POTÊNCIA Se uma força externa é aplicada num corpo, e se o trabalho feito por essa força for W no intervalo de tempo t, então a potência média durante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Potencial e Conservação da Energia
Advertisements

Energia Potencial e Conservação da Energia
Trabalho e Energia Cinética
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Universidade Federal Rural
Energia Potencial e Conservação da Energia
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Trabalho e Potência.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Trabalho & Conservação de energia
Capítulo 6 – Trabalho e Energia Cinética
TRABALHO E ENERGIA Professor Dante Deon.
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Trabalho - Energia Definição de trabalho.
Material de Apoio Trabalho e Energia.
TRABALHO.
A unidade de medida de trabalho é o Joules(J)
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
Apesar de ser bastante utilizado, o conceito de energia só foi adotado recentemente (anos 20). Sendo utilizado em diversas áreas, a definição de energia.
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
Prof. José Garcia Vivas Miranda
Mecânica I Trabalho e Energia
TRABALHO, ENERGIA E POTÊNCIA
Termodinâmica.
Energia, trabalho e potência
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Conservação de energia
Energia Mecânica Trabalho e Potência Cap.1,2 e 3.
Trabalho, Energia e Potência
Balanço energético de um automóvel
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Energia cinética e trabalho
Professora: Viviane Gomide
ENERGIA, TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO
CURCEP 2014 ENERGIA MECÂNICA FÍSICA A
Dinâmica de um Ponto Material: Trabalho e Energia Cap. 14
FORÇA GRAVITACIONAL A força gravitacional é a força mútua de atracção entre dois corpos quaisquer do Universo A lei da gravitação de Newton afirma que.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
MOVIMENTO DE UM CORPO RÍGIDO
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Utilizaremos o conceito de energia no nosso estudo da electricidade
Teoria Cinética dos Gases
Bloco 1 Bloco 2  , igualamos (1) e (2) 
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
O que é energia? Dizemos que um corpo (ou um conjunto de corpos) tem energia quando está em movimento ou quando está em uma situação a partir da qual se.
Revisão Mecânica. Problema do corpo que cai em cima de uma estaca e penetra numa superfície O corpo se encontra a certa altura.
Energia, potência e trabalho Disciplina: Física
Trabalho e Energia.
Livro 1 - Capítulo Energia e Trabalho.
Teorema da Energia Cinética
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR FISICA 12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO Paula Sousa 2011/2012 Paula Sousa 2011/2012 Prof. Cacilda Ferreira.
A energia e sua conservação
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Física I 2009/2010 Aula 09 Conservação da Energia Mecânica.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Conhecimentos prévios:
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
Transcrição da apresentação:

POTÊNCIA Se uma força externa é aplicada num corpo, e se o trabalho feito por essa força for W no intervalo de tempo t, então a potência média durante esse intervalo de tempo é definida como A potência instantânea P num instante particular é o valor limite da potência média quando t aproxima-se de zero Unidade de potência HP criada por Watt para fazer o marketing de sua máquina numa sociedade fortemente dependente do (e acostumada ao) trabalho realizado por cavalos. 1a motivação: retirada da água das minas de carvão. Unidade de P no SI: J/s = watt (W)  o segundo termo é a velocidade e A unidade no sistema inglês é o cavalo-vapor: 1 HP = 760 W Uma nova unidade de energia pode agora ser definida em termos da unidade de potência: Um quilowatt-hora é a energia transferida numa hora à taxa constante de 1 kW:

Exemplo : 100 m RASOS X MARATONA: TRABALHO E POTÊNCIA Trabalho realizado sobre o corredor de 100 m rasos: 2,1 x 104 J Trabalho realizado sobre maratonista (42 142 m): 5,9 x 106J P. A. Willems et al, The Journal of Experimental Biology 198, 379 (1995) Potência do corredor de 100 m rasos: Potência do corredor de maratona:

A unidade da energia potencial gravitacional no SI é o joule (J) A energia potencial U é uma forma de energia que pode ser associada com a configuração (ou arranjo) de um sistema de dois ou mais corpos, que exercem forças uns sobre os outros. ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL Consideramos que um estudante levanta um livro de massa m de uma altura inicial acima do solo, até a uma altura final O trabalho feito pelo estudante sobre o sistema livro e Terra é O trabalho apresenta uma transferência de energia para o sistema e que agora aparece na forma de energia potencial gravitacional Definimos a grandeza como a energia potencial gravitacional solo A unidade da energia potencial gravitacional no SI é o joule (J)

ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL Força gravitacional: onde G é a constante gravitacional universal No SI , pois Tomando a configuração de referência :

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA A introdução da energia potencial nos permite gerar um princípio poderoso e aplicável universalmente para a resolução de problemas que são difíceis de resolver utilizando as leis de Newton Do exemplo anterior  após termos levantado o livro, se agora soltarmos o livro ele estará sob a influência somente da força gravitacional Quando o livro cai de para , o trabalho feito pela força gravitacional é Pelo teorema do trabalho e da energia cinética, o trabalho feito sobre o livro é solo

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA Para o sistema livro-Terra descrito anteriormente, a Terra desloca-se tão lentamente que praticamente a sua velocidade é nula e a energia cinética do sistema, é devido unicamente à energia cinética do livro assim Agora o nossa energia gravitacional final é e a energia gravitacional inicial é Comparando com o sistema livro-Terra  que foi onde definimos a energia potencial gravitacional então  escrevemos a equação na forma  ou Definimos a soma das energias potencial e cinética como ENERGIA MECÂNICA Assim a equação (1) é uma formulação da CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA

k é uma constante de força (ou constante elástica) FORÇA ELÁSTICA Um sistema físico no qual a força varia com a posição  um bloco ligado à uma mola  Lei de Hook  lei de força para as molas k é uma constante de força (ou constante elástica) força restauradora  o sinal negativo significa que a força exercida pela mola tem sempre direcção oposta ao deslocamento

ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA Aplicando para o sistema bloco-mola A configuração de referência é x0= 0 e Substituindo a força elástica na integral é a energia potencial elástica A energia mecânica para o sistema bloco-mola

que é a expressão correcta para a força gravitacional FORÇA CONSERVATIVA Forças conservativas  forças para as quais a energia mecânica é conservada O trabalho feito por uma força conservativa não depende da trajectória, depende apenas das configurações inicial e final Exemplos de forças conservativas Força gravitacional Força elástica Força unidimensional que só dependa da posição: F(x) Conhecendo a energia potencial podemos determinar a força (força conservativa)  Exemplo: Para um corpo localizado numa distância y acima de algum ponto de referência, a função energia potencial gravitacional é dada por Determinamos a força que é a expressão correcta para a força gravitacional

FORÇAS NÃO-CONSERVATIVAS Forças não-conservativas  O trabalho feito por uma força não-conservativa depende da trajectória Exemplos de forças não-conservativas: Força de atrito e Força de arraste Exemplo 1 Nesse caso, não é possível definir uma energia potencial porque o trabalho da força de atrito depende da trajetória descrita pelo corpo

Exemplo 2: O bloco de massa m é solto de x = d. Qual é a velocidade do bloco em x = 0? Sem atrito d x = 0 Com atrito d x = 0