PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESPERTANDO O GOSTO PELAS HISTÓRIAS INFANTIS
Advertisements

CONSUMISMO.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Área do conhecimento: Biologia
Como produzir um jornal escolar
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
VENHA E TRAGA A SUA FAMÍLIA
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
A Educação Mediada pela Tecnologia
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 13
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto aquecimento Global
As Tecnologias da Minha Escola.
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
A Biblioteca Escolar (BE)
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL Secretaria de Educação Básica Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
GRITO ECOLÓGICO Intervenções inteligentes num mundo quase caótico.
MOSTRA CULTURAL 2011.
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Sugestão de planejamento Pedagógico
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
Novembro 2012 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
Descrevendo a atividade
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
A Arte na Literatura de Cordel
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O aparelho de TV e DVD, são recursos muito utilizados pelos professores e alunos, é um recurso de visualização, e que ajuda muito em fixar conteúdos. Os.
Minha escola NA Na Escola Marechal Rondon, onde trabalho, existem vários recursos tecnológicos:
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
.AS TECNOLOGIAS EXISTENTES EM MINHA ESCOLA
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
UME Rural Monte Cabrão Projeto Jornal Escola Aproximando pessoas Out/2011.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO RECONTANDO MACHADO DE ASSIS E RECRIANDO PERSONAGENS

Objetivos: - Situar a obra de Machado de Assis no contexto histórico-cultural. - Despertar nos alunos o interesse pela obra Machadiana. - Estimular a leitura de romances, poemas e contos do autor. - Recriar personagens polêmicos das obras de Machado de Assis. - Trabalhar a criatividade e o talento dos alunos através de arte de representar. - Fazer uso das Mídias como forma de aprofundar as pesquisas, desenvolver e enriquecer o trabalho. - Promover debates - Produzir Textos - Desenvolver a expressão oral

PÚBLICO ENVOLVIDO Alunos e professores, Administradora da escola, Coordenação Pedagógica e demais membros da comunidade escolar.

ABORDAGEM PEDAGÓGICA Reunimos alunos e professores envolvidos no projeto com o objetivo de propiciar meios para aprofundamento do assunto através da pesquisa, coletar informações, e tudo aquilo que pudesse contribuir para o desenvolvimento do trabalho. Em seguida distribuímos tarefas, definimos metas, indicamos leituras e sugerimos atividades.

MÍDIAS E TECNOLOGIAS UTILIZADAS Para que pudéssemos desenvolver um trabalho envolvendo o uso de Mídias e Tecnologias alunos e professores fizeram uso de um vasto material. Nesse processo foram utilizados jornais, revistas, livros, computadores, rádio, TV, CD, DVD, aparelho de som, câmeras fotográficas e filmadoras.

PROPOSTAS PRELIMINARES DAS ETAPAS/AÇÕES REALIZADAS 1ª Etapa – Definição das ações a serem desenvolvidas. 2ª Etapa – Apresentar a proposta para os alunos e incentivá-los a participar do projeto, mostrando a importância de Machado de Assis no cenário da literatura brasileira. Vídeos e documentários foram apresentados. 3ª Etapa – .Dividir as tarefas de modo que alunos e professores assumissem atividades diferenciadas 4ª Etapa – Momento reservado para preparação dos detalhes finais do trabalho. Nesta etapa cuidamos dos ensaios, confecção de material, figurino, seleção musical, cenário e outros detalhes que foram importantes para o enriquecimento do trabalho.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO O projeto foi desenvolvido no decorrer do 3º bimestre, período em que se comemorava o Centenário de Machado de Assis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA ABAURRE, M. Luiza M./ PONTARRA, Marcela. Literatura Brasileira – Tempos, Leitores e leitura. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2005   NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos Projetos. 1. Ed. São Paulo: Érica, 2005 MARCOS, Bagno. Machado de Assis para principiantes. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2003