PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Organização Curricular da Escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Questões metodológicas do Ensino Religioso
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Prefeitura municipal de Imperatriz
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
A Importância da Educação Continuada
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
REGISTROS.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Avaliação Diagnóstica
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Planejamento de Ensino
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Laboratório de Ensino a Distância
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
PLANEJAMENTO DE ENSINO
1ª Formação de Professores Coordenadores
Acompanhando e avaliando
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Planejamento de Ensino
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Projetos e Sequências Didáticas
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Transcrição da apresentação:

PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS. ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS. COORDENADORES: CASSIA MARIA STAUT RODRIGUES MARIA HATSUE SASADA RONCHESEL SALA DE TECNOLOGIA: ADRIANA MÁRCIA DOS SANTOS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS IVAIR RIBEIRO DE OLIVIEIRA

PLANO DE AULA È um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, como quem fazer. O QUE DEVE CONTER:

Componente Curricular/Disciplina: Compõe a matriz curricular de um determinado curso em uma determinada etapa de ensino. É obrigatória sua inclusão com a carga horária determinada na matriz, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.

O deve conter: Ano: Ensino Fundamental (6º ano ao 9º ano), Ensino Médio e Eja (Fundamental e Médio) Tempo de Duração: Tempo necessário para execução do plano de aula ( diário, semanal, quinzenal, anual ) na STE até 3 aulas, acima disso será projeto.

Eixo Temático: É um recorte na área de conhecimento, neste caso da Educação. Nos eixos temáticos, o programa aglutina investigações e estudos de diferentes enfoques. O eixo temático organiza a estrutura, limita a dispersão temática e fornece o cenário no qual são construídos os objetos de pesquisa.

O que deve conter um plano de aula Objetivo Geral: Objetivo a ser alcançado com a atividade proposta, ou seja, conhecimento adquirido pelo alunos. Conteúdos: Conteúdos que serão trabalhados com os alunos. Habilidades: Capacidade para fazer algo que resolva situações de maneira apropriada atendendo as necessidades propostas.

Estratégias Metodologias/Procedimentos: Forma como os conteúdos serão trabalhados, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atingir o objetivo proposto. Recursos: o que vai ser utilizados para realizar o plano de aula.

Avaliação É um processo a ser construído no decorrer da aprendizagem, esta se dará através do ensino e da aprendizagem. É importante ressaltar que os critérios estabelecidos para a avaliação dever ser respeitados, pois são estes que irão determinar se o planejamento contemplou os objetivos propostos e o desenvolvimento do mesmo.

PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA Realista: é conveniente que seja objetivo, adequado à disponibilidade concreta das potencialidades humanas, à tecnologia e aos recursos econômicos e financeiros. Claro e simples: Não deve apresentar aspectos indefinidos, ser compreensível.

PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA Oportuno: satisfazer as necessidades exigidas pelas circunstâncias. Integracionista: considerar todos os fatores concorrentes e capazes de colaborar com o melhor aproveitamento do recurso. Concatenado: iniciar com os antecedente e o presente (diagnóstico) para projetar o futuro.

PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA Estável: ter consistência, apresentar um conteúdo que mereça confiança geral, que seja flexível e que garanta sua realização Funcional: ter todos os elementos que garantam sua efetiva execução. Programado: descrição sistemática das ações a serem realizadas, tempo e recursos necessários para execução. Informativo: que contenha fontes confiáveis para determinar de forma precisa todos os elementos.

A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR A ação educativa é intencional. È um conjunto de objetivos a serem alcançados. Que a avaliação como parte integrante do planejamento do processo de ensino – aprendizagem, apresenta três funções:

Função Diagnóstica Tem por finalidade realizar uma sondagem de conhecimentos e experiências já disponíveis no aluno, bem como a existência de pré-requisitos necessários à aquisição de um novo saber. Permite ainda identificar progressos e dificuldades de alunos e professores diante do objeto proposto.

Função Formativa Tem por finalidade proporcionar o feedback (retroalimentação) para o professor e para o aluno, durante o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem .

Função Somativa: Temos propósito de oferecer subsídios para o registro das informações relativas ao desempenho do aluno. Considerando que a função somativa da avaliação visa proporcionar uma medida que poderá ser expressa em nota ou conceito sobre o desempenho do aluno.

Habilidade É a conquista do conhecimento através de aproximações sucessivas (proporcionadas pelos professores em suas aulas. “aprendemos a dirigir com o instrutor e conquistamos habilidades de dirigir este veiculo”.

Competência “Saber fazer Bem”, o que é necessário e desejável. “dirigir veiculo, estando sozinho e enfrentando o trânsito de uma cidade”.

COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA Plano de aula para STE COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA

NOME DO PLANO DE AULA: O tema surge do contexto observado, e é, ele que balizará todas as ações do plano. É muito importante que o tema seja bem delimitado e que tenha uma relevância para o contexto em que se pretende trabalhar.

CONTEÚDO: Especifique os principais conteúdos curriculares trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos, ou seja, qual é o conteúdo no planejamento curricular anual.

METODOLOGIA: Como você pretende alcançar os objetivos, qual é a dinâmica do projeto... Aqui todas as ações precisam ser descritas: - Desenvolvimento das ações: passo-a-passo do trabalho e das atividades propostas, respeitando a ordem cronológica.

RECURSOS: Acesso ao site www.aprendelegal.com.br , datashom, retroprojetor, máquina fotográfica... Especificar quais recursos serão utilizados!

DURAÇÃO: é quantas aulas você trabalhará com esse plano de aula. Ex. 01 aula, 02 aula.

AVALIAÇÃO: A base da avaliação é a participação do aluno em todas as etapas do trabalho, porém o mais importante é que os critérios sejam claramente expostos no início do projeto. A nota (conceito) pode ser composta pela avaliação de empenho na busca e seleção de informações, participação nas discussões e desvelo na elaboração do trabalho final. Todos os participantes do projeto (inclusive professores) devem fazer sua auto-avaliação.

Observações: OBS: QUALQUER DÚVIDA PROCURE A COORDENAÇÃO PEDAGOGÓGICA OU OS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. OBS: ANTES DE UTILIZAR A SALA DE TECNOLGIA O PLANO DE AULA DEVERÁ SER AVALIADO E VISTADO PELA COORDENAÇÃO PEDAGOGICA.

Sites sugeridos para elaborar planos de aula e preparar aulas www.portaldoprofessor.gov.br www.sed.ms.gov.br www.novaescola.com.br http://catalogocolaborativo.wikispaces.com/ www.angelinatebet.wikispaces.com/ Orkut da escola: escolaangelinatebet@yahoo.com.br Email da STE- eeajtebet_ste@hotmail.com

OBRIGADA (O) !!!