PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projetos de Aprendizagem
Advertisements

Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
Projeto Político-Pedagógico
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
PROJETO PEDAGÓGICO HIPERMÍDIA.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Essa é minha escola.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
A noção de nautonomia, ou seja,
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERSPECTIVAS PARA 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.
A Função do Professor Articulador
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
Roteiro de observação de estágio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
AVALIAR e PLANEJAR.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
1ª Formação de Professores Coordenadores
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
( DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DAS UNIDADES ESCOLARES)
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Revisita ao PPP.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA MARIA ALICE BARBOSA DA SILVA ROCHA MAURÍCIO REIS Junho/2010

PROJETO POLÍTICOPEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA na gestão democrática LOCAL DA PESQUISA: Escola Municipal Sebastião Chaves – PA. São Sebastião Município de Santa Fé do Araguaia – To. PERÍODO DA PESQUISA: 2º semestre de 2009 ao 1º semestre de 2010. ( DESCRIÇÃO BREVE DO CONTEXTO QUE PODE SER FEITA APENAS ORALMENTE)

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA PROBLEMA: Falta de sistematização de avaliação e acompanhamento das ações do Projeto Político. OBJETIVO GERAL: Dar ênfase a importância do PPP para a escola, realizando o acompanhamento, registro e avaliação de cada ação realizada. Breve apresente o problema do projeto de intervenção e os objetivos

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver um plano de avaliação do PPP; Construir arquivos com evidências das ações realizadas; Dinamizar o acesso ás informações junto á comunidade escolar. Breve apresente o problema do projeto de intervenção e os objetivos

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS TIPO DE PESQUISA: Pesquisa-Ação INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Reuniões bimestrais com conselho e equipe escolar; Registros através de fotos relatórios e atas; Exposição das informações através de reuniões e mural. O tipo da pesquisa esperada era a pesquisa-ação, caso não tenha sido apresente os motivos que levaram a outra metodologia Quais foram os instrumentos de pesquisa que vocês utilizaram?

RESULTADOS: Acompanhamento, registro das ações realizadas e avaliação dos resultados atingidos junto à comunidade escolar. DESCREVER DE FORMA DIRETA (FRASES CURTAS), CONCISA OS RESULTADOS AS CONCLUSÕES DO PROJETO; NO MÁXIMO 3 GRÁFICOS OU TABELAS QUE DEMONSTREM CLARAMENTE OS RESULTADOS OBTIDOS (SE FOR NECESSÁRIO) APONTE AS SUGESTÕES (PODE SER APENAS ORALMENTE)

CONCLUSÕES A construção do PPP traz consigo a necessidade de estar atentos a realização de suas ações, as quais foram propostas através das necessidades encontradas, e com sua realização necessita-se de avaliação dos resultados alcançados, registro concretos das atividades, elevando assim o índice de qualidade do processo ensino-aprendizagem da escola. DESCREVER DE FORMA DIRETA (FRASES CURTAS), CONCISA OS RESULTADOS AS CONCLUSÕES DO PROJETO; NO MÁXIMO 3 GRÁFICOS OU TABELAS QUE DEMONSTREM CLARAMENTE OS RESULTADOS OBTIDOS (SE FOR NECESSÁRIO) APONTE AS SUGESTÕES (PODE SER APENAS ORALMENTE)

REFERÊNCIAS CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento de Ensino–Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 7ª Ed. São Paulo. Libertad, 2000. (Caderno Pedagógico do Libertad, v. 1) VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político Pedagógico da escola: Uma construção possível.19ª Ed. Cortez, 2005. Não precisa ler as referencias

REFERÊNCIAS VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.).Escola Espaço do projeto político pedagógico. 7ª Ed. Papirus, 2003. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político Pedagógico: Uma construção possível. 16 ª Ed. Cortez, 2001. Não precisa ler as referencias