Trabalho de Metodologia e Tradução e Redacção Multilíngue sobre:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção através da ergonomia
Advertisements

DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
Evelin Amorim Sabina Santos
MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO.
Aspectos Ortopédicos e Traumatológicos em Geriatria
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
10 Princípios em Ergonomia.
Electromiografia II Aula V: Mononeuropatias membro superior
Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
Bioimecânica - LER / DORT Conselhos ergonômicos
Ergonomia ERGONOMIA.
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
LER/DORT Dr. Rodrigo Rodarte.
Lesões por Esforços Repetitivos
Dor Neuropática no Diabetes.
LESÃO DO MANGUITO ROTADOR (OMBRO)‏
Trabalho De Patologia Bursite Hernia De Disco Cervicalgia Tendinite
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Artropatias Inflamatórias
Ergonomia e Ginástica Laborativa
Conselhos para Utilizadores de Computadores
Que é LER/DORT? Mária de Araújo Rodrigues Téc. de Seg. do Trabalho
Larissa Orlandi Marques
Flexibilidade.
Exame Dermato- neurológico e Prevenção de complicações da Hanseníase
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
DISTÚRBIO DE CANAL ASSOCIADO A ENDOCRINOPATIA
FUNÇÃO NEURAL Capacitar os treinandos a:
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
ERGONOMIA.
Cont. aula radiculopatias
Ergonomia.
POSTURA CORPORAL.
Fundamentos de Biomecânica e Posturas para Trabalhar
Lesões musculoesquelética
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Alunos Turmas: 84/86 Noite Gabriel Jessica Núbia Nair Michelli
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Lombalgia.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COLUNA VERTEBRAL
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA Patologias: Tendinite de Ombro, Displasia Congênita de Quadril, Lordose, Cifose, Fratura de Jefferson, Cocciodinea. Professora:
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Sônia Trajano Fisioterapeuta
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Quadril Bursite Trocanteriana Displasia de quadril Osteonecrose Sacroileíte Pubalgia Nayara T. C. Pereira.
Profª Karen Borges de Andrade Costa
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
cervicalgia e cervicobraquialgia Nayara Pereira
LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:
Distúrbios Musculoesqueléticos
Lesões mais frequentes no futebol
Prof. Dr. Carlos Alberto Fornasari
Tratamento fisioterapêutico na lombociatalgia: Relato de caso
Antonio Rezende Emanuel Pereira Natália Prado. Dor na região lombar da coluna. Todas as pessoas terão 1 episódio de dor em coluna lombar durante a vida.
Projeto de simulação esportiva e profissional Professor orientador Pablo Ferreira Silva.
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
Conselhos para Usuários de Computadores
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Ombro – Respostas
Alexandre José Exposto
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Metodologia e Tradução e Redacção Multilíngue sobre: Eletroneuromiografia Docente: Sílvia Araújo Discente: Cátia Fernandes nº59909 Andreia Baptista nº64599 1ºano de Línguas Aplicadas Ano lectivo : 2011/2012

Eletroneuromiografia, o que é? É o exame que permite determinar se existe lesões de nervos e doenças dos nervos e músculos. Este exame é divido em duas partes: Eletroneurografia : sensores adesivos colocados na pele do paciente e sobre alguns músculos para sofrer estímulos eléctricos. Eletromiografia : perfuração sobre alguns músculos como agulhas de acupuntura exigindo que o paciente faça contrações musculares voluntárias.

Em que consiste este exame? Permite diagnosticar algumas doenças como: Síndrome do Túnel Carpal; Hérnia de disco; Paralisia Facial Periférica; L.E.R ( Lesão por Esforço Repetitivo)

Síndrome do Túnel Carpal Para tratamento pode usar-se a imobilização, a fisioterapia para alongamento dos dedos e dos punhos uso do ultra-som para alívio da dor, diminuição do processo de inflamação, medicação e em último caso a cirurgia. Dormência e formigueiro nas mãos predominantemente no período nocturno, afetando as duas mãos a 60%; Ocorre nas mulheres entre os 35 e os 60 anos; Doença que ocorre quando o nervo mediano fica submetido a uma compressão na região do punho ( túnel do carpo);

Hérnia de Disco Podem ser tratadas sem recurso a cirurgia dependendo o tipo de hérnia, podem ser tratadas por fixação de implantes, e com fixação dinâmica ou próteses de disco. No disco lombar, sente-se dor na parte lombar, no quadril e nas coxas, dor acentuada ao espirrar ou levantar pesos, deformidade postural da coluna e dificuldade para andar e flexionar a coluna. No disco cervical, sente-se dor e rigidez na nuca, nas nádegas, nos ombros e na escápula, dificuldade em movimentar os braços e sensação de formigueiro. Excesso de projeção da parte cervical do disco intervertebral. Ocorre geralmente em póstero-lateralmente por falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região.

Paralisia Facial Periférica A PFP pode ser tratada através de medicação, cirurgia ou através de reabilitação ( fonoterapia e/ou cirurgia). Trata-se do nervo facial que se encontra lesionado em todo o seu trajecto ou em parte dele. Os sintomas mais frequentes da PFP são o da sensação de dormência ou fraqueza, sensação de de pressão ou edema da hemiface afectada, alterações do paladar e intolerâncias a barulhos .

L.E.R (Lesão por Esforço Repetititvo) Os sinais mais recorrentes são área dolorida do pescoço, ombros, parte superior das costas, mãos ou punhos, formigueiro ou falta de sensibilidade, perda de força ao fechar as mãos, fraqueza e dor e falta de sensibilidade ao deitar na cama. Síndrome de dor nos membros superiores, com grande incapacidade funcional causada pelo o uso dos membros superiores em tarefas que necessitam de movimentos locais ou posturas forçadas. Como tratamento pode ser via medicação , repouso, administração de vitamina B6, em caso estar mais desenvolvida pode ser administrada corticóides directamente na zona afectada e em último caso pode-se recorrer a cirurgia.

Qual o objectivo principal deste exame? O fundamento do exame de eletroneuromiografia é diagnosticar as patologias , identificar o seu tipo, localizá-la e classificá-la quanto a severidade para lhe atribuir assim o tramento adequado.

Bibliografia http://www. jornalminuano. com. br/noticia. php Bibliografia http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=400 82&data=&volta=1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletroneuromiografia http://familiabrasil.org/eletroneuromiografia/index.ph p?option=com_content&view=article&id=1:oque&catid =4:informativos&Itemid=30