Comentários teóricos aos livros tratados Laboratório do Mestrado Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento 2006/07.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Causas da Fragilidade das Teorias e Paradigmas.
Capital Social Origem do Conceito: Confiança - E. Hanifan (1916). Tocqueville- EUA - capacidade de criar associações voluntárias Almond e Verba.
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Relações
objectos de estudo sociológico?
A violência faz parte integrante das naturezas sociais António Pedro Dores Tema Violência, Exclusão e justiça Guadalajara, Outubro.
VI. Dinâmicas sociais* e metodologias
Controlo, exclusão e justiça social Aplicação teórica do espaço analítico dos estados de espírito Janeiro 2007, mestrado IJSGD, ISCTE.
Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso ( ) Introdução Visamos contribuir para o debate a respeito da globalização e da inserção.
Breve história do Planejamento
Políticas Públicas.
Uma Ideologia Progressista
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França:
Direito Penal Proposta sociológica de investigação e pedagogia António Pedro Dores/Dep. Sociologia ISCTE/CIES Junho 2005
O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Liderança Escolar.
Weber e a globalização como racionalização do mundo
A face e a sociologia da instabilidade Breve apresentação de uma crítica à teoria social António Pedro Dores (Outubro 2012)
A face e a sociologia da instabilidade Breve apresentação de uma crítica à teoria social António Pedro Dores (Novembro 2013)
Tarefa Coprodução: Models of Comunity and Civil Society
Instabilidade e espaço analítico dos estados de espírito António Pedro Dores Novembro 2007.
VI. Dinâmicas sociais * e metodologias Institucionalização e transformação social Reprodução social e disposições sociais Dinâmicas sociais *António Pedro.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Políticas Públicas para Bibliotecas Escolares Francisca Rasche, Me.
Globalização, Justiça Social e Direitos Humanos
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
Entrevista :01 Música...5:20. Bruce, atualmente, é um dos defensores da teoria do “Fim da História”...
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
O olhar e a imaginação sociológica
Socialismo.
Sociologia Por quê?.
Trabalho e religiosidade Pragmatismo e essencialismo nas consciências modernas *António Pedro Dores (2007) Sociologia da instabilidade.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Mudar de vida - a crise dissimulada das teorias sociais I Congresso Internacional para as Condições de Vida António Pedro Dores, CIES-IUL/ISCTE-IUL 22.
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
A violência faz parte integrante das naturezas sociais António Pedro Dores Tema Violência, Exclusão e justiça Guadalajara, Outubro.
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
Introdução e contextualização histórica
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Ciências Sociais e Bem Viver António Pedro Dores 11 de Julho de 2014.
Rendimento Básico Incondicional e Estado António Pedro Dores – Novembro 2015.
Fórum das Mulheres de Negócios
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
Actualização do direito: actualização das teorias sociais António Pedro Dores 09 de Janeiro de 2016.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
 Contexto:  Desenvolvimento tecnológico Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo; Hegel  Críticas ao racionalismo exacerbado.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Fórum Econômico Mundial e Fórum Social Mundial. Um outro mundo é possível.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Transcrição da apresentação:

Comentários teóricos aos livros tratados Laboratório do Mestrado Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento 2006/07

Dinâmicas sociais modernizadoras e estados de espírito Justiça social Exclusão Controlo racionalização criminalização Reclamação direitos fechamento Revolução institucionalização Ler no sentido dos ponteiros do relógio e ao inverso (Young, exclusive society)

Os ínvios caminhos para a liberdade Sennett, Richard (2006) The New Culture of Capitalism, Yale University Press. Ideologia da New Left mobilizou uma geração em favor da liberdade como desburocratização (com a tecnologia, a desindustrialização e a universalização). Os resultados não foram os previstos: perderam-se graus de liberdade, nomeadamente a satisfação de estar ligado a uma obra (homens).

Contradições do sistema Justiça social Exclusão Controlo Inutilidade Winner takes all Confiança na integração social Prisão de ferro Burocracia Rede e flexibilidade

As queixas dos beneficiários Aguiar, Joaquim (2005) Fim das Ilusões, Ilusões do Fim, , Lisboa, Alêtheia Editores. Fundadores, sucessores e herdeiros, cada vez mais ignorantes sobre a própria estruturação política do poder. Tese: intenções são mentiras e é por isso que a justiça social competitiva não se concretiza (refere-se ao crescimento da iniciativa privada protegida pelo Estado) :338 em lugar da solidariedade (…) estagnação (…) em lugar de justiça social (desigualdade) ao concluir apreciação do balanço da democracia :368 dimensões da crise 1930: o confronto entre democracia e autoritarismo (questão do regime), entre hierarquia e igualdade (questão social), entre nacionalismo e imperialismo (questão geo- política) e entre a revolução conservadora e a revolução socialista (clivagem dominante), a crise de 1990 retoma essas mesmas questões (…) vertical, horizontal, fronteira e estado de espírito.

Ideologia anti-ideológica Justiça social Exclusão Constituição Classe política Vítimas Ilusões Negação Descontinuidade Globalização competitiva

Como conquistar o mundo? Fukuyama, Francis (2006) A Construção de Estados – Governação e Ordem Mundial no Século XXI, Lisboa, Gradiva. Nações = a) comunidade de sonhos napoleónica (subjectiva) b) comunidade de língua ou sangue à alemã (objectivista) Estado = administração de funções sociais que não podem ser desempenhadas por privados mas que devem ser eficazes e fortes (autor), sendo que tal avaliação é problemática: o que é um Estado forte? Os EUA? E serão os estados fracos que provocam a desordem? Distinguir Estado e Administração mediados por instituições. (Durkheim)

Subordinação como submissão Justiça social Exclusão Controlo Uni (multi) lateralismo ONG´s e exércitos privados Promoção da democracia Paz Subordinação Submissão

Questões a responder: Que tipo de expectativas podem ser consideradas realistas à luz das diferentes teses? Qual o lugar da teoria das vítimas de Aguiar (ver também M. Wieviorka) Qual o âmbito de observação histórica? Que consequências terão tais perspectivas na análise das prisões ou da imigração (nomeadamente ao nível das análises demográficas)? Caminhos e soluções apontados? Moral da vida: continuar a lutar ou continuar a observar? Factores de dinamismo e pontos de observação: a) factores internos b) factores eternos?