Pós-graduação: necessidades regionais, produtividade, qualidade, pontos críticos José Angelo Barela Encontro Nacional de Pós- graduação.

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Transcrição da apresentação:

Pós-graduação: necessidades regionais, produtividade, qualidade, pontos críticos José Angelo Barela Encontro Nacional de Pós- graduação em Medicina e Saúde Salvador - Out/2007

Composição: - interesses diferentes - formação diferenciada - veículos de publicação - abordagens - etc... Denominação: EFFFTO !!!!!?? Educação Física Educação Física ÁREA 21 - CAPES Fisioterapia Fisioterapia Fonoaudiologia Fonoaudiologia Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional

Programas de Pós-Graduação em Educação Física Brasil UCB/DF UNB UFRGS UFSC UFPR UDESC UEM/UEL UFPEL 21 Programas 6 Programas 12 Programas USP UGF UNICAMP UNESP/RC UFMG UNIMEP UCB USJT UFES UNIVERSO UNICSUL UFJF/UFV 2 Programas UPE/UFPb

Programas de Pós-Graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional Brasil 9 Programas 1 Programas 8 Programas UFSCAR USP/SP** UFMG* UNIMEP UNICID UNITRI UNINOVE UNESP/PP UFRN

Programas de Pós-Graduação em Fonoaudiologia Brasil UTP UFSM 8 Programas 2 Programas 6 Programas UNIFESP USP/HRAC USP/SP* USP/FOB PUC/SP UVA

Formação de Recursos Humanos Primeiro TriênioSegundo Triênio Área Avaliação989900Total010203Total% Cresc EDUCAÇÃO FÍSICA ,00 ENFERMAGEM ,03 FARMÁCIA ,66 MEDICINA I ,61 MEDICINA II ,83 MEDICINA III ,28 ODONTOLOGIA ,89 SAÚDE COLETIVA ,54 Número de Teses Educação Física - Terceiro Triênio: 141 teses e 1313 dissertações

Produção Intelectual Número de Artigos ISI

Quem somos !!! Educação Física (área 21) Artigos ISI Artigos NB/superior Docentes Teses (doutorandos) Aumento da PRODUÇÃO e da formação de RECURSOS HUMANOS !!! mas...

? ? ? ? ? Antes de questionar: Qual a contribuição deste aumento para a área? questionar: Como esta produção tem sido alcançada? Como nosso aluno tem sido formado?

Pontos críticos !!! Educação Física (área 21) desigualdade muito grande na produção entre docentes e programas; desigualdade muito grande na produção entre docentes e programas; “falta” de periódicos qualificados para algumas áreas específicas; “falta” de periódicos qualificados para algumas áreas específicas; questionamentos constantes sobre relação entre produção e atuação profissional; questionamentos constantes sobre relação entre produção e atuação profissional; carência de “massa crítica” – poucos cursos de doutorado... carência de “massa crítica” – poucos cursos de doutorado...

Pontos críticos !!! Educação Física (área 21) produção intelectual LIVROS (avaliação de livros) mas ainda levará algum tempo... produção intelectual LIVROS (avaliação de livros) mas ainda levará algum tempo... necessidade de definir classificação de periódicos (bases de indexação) – SportDiscuss... mas é uma lista e cria muita disparidade necessidade de definir classificação de periódicos (bases de indexação) – SportDiscuss... mas é uma lista e cria muita disparidade captação de recursos muito desigual entre programas... captação de recursos muito desigual entre programas...

qualidades !!! Educação Física (área 21) Artigos ISI Artigos NB/superior Docentes Teses (doutorandos) Internacionalização - resposta às exigências...

… OBRIGADO...