Cidadania digital.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Inclusão Digital x Educação Digital
Área do conhecimento: Biologia
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Sistemas de Informação Tópico 14 – SEGURANÇA NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: ACESSO A INFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS, PRIVACIDADE DE DADOS DOS CLIENTES, FORNECEDORES,
Tecnologias de Informação e Comunicação
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
AS PLANTAS.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
Projeto Inclusão Digital
07 de fevereiro de O que é? É uma operação de sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media ocupam no seu dia a dia. 07 de fevereiro.
AS TECNOLOGIAS TROSSERAM-NOS VANTAGENS E DESVANTAGENS
Tecnologias de Informação e Comunicação
CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.
São otimistas, querem contagiar e buscam a integração de todos. Geração preocupada com status. Trabalham muito e o quanto for preciso. São pragmáticas,
O que é, exemplos de esquemas, cuidados a ter e como agir.
Profa. Reane Franco Goulart
Administração da Qualidade
T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.. A evolução e estado actual do software de gestão de P.M.E. em Portugal.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologias da Informação e da Comunicação Parte II J. A.
Gerir informação.
Princípios de Sistemas de Informação
Conceitos essenciais.
Ferramentas de comunicação
Conceitos essenciais.
Evolução das TIC.
Conceitos essenciais.
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
Gestão de dados guardados na Internet
Informação.
ÁREA PROJECTO.
Meios de Transporte.
E-COMMERCE COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Correio eletrónico.
A participação do Brasil no Projeto InterPARES XV Congresso Brasileiro de Arquivologia II Seminário de Documentos Eletrônicos 4 de julho de 2008.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Responsabilidade Socioambiental
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
 O Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrónicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através.
Aspectos físicos de Portugal
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
A Tecnologia da Informação ti_01-intro.ppt: fonte prof: PauloPereira_conceitosDeTI
Como fazer um trabalho de pesquisa
O que é a internet? Navegar com segurança Netetiqueta Vírus informáticos O SPAM.
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
SI Tecnologias da informação Gestão Perfil da Organização (necessidades) Identificação dos Sistemas de informação (módulos) Descrição dos métodos e processos.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
4.4 Implementação e Operação
TIC Tecnologias da Informação e Comunicação 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio.
Programação em Scratch
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
Projeto «Formação em Literacia Digital» I DENTIDADE E P RIVACIDADE EM L INHA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Cidadania digital

Papel das tecnologias na sociedade As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC] desempenham uma papel fundamental em praticamente todos os setores de atividade. No dia a dia, encontramos a sua utilização nas mais variadas situações, desde a compra de um simples jornal a complexas transações financeiras. No início da década de 80, o aparecimento dos computadores pessoais e o desenvolvimento da informática originou uma crescente utilização dos computadores em casa. Em Portugal, o microcomputador ZX Spectrum "in­vadiu" milhares de lares. No entanto, devido às suas características, a sua utilização era especialmente dirigida para jogos e pequenos programas.

Papel das tecnologias na sociedade Hoje em dia, os computadores pessoais são utilizados para um vasto nú­mero de atividades como, por exemplo: planificação e gestão das tarefas e despesas domésticas; gestão de contas bancárias e diversas transações financeiras; realização de compras online-, atualização noticiosa online-, estudo e investigação; momentos lúdicos; visionamento de vídeos e audição de ficheiros áudio; comunicação via áudio e vídeo; etc.

Conceitos essenciais Cidadania digital Cidadania digital são os direitos e deveres de cada cidadão enquanto utilizador das Tecnologias de Informação e Comunicação, em diversas vertentes.

  Cidadania digital Etiqueta Normas ou procedimentos de conduta adequadas ao meio digitais (netiqueta). Comunicação Troca eletrónica de informação respeitando as "normas de etiqueta". Literacia Conhecer a tecnologia para a poder utilizar eficazmente, no contexto adequado. Acesso Garantir o acesso à tecnologia de toda a sociedade, em condições equitativas. Comércio Compra e venda eletrónica de bens, de forma consciente e ética. Lei Utilizar a tecnologia de forma ética (ex.: respeitar os direitos de autor, não pla­giar, não criar/propagar vírus intencionalmente, etc.]. Direitos e responsabilidades Direitos, por exemplo, à privacidade e liberdade de expressão devem ser garanti­dos em ambientes digitais. Contudo, devemos ser responsáveis pelo que publi­camos (desde o conteúdo à forma]. Saúde e bem-estar Utilizar a tecnologia adequadamente, garantindo a preservação do bem-estar físico e psicológico. Segurança Conhecer e adotar medidas adequadas para preservação da privacidade e garan­tir a nossa segurança e a da informação.

PraTICa Cria um documento para responderás questões que exijam resposta escrita e guarda-o com o nome PT1, seguido do número dos elementos do grupo. Recursos: Manual e Internet. Como suporte, consulta: Refere os grandes marcos da história das TIC. Na Internet, pesquisa imagens de computadores que caracterizem uma geração à tua escolha. Copia a imagem para o teu documento e, num pequeno texto, caracteriza-a (geração a que pertence, tecnologia que a caracteriza, etc.). Os teus pais e/ou encarregados de educação utilizam as TIC na sua atividade profissional? Se sim, de que forma as utilizam?   Relativamente ao papel das tecnologias na sociedade, refere duas áreas em que a aplicação das TIC seja fundamental. Justifica a tua resposta. Em termos de cidadania digital devemos utilizar as TIC de forma ética e segura. O que devemos fazer para que estes dois aspetos sejam cumpridos?