PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA MARIA ALICE BARBOSA DA SILVA ROCHA MAURÍCIO REIS Junho/2010
PROJETO POLÍTICOPEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA na gestão democrática LOCAL DA PESQUISA: Escola Municipal Sebastião Chaves – PA. São Sebastião Município de Santa Fé do Araguaia – To. PERÍODO DA PESQUISA: 2º semestre de 2009 ao 1º semestre de 2010. ( DESCRIÇÃO BREVE DO CONTEXTO QUE PODE SER FEITA APENAS ORALMENTE)
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA PROBLEMA: Falta de sistematização de avaliação e acompanhamento das ações do Projeto Político. OBJETIVO GERAL: Dar ênfase a importância do PPP para a escola, realizando o acompanhamento, registro e avaliação de cada ação realizada. Breve apresente o problema do projeto de intervenção e os objetivos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver um plano de avaliação do PPP; Construir arquivos com evidências das ações realizadas; Dinamizar o acesso ás informações junto á comunidade escolar. Breve apresente o problema do projeto de intervenção e os objetivos
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS TIPO DE PESQUISA: Pesquisa-Ação INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Reuniões bimestrais com conselho e equipe escolar; Registros através de fotos relatórios e atas; Exposição das informações através de reuniões e mural. O tipo da pesquisa esperada era a pesquisa-ação, caso não tenha sido apresente os motivos que levaram a outra metodologia Quais foram os instrumentos de pesquisa que vocês utilizaram?
RESULTADOS: Acompanhamento, registro das ações realizadas e avaliação dos resultados atingidos junto à comunidade escolar. DESCREVER DE FORMA DIRETA (FRASES CURTAS), CONCISA OS RESULTADOS AS CONCLUSÕES DO PROJETO; NO MÁXIMO 3 GRÁFICOS OU TABELAS QUE DEMONSTREM CLARAMENTE OS RESULTADOS OBTIDOS (SE FOR NECESSÁRIO) APONTE AS SUGESTÕES (PODE SER APENAS ORALMENTE)
CONCLUSÕES A construção do PPP traz consigo a necessidade de estar atentos a realização de suas ações, as quais foram propostas através das necessidades encontradas, e com sua realização necessita-se de avaliação dos resultados alcançados, registro concretos das atividades, elevando assim o índice de qualidade do processo ensino-aprendizagem da escola. DESCREVER DE FORMA DIRETA (FRASES CURTAS), CONCISA OS RESULTADOS AS CONCLUSÕES DO PROJETO; NO MÁXIMO 3 GRÁFICOS OU TABELAS QUE DEMONSTREM CLARAMENTE OS RESULTADOS OBTIDOS (SE FOR NECESSÁRIO) APONTE AS SUGESTÕES (PODE SER APENAS ORALMENTE)
REFERÊNCIAS CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento de Ensino–Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 7ª Ed. São Paulo. Libertad, 2000. (Caderno Pedagógico do Libertad, v. 1) VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político Pedagógico da escola: Uma construção possível.19ª Ed. Cortez, 2005. Não precisa ler as referencias
REFERÊNCIAS VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.).Escola Espaço do projeto político pedagógico. 7ª Ed. Papirus, 2003. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político Pedagógico: Uma construção possível. 16 ª Ed. Cortez, 2001. Não precisa ler as referencias