência domiciliar e os respectivos papéis dentro deste sistema. Estabelecer relação de ajuda com o cliente/família. Treinar e supervisionar o cuidador, por meio de instruções detalhadas e estratégias de ensino-aprendizagem pertinentes ao seu nível de compreensão e habilidades.

ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE Revisar histórico a cada visita domiciliar agendada ou episódio de cuidado domiciliar. Revisar o(s) diagnóstico(s) a cada visita domiciliar, destacando necessidades educacionais, financeiras e psicossociais. Assegurar o máximo de cobertura clínica para o cliente, coordenando os encaminhamentos e serviços especiais necessários ou solicitando pareceres especializados.

ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE Prescrever plano de cuidados para as respostas do cliente/família ao problema de saúde ou doença, destacando as atividades de preparação para a alta, a cada visita domiciliar, conforme indicado pelo histórico ou resposta ao tratamento. Assistir a demanda de cuidado especializado/profissional que não pode ser prestado pelo cuidador (familiar), caso necessário.

ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE Identificar barreiras ou dificuldades quanto à alta, estabelecendo 1 plano de seguimento. Avaliar resultados do cuidado implementado em conjunto com o cuidador, visando o progresso do cliente em relação à alta. Manter o cliente e a família informados sobre o(s) diagnóstico(s), tratamento e evolução.

ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE Avaliar satisfação do cliente/família. Identificar para o cliente e família o contato (call center) da unidade básica de saúde ao qual o serviço de saúde domiciliar está vinculado. Manter atualizados registros de prontuário (preferencialmente eletrônico) e documentação para fins de reembolso.