Didáctica da Química II - Alexandra Moreira - Jorge Costa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Problema: “Quais os factores de que depende a velocidade de uma reacção química?” ? Esc. Sec.de Rocha Peixoto - Andrea Fangueiro . Brigite Pereira.
Advertisements

A velocidade das reacções químicas
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem
Visão Global do Projecto
Avaliação e Gestão de Risco
APOSTILA 1, FRENTE 4, AULA 6 PROF. JOÃO BOSCORASSLAN CÂMARA.
NUM LUGAR 01.
Velocidade das reacções químicas
Professora: Helena Felgueiras
OLHANDO O TERRITÓRIO A construção diária de vários olhares.
01) Considere as seguintes transformações que ocorrem em uma vela
Registo de resultados O que nós observamos foi a transformação por acção da corrente eléctrica que se decompôs ou seja uma transformação de uma substância.
Actividade experimental nº 3
Tarefa e Actividade Comentário Fundamentos de Didáctica da Matemática2006/2007 Prof. Dr. João Pedro Ponte Catarina Ribeiro Sílvia Semana.
Didáctica da Educação Física
Planificação de uma unidade didáctica
Exposição de algumas questões! Unidade 3 Modo como abordei o planeamento da Unidade 3 Elisabete Carneiro.
Construção do Jogo. O papel da professora situou-se nos planos de: 1.Orientadora 1.Orientadora na intervenção activa do aluno 2.Interventora 2.Interventora.
Desafio Fazer em uma folha separada
Vestibular UFRGS, 2007 Prova de Química: correção comentada
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Estequiometria Profª Joanna de Paoli.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
(FGV-SP) Quantos números pares de cinco algarismos têm a
PROJETO INTEGRADO Paulo Roberto Bernardo
PROJETO INTEGRADO Paulo Roberto Bernardo
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
Transformações Físicas e Transformações Químicas
Prevenção de Acidentes na Comunidade Escolar e Ambiente Doméstico
IST-GED Sistema de Gerenciamento de Documentos para o IST-Rio
EQUILÍBRIOS QUÍMICOS Colégio IDEAL/Aracaju-SE Por Chico Andrade
OFICINA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
A Velocidade das Reacções Químicas
Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão
Aplicações de Integrais: Volume de sólidos de revolução
Apresentação de Trabalho 8 Semestre/2011
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
1° dia de aula Recepção.
Macapá Conflitos Ambientais Contemporâneos 04/03/2009
DOENÇAS - VIROSES VÍRUS BACTÉRIAS PREVENÇÕES.
Química Aplicada à Engenharia Ambiental
Química Orgânica Reações de Oxidação
TRABALHO.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quinta-feira, 24 de Abril de 2014.
ATIVIDADE INTEGRADORA 2012 Orientação do Professor Tutor da Turma
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Equilíbrio Químico A + B C + D REVERSIBILIDADE
ROTA DE MUSEU 2ª PARTE. Dia 11/03/09 Definir os termos inerentes ao projeto. MUSEU / IPHAN/Tombamento/Curador. Para casa: Pesquisar a missão do IPHAN.
Cinética Química: velocidade média das reações
Cinética Química.
TRILHA ECOLÓGICA.
MÓDULO 12 A Construção do numero.
Sombra - Fonte Pontual.
Química Prof. Marcel Klug.
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
Bio-Challenge Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
R ELATIVAMENTE AO CARÁCTER, TEMPERAMENTO E TRAÇO, REFERENTES Á TEORIA DA P ERSONALIDADE, QUAL A ANALOGIA DIRECTA QUE SE PODE FAZER COM UMA AULA DE EF?
Ruído. Definições do Ruído  O ruído como uma sensação auditiva desagradável (Fischer, 1994);  O ruído é aquele som que não se quer escutar, poderá repercutir-se.
Actividade exprimental nº1 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco Verificamos que a dissolução de tang e cloreto de amónio provova.
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
TEMAS TRANSVERSAIS.
“Eu faço como diz o FALCO” A PSP veio à nossa sala… Agrupamento Escolas Agualva Mira Sintra Escola Básica de Lopas 2ºDL, prof. Sandra Santos.
A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
ENEM 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Professora: Angela Deyva Gomes da Silva Formação de Professores da Seduc Informação e formação Método.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Didáctica da Química II - Alexandra Moreira - Jorge Costa Reacções Químicas Didáctica da Química II - Alexandra Moreira - Jorge Costa

Para o senso comum: O típico químico a fazer reacções químicas...

Mind Map sobre reacções químicas

Concepções alternativas inerentes ao tema das reacções químicas As reacções químicas produzem mudanças irreversíveis; As reacções químicas resultam de mistura de substâncias; As reacções químicas mais rápidas são todas extensas; Todas as espécies químicas que reagem têm iguais concentrações; As reacções químicas ocorrem até todos os reagentes se esgotarem; Todas as reacções químicas têm de ser causadas por intervenção externa (calor, corrente eléctrica, etc.); As reacções químicas são causadas por acção de agentes activos sobre agentes passivos; Entre outras...

Concepções alternativas inerentes ao tema das reacções químicas As concepções alternativas atrás referidas não se encontram na mente dos alunos; São apenas citadas a fim de guiar o professor para que este impeça o seu surgimento.

E como sugerimos nós que esta temática seja abordada nas aulas?! Diagrama de fluxo 01; Diagrama de fluxo 02; Diagrama de fluxo 03; Diagrama de fluxo 04.

Regras de segurança e sua importância Área transversal dotada de elevada interdisciplinaridade; Saúde dos alunos e do professor; Química-verde e preocupação ambiental; Lista.

A ter em conta... Importância da experimentação; Importância da reflexão dos alunos; Importância da contextualização social e histórica; Importância do esclarecimento das dúvidas dos alunos; Importância da boa avaliação.

FIM

Cheira-me que haverá questões...